Empossada nova diretoria do SindiCâmara
A chapa Diálogo e Transparência assumiu, na tarde desta quinta-feira (12), a gestão do Sindicato dos Servidores da Câmara Municipal de Curitiba (SindiCâmara) para o triênio 2018-2021. Em uma solenidade realizada no auditório do Anexo II do Legislativo, Luiz Carlos de Jesus Andrade, lotado na Diretoria de Segurança, passou a presidência para Everton Luiz Beckert, da Divisão de Taquigrafia.
>> Confira mais fotos da solenidade no Flickr no Câmara de Curitiba.
“Essa condução será pautada pelo diálogo, pela serenidade e pela franqueza de propósito. Mas tenham a certeza que, quando necessário for, saberemos agir com firmeza, na defesa de nossa honra e dignidade”, afirmou Beckert. “Digo isso porque atualmente vivemos tempos ainda obscuros, tempos em que desvirtuam a moral e a ética, o razoável e o justo, justificados pela generalização de pontos negativos que contaminam as células sadias que trazem saúde a esse corpo chamado instituição pública”, continuou o terceiro presidente do SindiCâmara, entidade fundada em abril de 2012 (confira o discurso na íntegra). “A Câmara sem vereador não existe e sem servidor ruirá.” Ele homenageou Andrade com uma placa de agradecimento e reconhecimento pelos três anos de presidência da entidade.
Andrade, por sua vez, desejou sucesso a Beckert e aos demais integrantes da chapa. “Desejo que ao menos internamente consiga se reestabelecer o diálogo”, disse. “Fomos a segunda diretoria eleita. A primeira se preocupou mais com a parte burocrática.” Ele traçou uma retrospectiva da gestão, como as negociações para o banco de horas dos servidores efetivos do Legislativo e o enfrentamento de projetos da Comissão Executiva referentes à carreira dos servidores da Casa, na legislatura passada, e a proposições de ajuste fiscal do Executivo municipal e do governo federal que tinham impacto no funcionalismo, em 2017 e neste ano. “Esse tipo de problema você não tem como enfrentar sem a união com outros sindicatos”, acrescentou.
Diretor-geral da Câmara, Nilton Cordoni Junior representou o presidente da Casa, Serginho do Posto (PSDB), no evento. Ele saudou Andrade e desejou sucesso a Beckert e ao restante da diretoria. Também destacou que o nome da chapa, Diálogo e Transparência, se refletiu nas visitas feitas aos gabinetes antes mesmo da eleição, em busca da “abertura novamente ao diálogo”.
Além de Beckert, Andrade e Cordini, fizeram parte da mesa do evento o presidente da Federação Nacional dos Servidores dos Legislativos e dos Tribunais de Contas Municipais (Fenalegis), Antonio Carlos Fernandes Lima Junior; o presidente do Sindicato dos Guardas Municipais de Curitiba (Sigmuc), Luiz Vecchi; Jorge Calmon, ministro do Superior Tribunal Maçônico da Grande Loja do Paraná; e o advogado do SindiCâmara, Marcelo Veneri. Os vereadores Cacá Pereira (PSDC), Mauro Bobato (Pode) e Professor Euler (PSD) acompanharam a solenidade.
A chapa
A eleição do SindiCâmara teve a inscrição de uma única chapa, aclamada em uma assembleia realizada no dia 28 de fevereiro. Além de Beckert, a Diretoria Executiva é composta por Ubiratan da Silva, primeiro vice-presidente; Nilmara Rogowski Marins, segunda vice-presidente; Eliane de Souza Rebello, primeira-tesoureira; Tarcísio Socher, segundo-tesoureiro; Sandra Lucia Kohler Costa, primeira-secretária; e Sandra Cristina Gomes, segunda-secretária.
Do Conselho Fiscal e Deliberativo fazem parte Ely Marcos de Oliveira, Julio Sergio de Souza Castro, Rubem Antonio Ospitale Baby, Isabel Cristina Pinto e Paulo Roberto Assunção de Almeida. Os suplentes são Marco Antonio de Souza, Ubirajara Rocha e Ivone Fagião.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba