Empresa garante melhora do atendimento a consumidores

por Assessoria Comunicação publicado 15/10/2009 16h55, última modificação 28/06/2021 07h40
Em reunião com a Comissão de Serviço Público na Câmara de Curitiba, na tarde desta quinta-feira (15), a empresa NET Comunicação, que disponibiliza sinal de tv a cabo, comprometeu-se a melhorar o atendimento aos consumidores após a venda dos aparelhos. A comissão convidou a empresa para esclarecer reclamações que vêm sendo recebidas na Casa sobre cobranças indevidas na fatura e problemas com os serviços prestados. Em resposta aos vereadores, a NET garantiu que vai contratar mais pessoas para o serviço de atendimento ao consumidor e disponibilizar, de forma mais clara, o telefone e o endereço para reclamações.
“Achei satisfatória a reunião, já que se disponibilizaram prontamente a resolver os problemas que apresentamos e assumiram alguns compromissos que vão constar em ata para, posteriormente, verificarmos se houve resultado”, afirma o vereador Francisco Garcez (PSDB), que foi o autor do convite e presidiu a reunião.
O gerente jurídico nacional da NET, Antônio Baptista, informou aos vereadores que chegaram à empresa, pelo Procon, apenas 46 reclamações neste ano e que todas foram resolvidas. Além disso, diz, na lista de reclamações divulgada, a empresa fica em 14º lugar. Das reclamações, o site do Procon indica que o maior motivo é por cobranças indevidas, seguido de cobrança de serviço pós cancelamento, cancelamento de serviço, descumprimento da oferta e fidelidade imposta não informada. “A percepção que nós temos é a das reclamações que chegam para nós. Temos poucas reclamações no Procon e procuramos resolver todas. Agora, estão sendo trazidos nesta reunião problemas que não nos foram passados e queremos melhorar. Estamos à disposição dos consumidores para ouvir”, adianta o gerente.
O vereador Dirceu Moreira (PSL) afirmou que sua assessoria fez um levantamento e percebeu que existem muitas pessoas insatisfeitas com os serviços. Ele mesmo se disse vítima de problemas. “A minha fatura vem todos os meses com um valor diferente do que eu contratei. O problema é que, diante disso, as pessoas pedem o cancelamento da assinatura e isto demora para acontecer. O que acaba ocorrendo é que muitos consumidores não têm tempo de ir ao Procon reclamar e acabam sendo lesados”, relata. Ele e o vereador Francisco Garcez acharam dificuldades em encontrar na fatura e no site da NET um número gratuito para reclamações. O vereador Denilson Pires (DEM) levantou o problema com os serviços que acompanham o de tv a cabo. “O sinal de tv não tem sido o problema, mas são os seus acompanhamentos, a banda larga e o netfone, que não estão a contento da população”, diz.
Diante das questões apresentadas, a empresa se comprometeu a imediatamente melhorar a divulgação do número de atendimento ao consumidor e o local para reclamações. “Temos um número gratuito que é o 16021 e atendemos pessoalmente os usuários na rua Mamoré, número 340, no bairro Mercês”, complementa Antônio Baptista. Durante a reunião, os vereadores foram convidados a fazer uma visita à empresa futuramente para conhecerem o funcionamento do serviço.
Além dos vereadores Francisco Garcez, Dirceu Moreira e Denilson Pires, a comissão também é composta pelos vereadores Jairo Marcelino (PDT), presidente, Professora Josete (PT), Julião Sobota (PSC), Dona Lourdes (PSB), Mara Lima (PSDB) e Tico Kuzma (PSB).
Pirataria
Antônio Baptista explicou que há uma grande dificuldade em conter a pirataria na cidade e que este tipo de crime acaba prejudicando os assinantes. “Se houver furto de sinal, na hora ocorre interferência principalmente nos serviços de banda larga e telefone e isto é uma das causas para recebermos reclamações de falhas”, relata. De acordo com ele, está prevista para a semana que vem uma reunião com a Secretaria Estadual de Segurança Pública para juntos realizarem um plano de ação contra a pirataria.