Encontro de carros antigos pauta sugestão à Prefeitura de Curitiba
“Todo final de semana eles têm que correr atrás de alvará”, disse a Sargento Tânia Guerreiro. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Nesta segunda-feira (6), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) acatou quatro indicações de sugestão ao Poder Executivo. Uma das propostas, da Sargento Tânia Guerreiro (Pode), ganhou o apoio de outros vereadores durante a discussão pelo plenário. O pedido à Prefeitura de Curitiba é desburocratizar a realização do Encontro de Carros Antigos do Museu Municipal de Arte (MuMA).
“Todo final de semana eles têm que correr atrás de alvará”, disse a autora. “O nosso pedido é que seja permanente [anual] este alvará”, complementou Guerreiro. Ela explicou que o encontro ocorre aos domingos, das 8h às 13h, na praça Hildegard Schmah, no bairro Portão. “São de 120 a 180 veículos, de todas as marcas, com mais de 30 anos de fabricação”, afirmou.
“Em torno de 350 pessoas circulam pelo local, fomentando muito o comércio, [...] tem espaço pet e também espaço para as crianças”, comentou a autora da sugestão. Além de pedir o alvará anual para a realização do encontro, a indicação propõe que o Executivo isente o evento do pagamento das taxas de alvará, com base na lei e no decreto municipal 10.906/2003 e 125/2023, respectivamente (205.00178.2024).
A inciativa recebeu o apoio dos vereadores Tico Kuzma (PSD), Bruno Pessuti (Pode), João da 5 Irmãos (MDB) e Rodrigo Reis (PL). O evento, comentou Kuzma, é tradicional na cidade. Para conquistar a Declaração de Utilidade Pública, explicou, é necessário formalizar a associação. “Eles fazem também a parte social, com a arrecadação de alimentos”, pontuou o líder do governo na CMC.
Os veículos antigos, falou Pessuti, representam “um desafio diário, um gosto de saber que há uma história”. “A cultura carburada, como se diz, gera empregos, a parte social também”, citou 5 Irmãos. “Este pessoal, quando se reúne, acaba fazendo várias ações sociais”, acrescentou Reis. Organizadores do evento acompanharam a votação.
Trânsito, calçadas e ICS pautam sugestões à Prefeitura de Curitiba
De Professor Euler (MDB), o plenário acatou sugestão para que o Executivo avalie a implantação de dispositivo de segurança e/ou redutor de velocidade na rua João Alencar Guimarães, próximo à rua Frederico Muller, no Campo Comprido (205.00180.2024). O autor explicou que o redutor de velocidade que existia no local foi retirado e que a proposta partiu da comunidade, devido ao risco de acidentes. Segundo ele, a Superintendência de Trânsito já avalia a demanda.
Por iniciativa de Nori Seto (PP), a Prefeitura receberá sugestão relativa ao entorno do bosque Zaninelli, no Pilarzinho (205.00187.2024). O pedido é incluir a rua Victor Benato e outras vias próximas no Programa Caminhar Melhor, de revitalização das calçadas de Curitiba.
Por fim, Sidnei Toaldo (PRD) defendeu proposta de sua autoria para a ampliação do quadro de cardiologistas do ICS, o plano de saúde dos servidores municipais (205.00190.2024). “Recebi esta demanda de alguns servidores que fazem uso do ICS e realmente tem havido alguns problemas nesta questão”, justificou.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba