Emendas coletivas são destaque no Orçamento

por Assessoria Comunicação publicado 14/12/2006 19h15, última modificação 14/06/2021 11h49
Mais de R$ 2,5 milhões é o valor das emendas coletivas apresentadas ao Orçamento de 2007, aprovado pela Câmara de Curitiba, esta semana, no término das atividades plenárias. O sistema de cotas sugerido pelo prefeito Beto Richa, que inaugurou um novo processo mais equânime para viabilizar a realização de obras e serviços reivindicados pelos vereadores, propiciou, também, a apresentação de emendas agrupadas por interesses públicos relevantes, como o caso dos hospitais de Clínicas e Erasto Gaertner, unidades de saúde, centro ecológico e terceira idade, entre outras questões.
“O número e os valores das emendas coletivas demonstram o poder da vontade política em acertar”, avaliou o presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB). Como ele, o líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSDB), cumprimentou a atuação da maioria dos vereadores na indicação das emendas em benefício da população, “sem propostas políticas ou demagógicas”.
O Hospital de Clínicas vai receber a maior fatia do bolo das coletivas. Por ser referência em especialidades clínicas e dar suporte às unidades de saúde do município, terá repasses para aquisição de equipamentos e instalação de nova sala de cirurgia ambulatorial, além de UTI Neonatal. As obras previstas para o HC incluem, ainda, sala de atendimento emergencial, para dar suporte às unidades Boa Vista e Fazendinha. Derosso, Mario Celso, Nely Almeida, Dona Lourdes, Celso Torquato e Rui Hara, todos do PSDB, estão na formação da emenda, encabeçada pela vereadora Roseli Isidoro (PT). Paulo Salamuni e Aladim Luciano, ambos do PV; Ney Leprevost (PP), Jairo Marcelino e Roberto Hinça (PDT); Felipe Braga Côrtes e Valdenir Dias (PMDB), Manassés Oliveira (PSB) e André Passos (PT) também cederam parcelas de suas cotas para o HC.
O Hospital Erasto Gaertner é outro segmento da saúde a receber repasse coletivo através dos vereadores Ney Leprevost, André Passos e Roseli Isidoro, para equipar a unidade de médio risco do setor de pediatria.
Outras emendas
A reforma de espaços físicos destinados ao funcionamento de centros de assistência social, para atender idosos, foi outra proposição que recebeu esforço concentrado dos vereadores André Passos, Celso Torquato, Dona Lourdes, Nely Almeida, Rui Hara, Serginho do Posto (PSDB), Mario Celso e João Cláudio Derosso, beneficiando diretamente a Sociedade de Socorro aos Necessitados.
Dezoito unidades educacionais vão receber recursos de aproximadamente R$ 200 mil através dos vereadores Roseli Isidoro e André Passos. Já a construção do Centro Ecológico, no Jardim Social, foi apadrinhada pelos vereadores Aladim Luciano, André Passos, Roseli Isidoro, Paulo Salamuni e Reinhold Stephanes (PMDB).
O Orçamento 2007 vai implantar a Capela Mortuária da Rua dos Ferroviários, proposta por emenda coletiva dos vereadores Paulo Salamuni, Serginho do Posto e Sérgio Ribeiro (PV).
André Passos, José Roberto Sandoval, Felipe Braga Côrtes, Manassés Oliveira, Mario Celso, Pastor Valdemir Soares, Paulo Salamuni e Roseli Isidoro uniram-se para atender as reivindicações feitas pelas unidades de saúde São Paulo, Capanema, Pilarzinho, Estrela e Atenas.
Manassés Oliveira e Reinhold Stephanes Júnior vão garantir obras no calçamento do Anel Viário e algumas administrações regionais.
Paulo Salamuni e Stephanes Júnior possibilitarão a instalação de uma cancha poliesportiva na Rua Osório Duque Estrada, ao lado do córrego Tarumã, e com Serginho do Posto batizam a revitalização da Praça Badden Powel .
E, finalmente, para dar maior incentivo ao esporte amador em 2007, Aladim Luciano, Nely Almeida, Stephanes Júnior e Serginho do Posto promovem, em sua emenda, um campeonato de futebol entre os clubes da Regional Cajuru.