Emenda coletiva beneficia o HC
Os vereadores da Câmara de Curitiba, através de emenda coletiva aprovada no ano passado, garantiram benefícios ao Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Os equipamentos destinados ao serviço da UTI Neonatal, unidades de emergência e centro cirúrgico e obstetrícia foram entregues nesta quinta-feira (6) pelos parlamentares. A emenda, no valor de R$ 517,2 mil, foi assinada pelos vereadores Roseli Isidoro (PT), João Cláudio Derosso (PSDB), presidente da Casa; Mario Celso Cunha (PSB), líder do prefeito, Nely Almeida (PSDB), Aladim Luciano (PV), André Passos (PT), Celso Torquato (PSDB), Dona Lourdes (PSB), Felipe Braga Côrtes (PSDB), Jairo Marcelino (PDT), Julieta Reis (DEM), Pastor Valdemir (PRB), Roberto Hinça (PDT) e Paulo Salamuni (PV), além do ex-vereador Ney Leprevost, hoje deputado estadual, e dos vereadores licenciados Manassés de Oliveira, atual secretário municipal do Trabalho e Emprego, e Rui Hara, do Governo Municipal.
Segundo a vereadora Roseli Isidoro (PT), que falou em nome dos demais parlamentares, foram entregues ao hospital 55 unidades de seis tipos de equipamentos, entre aparelho com monitor cardíaco e desfibrilador cardioversor, oxímetro de pulso com onda pletismográfica, sistema de anestesia, poltronas para amamentação e uso dos acompanhantes dos pacientes, ventilador para suporte ventilatório e ventilador pulmonar eletrônico microprocessado. A parlamentar afirmou que “a saúde esteve neste processo em primeiro lugar, superando qualquer divergência política ou partidária”. Emocionada, lembrou que, como funcionária da casa, sente-se “como um filho que sempre viu sua família em dificuldade e agora retorna com a possibilidade de dar alguma contribuição”.
Assinaram o termo de cessão dos equipamentos o vice-prefeito de Curitiba, Luciano Ducci; o reitor da UFPR, Carlos Augusto Moreira Júnior, e o diretor do Hospital de Clínicas, Giovanni Loddo. Para Luciano Ducci, “o HC é um grande parceiro do SUS, que precisa e pode contar com o apoio da Prefeitura de Curitiba e da Câmara Municipal". Giovanni Loddo elogiou a postura dos poderes Legislativo e Executivo, afirmando que, “sem esta atitude de união, não conseguiríamos ter hoje em nosso hospital equipamentos que vão ajudar mais ainda a humanizar nosso relacionamento com o paciente.” Carlos Augusto Moreira Júnior disse que foi “um presente de Natal para os enfermos do Hospital de Clínicas e para a população de Curitiba, região metropolitana e também do País. São pessoas de todos os lugares que precisam de atendimento médico”.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba