Empreendedorismo é tema da Tribuna Livre

por Assessoria Comunicação publicado 11/05/2010 18h10, última modificação 29/06/2021 10h19
O vereador Julião Sobota (PSC) traz para a Tribuna Livre desta quarta-feira (12) o professor e doutor Sérgio Scheer. Ele falará sobre “A valorização da inovação e do empreendedorismo nas empresas do Paraná”. O parlamentar acredita que tal solicitação se faz necessária em função da relevância do tema.
“Hoje, é uma das ferramentas mais importantes de conhecimento nas áreas de empreendedorismo. É através do conhecimento transmitido que poderemos entender melhor como funciona o processo de fomentar a criação e o desenvolvimento de produtos e empresas inovadoras, que agreguem melhorias em renda, geração de empregos, conhecimentos e tecnologia”, justificou.
Currículo
Sérgio Scheer concluiu o doutorado em Informática/Computação Gráfica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1993. É Consultor ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Fundação Araucária no Paraná, além de professor associado da Universidade Federal do Paraná, onde atua desde 1981.
Publicou 37 artigos em periódicos especializados e mais de duas centenas de trabalhos completos em anais de eventos. Possui dez capítulos de livros e dois livros publicados, oito produções técnicas em softwares e outros dez itens de produção técnica.
Orientou 32 dissertações de mestrado e duas teses de doutorado, além de ter orientado 21 trabalhos de iniciação científica nas áreas de Ciência da Computação, Engenharia Civil e Tecnologias Educacionais. Já recebeu oito prêmios e homenagens relacionados ao assunto. Atualmente, coordena quatro projetos de pesquisa. Atua na área de Engenharia Civil (aplicações computacionais, ambientes virtuais e tecnologia da informação) e Ciência da Computação, com ênfase em Processamento Gráfico e Visualização.
Em seu currículo lattes, os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica e tecnológica são: educação à distância, construção civil, objetos educacionais, educação de engenharia, engenharia estrutural, gerenciamento eletrônico de documentos, processo de projeto, ambientes virtuais, visualização e hipermídia.