Emendas favorecem setor de saúde

por Assessoria Comunicação publicado 02/02/2007 17h45, última modificação 15/06/2021 08h27
O setor de saúde foi um dos que mais chamou atenção dos vereadores de Curitiba, quando da elaboração do novo Orçamento Municipal para este ano. A adequação de espaços físicos com o atendimento foi também pontual para o vereador Pastor Valdemir Soares (PL), que incluiu duas unidades de saúde em suas emendas: Cândido Portinari, no Bairro Novo, e Eucaliptos, no Boqueirão.
O parlamentar justificou que “a modificação da pirâmide etária com aumento expressivo para a terceira idade indica a necessidade de adaptação da estrutura física das unidades de saúde, possibilitando reforço das atividades educativas e de grupo”.
As obras previstas pelas emendas do Pastor Valdemir  têm reforço orçamentário do Fundo Municipal de Saúde e serão enquadradas na programação da Secretaria Municipal de Saúde. O vereador ressalta que algumas das modificações já fazem parte das novas unidades; porém, as construídas há mais tempo precisam dessa ampliação. Cada Espaço de Saúde terá 62 metros quadrados, com ampla sala, banheiro e cozinha. Será equipado com TV, DVD, cadeiras, geladeira e fogão, possibilitando a realização de oficinas de alimentação saudável, oficinas de fisioterapia, ações educativas com pacientes do Programa Mãe Curitibana e da criança, grupos de saúde mental, atividades educativas de saúde bucal, reuniões do conselho local e capacitação de profissionais.
O reforço no trabalho realizado pelo setor de saúde em Curitiba, com parcerias importantes de outros órgãos do município e Estado, tem colaborado para a melhoria da prestação do serviço e, segundo Pastor Valdemir, “com a promoção da saúde e prevenção de doenças”.