Emenda de vereador garante equipamentos em maternidade

por Assessoria Comunicação publicado 10/03/2010 19h00, última modificação 29/06/2021 07h06
Emenda do vereador Omar Sabbag Filho (PSDB) ao Orçamento deste ano garantiu a aquisição e reposição de equipamentos e material permanente à mais antiga maternidade do Paraná, a Victor Ferreira do Amaral. O parlamentar destinou R$ 150 mil à unidade, que inaugurou as novas instalações do Centro Obstétrico. O espaço traz uma alternativa às gestantes que optam pelo parto na água. “Essa é uma alternativa às gestantes que querem que o nascimento do filho seja o mais natural possível. Sem o uso de anestesias e com intervenção mínima da equipe médica, a água quente relaxa a musculatura, contribui para a dilatação do colo do útero e ajuda a diminuir a dor durante o trabalho de parto”, diz o vereador tucano, lembrando que, “até então, as gestantes que quisessem ter o seu filho na água realizavam o parto em banheiras infláveis usadas no hospital ou em casa.”
A Maternidade Victor Ferreira do Amaral ficou mais de uma década fechada e foi reativada em 2001, em parceria entre a prefeitura de Curitiba e a Universidade Federal do Paraná. Atende em média 180 gestantes por mês, trabalhando com a filosofia voltada às necessidades de cada paciente, em particular. Hoje, é administrada pela Universidade Federal do Paraná em parceria com o governo do Estado e a prefeitura de Curitiba.
Solenidade
Também prestigiaram a cerimônia o segundo vice-presidente da Câmara, vereador Zé Maria (PPS); a analista de projetos do Instituto Pró-Cidadania, Miriam Andrade, representando a presidente do Instituto, Helena Pereira Oliveira; a coordenadora de Ação Social do Provopar, Ivã Sandra Morais, representando a presidente da entidade, Lúcia Arruda; o coordenador geral dos Hospitais Universitários, Giovani Loddo; a gerente de Recursos Humanos da Funpar, Aline Simão, representando o diretor superintendente, Pedro Steiner; Marlene Camargo, do Grupo da Agenda Positiva de doadores voluntários em prol da maternidade; o pró-reitor de Administração da UFPR, Paulo Roberto Rocha Kruger; a pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças da UFPR, Lúcia Assumpção Montanhini; o coordenador do Curso de Medicina da UFPR, Edson Luiz Tissot, e a professora do Departamento de Enfermagem  da UFPR, Silvana Kissula Souza, representando a chefe do Departamento de Enfermagem, professora Marilene Lowe Wall.