"Encontro com as raízes" traz estudantes para a Tribuna Livre

por Assessoria Comunicação publicado 18/09/2013 15h30, última modificação 20/09/2021 09h21

A Tribuna Livre desta quarta-feira (18) recebeu alunos da escola Tancredo Neves, do bairro Fazendinha, para uma apresentação sobre a história e a cultura de Curitiba. O objetivo foi mostrar aos parlamentares, na prática, parte de um projeto chamado “Encontro com as raízes”. A intenção é que o tema seja incorporado ao currículo escolar municipal. O assessor da Secretaria Especial de Relações Institucionais, professor Velocino Fernandes, veio à Câmara de Curitiba para pedir apoio à proposta, a convite da Comissão de Educação, Cultura e Turismo.
    
O vereador Mauro Ignacio (PSB), presidente do colegiado de Educação, lembrou que o projeto foi formulado após várias reuniões e contou com a participação da Fundação Cultural de Curitiba, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Assuntos Metropolitanos, entre outros colaboradores. A ideia principal é resgatar assuntos históricos que dizem respeito à formação da nação. “Ensinar sobre nossas raízes indígenas, portuguesas, africanas, campeiras, que formam nossa sociedade brasileira”, complementou Velocino Fernandes.   
    
Ele ressaltou a necessidade de se trabalhar a formação da cidadania nos mais jovens. “Educar é levar o educando a formar sentimentos nobres, conceitos, valores. Educação cidadã é a grande carência do Brasil hoje. Em uma sociedade como a nossa, elitizada, é natural que nunca tenham se preocupado com os filhos do peão ou do negro”. Fernandes contextualizou a explanação. “Na proclamação da República, 80% da população era analfabeta. Foi só no governo de Getúlio Vargas que se criou o Ministério da Educação e se começou a trabalhar no tema”, lembrou Velocino. Para ele, este foi um início com grande defasagem. “Chegamos ao ponto de termos escola para quase todas as crianças do ensino fundamental, mas nesta corrida não tivemos como cuidar tanto da qualidade. Chegamos no momento de nos preocuparmos com a qualidade do ensino da nossa escola”.
    
O presidente da Câmara, Paulo Salamuni, confirmou apoio à iniciativa. “A presença destes estudantes serve para nós como combustível para as pessoas continuarem nosso trabalho, que só tem sentido se for por eles”, ressaltou.
    
História de Curitiba

A fundação de Curitiba, a gralha azul e a história da política da capital foram abordadas em uma apresentação de dança e encenação pelos estudantes da Escola Tancredo Neves. Foi resgatado o papel do capitão povoador Mateus Leme na fundação da Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, dos “homens bons” da Câmara, que tinham a atribuição de administrar, legislar, julgar, fiscalizar a cidade no início da colonização. O primeiro prefeito da cidade, José Cândido de Abreu e o atual, Gustavo Fruet, além do presidente da Câmara, Paulo Salamuni, também foram lembrados.
    
“Agradecemos a oportunidade de mostrar um dos trabalhos realizado na escola, na periferia de Curitiba, com alunos que tinham como destino continuar o destino dos seus pais, como manicures, pedreiros, frentistas, mas estamos tendo a chance de quebrar este ciclo”, disse a professora Michelinne de Almeida, que coordena o projeto da escola Tancredo Neves. Ela foi acompanhada pela diretora da instituição, Irene do Rocio de Almeida.