Empreendedorismo local: o bom exemplo do Sítio Cercado no Tribuna Livre

por Alex Gruba | Revisão: Brunno Abati* — publicado 20/06/2024 07h05, última modificação 20/06/2024 13h33
O vereador Marcos Vieira (PDT) trouxe o tema de empreendedorismo para o CMC Podcasts, convidando duas empresárias do bairro do Sítio Cercado.
Empreendedorismo local: o bom exemplo do Sítio Cercado no Tribuna Livre

Encerrando a primeira temporada do Tribuna Livre, vereador Marcos Vieira discute empreendedorismo local. (Foto: Carlos Costa/CMC).

O empreendedorismo local foi o tema destacado no Tribuna Livre do CMC Podcasts com o vereador Marcos Vieira (PDT). Com a bandeira de uma maior autonomia dos bairros de Curitiba, Vieira convidou duas mulheres empreendedoras do bairro Sítio Cercado para aprofundar o debate. Uma delas foi Vanessa Ferreira Alves Scarpim, da Ótica Scarpim. Outra convidada foi Carla Carolina Coutinho da Silva, do Colégio Novo Éden.

Para Marcos Vieira, o empreendedorismo no Sítio Cercado deve servir de exemplo para outros bairros periféricos de Curitiba. Segundo o vereador, apesar da distância da área central da cidade, o Sítio Cercado, com mais de 100 mil habitantes, conta com uma enorme estrutura de serviços e de comércio. “É importante disseminar isso para a cidade, não somente para Curitiba, mas para quem mora em torno do bairro, para que todos possam visitar nossa região e, assim, fomentar a nossa economia”, disse Vieira.

O parlamentar e as convidadas salientaram que o bairro que costumava figurar nas páginas policiais dos jornais há 30 anos — e que ganhou a alcunha de “Sítio Loko” — é, agora, um bairro cercado por boas pessoas e por bons negócios. “Temos de colocar glamour no Sítio Cercado. O que tem lá pode atender a toda a cidade”, destacou Marcos Vieira. Como grande exemplo, o parlamentar citou o Polo das Noivas, recentemente aprovado pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC).

Inscreva-se no canal da CMC no YouTube.


As empreendedoras locais do Sítio Cercado contaram um pouco do histórico dos seus negócios no bairro. Dona da Ótica Scarpim, Vanessa disse que o desafio inicial foi fortalecer a imagem de que o comércio local pode oferecer produtos de boa qualidade, a mesma oferecida na região central. Ela ressaltou que sempre trabalhou para oferecer um produto de qualidade, porque o bairro merece. “Quem mora no Sítio Cercado não tem que ter menos que quem mora no Batel, no Centro ou no Água Verde”, disse a comerciante.

Administrando uma instituição de ensino com mais de mil alunos, o Colégio Novo Éden, Carla Carolina Coutinho da Silva disse que o começo contava com apenas quatro alunos em uma sala. O crescimento ocorreu paralelamente ao crescimento do bairro, conquistando alunos com a famosa publicidade feita “de boca em boca”. “Também ganhamos alunos novos com os filhos de quem já passou pela escola”, disse Carla. Assim como Vanessa, ela disse que também prioriza a qualidade da educação.

Durante o podcast, o vereador Marcos Vieira e as convidadas ressaltaram melhorias que o bairro precisa para dinamizar ainda mais sua vocação comercial e de serviços. Um dos problemas foi a questão do trânsito, especialmente na rua Izaac Ferreira da Cruz e seu entorno. Vieira acrescentou que o estacionamento é bastante complicado em algumas áreas e se lembrou da necessidade para fomentar outros modais além do carro, com atenção para as calçadas.

Polo das Noivas e atuação em conjunto

O programa também abordou a importância de grupos de empresários e de empreendedoras do Sítio Cercado. Carla e Vanessa disseram que o coletivo de lideranças comerciais serve não apenas para pedir melhorias para o Sítio Cercado, mas também para ajudar a se fortalecer em conjunto. O vereador, segundo elas, é um incentivador desses encontros. Por fim, Marcos Vieira frisou a importância de projetos aprovados na Câmara Municipal de Vereadores, assim como o caso do Polo das Noivas, que ajuda a gerar mais empregos e renda para toda Curitiba. 

  

Tribuna Livre do CMC Podcasts

O empreendedorismo local foi o tema deste Tribuna Livre do CMC Podcasts, que é um espaço para vereadoras e vereadores de Curitiba trazerem até dois convidados para debates de assuntos relevantes. O CMC Podcasts conta também com outros programas produzidos pela Diretoria de Comunicação Social da Câmara de Curitiba, com episódios temáticos elaborados de acordo com as comissões permanentes da casa. Há também o Curitibou?, programa de entretenimento para falar de curiosidades e de curitibanices, e o Você na CMC, para ilustrar o funcionamento da Câmara. Os episódios podem ser acompanhados no YouTube ou no Spotify.


*Matéria revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba