Encontro de vinhos pode ser oficializado

por Assessoria Comunicação publicado 17/01/2007 17h50, última modificação 15/06/2021 08h01
O Encontro Sulamericano de Vinhos e Sabores de Curitiba poderá ser incluído no calendário oficial da cidade. A proposta é do vereador Jair Cézar (PTB), que sugere a realização do evento em dois dias no mês de julho de cada ano. “Todas as vinícolas da América Latina deverão participar do evento”, explica o parlamentar, ao destacar que a organização do encontro ficará a cargo da Secretaria Municipal de Turismo, junto com os setores hoteleiros, turístico e gastronômico.
As atividades do encontro, segundo o parlamentar, devem incluir palestras, cursos de formação de sommelier, reuniões para degustação, lançamentos de novas marcas de vinho, jantares em parceria com restaurantes e chefs, fórum de debates entre produtores do Brasil e América do Sul, distribuidores e apreciadores do produto. Na sua justificativa, Jair Cézar destaca a parceria com a iniciativa privada.
Economia
“Com a medida, participantes e visitantes terão a oportunidade de participar de palestras dos enólogos e assistir a vídeos sobre as plantações das diversas cepas de vinhedos, sua colheita e fabricação de vinhos, sucos, geléias e outros derivados da uva. Como vinho e alimentos caminham juntos, as exposições e palestras ocorrerão nos restaurantes e hotéis da cidade, inscritos como células base do grande evento, que reunirá interessados, movimentando a economia local”, garante Jair Cézar.
O parlamentar lembra, ainda, que “não haverá conflito com a Festa da Uva, realizada sempre no início de cada ano em Santa Felicidade. O encontro reunirá público diferenciado”.