Emenda garante paraciclos em Curitiba
Uma emenda do vereador Jonny Stica (PT), no valor de R$ 60 mil, deve garantir a Curitiba pelo menos 500 vagas de estacionamento para bicicletas. O novo modelo para os chamados paraciclos foi aprovado pela prefeitura depois que o vereador decidiu dedicar o recurso às bikes. "Conversando com ciclistas, vimos que essa era uma das maiores necessidades de quem utiliza a bicicleta como meio de transporte diário em Curitiba", afirmou o parlamentar. A emenda foi feita no ano passado e valia para o Orçamento deste ano.
Depois de editada, a emenda teve que passar por várias etapas até ficar próxima de se tornar realidade. O principal obstáculo foi o fato de Curitiba não ter um modelo padrão de paraciclo. "Fizemos várias reuniões com o Ippuc e apresentamos várias sugestões a eles, até que decidiram desenhar um modelo próprio, apresentado na última semana", explicou o vereador.
A preocupação com o modelo do paraciclo tinha motivo. Isso porque a prefeitura já tinha implantado, no passado, equipamentos com desenhos diferentes, mas que não atendiam às necessidades dos ciclistas. Eles não prendiam o quadro da bicicleta, apenas a roda, o que não garantia segurança suficiente às magrelas.
Porém, depois de várias conversas entre o vereador, o Ippuc e ciclistas, representados por estudiosos do assunto e membros da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu, finalmente chegou-se a um consenso em torno do modelo. "Ficou muito bom e bonito. É um modelo que atende bem as necessidades dos ciclistas. Serei mensageiro dessa boa nova", disse Jorge "Goura" Brand, da associação.
Arcos
Desenhados pelo setor de Mobiliário Urbano do Ippuc, os paraciclos em ferro galvanizado terão forma de arco e receberão pintura eletrostática para evitar ferrugem. A cor escolhida para o mobiliário será a vermelha como forma de identificação do equipamento.
Os paraciclos terão 1,6 metro de largura por 0,75 centímetros de altura. Pelo novo modelo, podem ser estacionadas duas bicicletas de cada lado. O único detalhe ainda em estudo é a forma de fixação dos equipamentos. O Ippuc desenvolveu ainda um projeto de paraciclos móveis, que podem ser instalados em eventos específicos e depois removidos.
Depois de editada, a emenda teve que passar por várias etapas até ficar próxima de se tornar realidade. O principal obstáculo foi o fato de Curitiba não ter um modelo padrão de paraciclo. "Fizemos várias reuniões com o Ippuc e apresentamos várias sugestões a eles, até que decidiram desenhar um modelo próprio, apresentado na última semana", explicou o vereador.
A preocupação com o modelo do paraciclo tinha motivo. Isso porque a prefeitura já tinha implantado, no passado, equipamentos com desenhos diferentes, mas que não atendiam às necessidades dos ciclistas. Eles não prendiam o quadro da bicicleta, apenas a roda, o que não garantia segurança suficiente às magrelas.
Porém, depois de várias conversas entre o vereador, o Ippuc e ciclistas, representados por estudiosos do assunto e membros da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu, finalmente chegou-se a um consenso em torno do modelo. "Ficou muito bom e bonito. É um modelo que atende bem as necessidades dos ciclistas. Serei mensageiro dessa boa nova", disse Jorge "Goura" Brand, da associação.
Arcos
Desenhados pelo setor de Mobiliário Urbano do Ippuc, os paraciclos em ferro galvanizado terão forma de arco e receberão pintura eletrostática para evitar ferrugem. A cor escolhida para o mobiliário será a vermelha como forma de identificação do equipamento.
Os paraciclos terão 1,6 metro de largura por 0,75 centímetros de altura. Pelo novo modelo, podem ser estacionadas duas bicicletas de cada lado. O único detalhe ainda em estudo é a forma de fixação dos equipamentos. O Ippuc desenvolveu ainda um projeto de paraciclos móveis, que podem ser instalados em eventos específicos e depois removidos.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba