Enchentes na divisa com Pinhais mobilizam vereadores

por Assessoria Comunicação publicado 24/05/2010 15h50, última modificação 29/06/2021 15h49

Os vereadores da Comissão Especial para Assuntos Metropolitanos da Câmara Municipal de Curitiba buscam uma solução para as enchentes que dificultam a vida dos moradores da divisa entre Pinhais e a capital. Na reunião desta segunda-feira (24), ficou decidido que os parlamentares do município vizinho, representantes das duas prefeituras e da Coordenação da Região Metropolitana (Comec) serão convidados a encontrar respostas para o problema, que envolve aplicação conjunta de recursos e competências estaduais e federais.
Os vereadores definiram o próximo dia 7 de junho como a data provável para esta reunião ampliada, possivelmente no próprio município de Pinhais. O vereador Demétrio César Tonon (PP), presidente da Câmara Municipal de Pinhais, já entrou em contato com a Comissão para Assuntos Metropolitanos e será convidado a participar ativamente da iniciativa. O Ministério Público, a Comissão da Água e o vereador Jair Cézar (PSDB) também serão chamados a participar da atividade. "Será a primeira visita que esta comissão fará aos outros Legislativos da Grande Curitiba. A primeira de muitas, com certeza. Todas com o objetivo de fortalecer o relacionamento entre as Câmaras Municipais da região metropolitana", afirmou o vereador Omar Sabbag Filho (PSDB), presidente da comissão. A demanda foi apresentada pelo vereador Jonny Stica (PT), reportando à comissão um pedido feito pelo promotor Olympio de Sá Sotto Maior Neto durante audiência pública realizada na última quarta-feira (19), no Bairro Alto.
Regimento
Durante a reunião desta segunda, os vereadores também aprovaram o regimento interno da comissão e debateram a participação da Câmara Municipal de Curitiba na Conferência Nacional das Cidades. A redação de uma moção de apoio à criação de Parlamentos Metropolitanos foi delegada ao vereador João do Suco (PSDB). O parlamentar e a vereadora Professora Josete (PT) já têm a participarão no evento garantida, na condição de suplente e delegada, respectivamente. Por julgar a conferência um fórum importante para o debate das questões metropolitanas, os vereadores solicitarão à presidência da Casa o envio de mais três observadores da instituição ao evento, a serem indicados pelas comissões especiais do Lixo, da Água e de Assuntos Metropolitanos.
Da reunião da comissão, participaram os vereadores Aladim Luciano (PV), Algaci Tulio (PMDB), relator, Dona Lourdes (PSB), João do Suco, Jonny Stica e Julião Sobota (PSC), além do presidente, Sabbag Filho