Emendas de Valdemir Soares são para recuperação de drogados e ações sociais
Alcançar jovens para que não tenham experiência com o uso de entorpecentes é uma das causas defendidas pelo vereador Valdemir Soares (PRB), assim como o apoio às casas de recuperação de dependentes químicos. Reforçando esse tipo de iniciativa, o presidente da Frente Parlamentar Contra o Crack e Outras Drogas da Câmara Municipal destinou emendas orçamentárias à entidades envolvidas com a reestruturação e reinserção social de viciados. Hospitais e organizações voltadas à assistência social e deficientes também devem receber recursos, sugeridos pelo parlamentar. As emendas à Lei Orçamentária Anual de 2014 (LOA) serão votadas em plenário nesta terça (17) e quarta-feira (18).
Casa de Recuperação Água da Vida (CRAVI), Casa de Recuperação Nova Vida (CRENVI), Projeto Cristão Fazendo a Diferença (FAZDI) e Casa Terapêutica GraceWorks são algumas das instituições para as quais o vereador propôs a destinação de emendas. Para Valdemir, ações de prevenção e reinserção social “só funcionam se ajustadas.” Dessa forma o parlamentar liderou eventos de conscientização através de diversas modalidades esportivas e movimentou mais de 15 mil pessoas, neste ano, em parceria com os grupos voluntários Curitiba Te Quero Sem Drogas e Força Jovem. Também envolvida nesses projetos, a Ong Saúde Esporte teve o direcionamento de investimentos, propostos pelo vereador.
Deficientes
Após defender a inclusão de deficientes durante todo ano, o vereador Valdemir Soares (PRB) destinou recursos ao Instituto Paranaense de Cegos (IPC) e Associação dos Deficientes Visuais do Paraná (ADEVIPAR), através de emenda coletiva. Recentemente o parlamentar aprovou projeto de lei que obriga hipermercados e estabelecimentos similares a disponibilizarem atendimento personalizado à deficientes visuais durante suas compras. Também completou 12 anos a aprovação da lei de sua autoria que obriga shoppings a disponibilizarem cadeira de rodas à população.
O vereador que é vice-presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade na Câmara considera que as ações têm que ser para “integrar o deficiente e não segregá-lo.” O Instituto Paranaense de Cegos apoiou o projeto que tramitou na Casa, assim como a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Marcha Pra Jesus
Também foi apresentada por Valdemir emenda orçamentária à Marcha Pra Jesus, evento oficial do calendário de Curitiba instituído através da Lei nº 11.361, de autoria do parlamentar. Neste ano a 20ª edição da Marcha na capital paranaense abriu a sucessão dos eventos nacionais e reuniu uma multidão de mais de 300 mil pessoas. “A marcha começou com mil pessoas, era só uma manifestação e hoje ela ganha as locais importantes de Curitiba, como as pontos históricos, o Palácio Iguaçu, que é o simbolo da autoridade do nosso estado,” completou o parlamentar.
Ações Sociais
O vereador direcionou emendas individuais e coletivas para entidades que trabalham com ações sociais e hospitais. Entre elas estão: ABC Vida, Associação Comunitária Presbiteriana, Pequeno Cotolengo, Associação Feminina de Proteção Maternidade e Infância, Associação Beneficente Encontro com Deus, Associação Apoio, Defesa Social, Hospital Evangélico, Hospital Universitário Cajuru, Hospital Psiquiátrico Nossa Senhora da Luz, Hospital Erasto Gaertner, Santa Casa de Misericórdia, Hospital Pequeno Príncipe.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba