Embratur faz pesquisa visando a Copa de 2014
Durante o III Seminário das Cidades-sedes para a Copa do Mundo 2014, a presidente da Embratur, Janine Pires, divulgou uma pesquisa feita com estrangeiros, visando uma avaliação do que eles pensam quando o tema é Brasil. O material será utilizado para compor ferramentas para bem receber os turistas em nosso País.
Dos produtos nacionais mais conhecidos, foram citados café, caipirinha, calçados e roupas. Quanto à maior preocupação estão violência, com 22%, e falta de segurança, 18%. Dos símbolos brasileiros, três ganharam destaque: bandeira do Brasil, Cristo Redentor e futebol. Na visão dos turistas, os três esportes preferidos dos brasileiros são futebol, vôlei e automobilismo. Ídolos do esporte foram citados Pelé (14%) e Ronaldo (11%). Para a pergunta “pretende vir ao Brasil para a Copa do Mundo de 2014?”, a resposta foi: 60% sim e 40%, não.
O vereador Mario Celso Cunha (PSB), presidente da Comissão da Copa do Mundo Fifa 2014 na Câmara de Curitiba, que esteve no evento realizado no Rio de Janeiro, destacou que “é muito importante esta fase de diagnóstico por parte da Embratur, pois, além dos milhares de turistas que virão ao País, cerca de 25% deles ficarão fazendo turismo e conhecendo outras cidades após a Copa”. Está sendo elaborado um livro, em quatro idiomas, sobre as 12 cidades-sedes, mostrando fotos, história, pontos turísticos, estádios e roteiros. Um vídeo também está sendo elaborado e será utilizada uma página na internet. Todas estas fontes de informações serão lançadas oficialmente em julho de 2010, com uma grande campanha nacional.
Janine Pires destacou que “a Embratur tem pela frente alguns desafios, como mostrar uma imagem unificada do Brasil para o mundo, realizar ações coordenadas para divulgação internacional, escolher qual foto vai representar a cidade-sede com cartão postal, roteiro pré e pós jogos e levantamento de todos os dados de cada cidade escolhida. Vamos mostrar nossas belezas e conteúdos esportivos e culturais, afastando de vez qualquer tipo de imagem de turismo sexual. Hoje, o Brasil é o sétimo país do mundo a realizar eventos internacionais”, completou.
Para a coordenadora geral do III Seminário, Joana Havelange, “o evento foi muito produtivo, focando no turismo, mas não deixando de abordar outros assuntos pertinentes à Copa do Mundo no Brasil. Ouvimos os técnicos e também os representantes das 12 cidade-sedes. Foi muito positivo.”
Dos produtos nacionais mais conhecidos, foram citados café, caipirinha, calçados e roupas. Quanto à maior preocupação estão violência, com 22%, e falta de segurança, 18%. Dos símbolos brasileiros, três ganharam destaque: bandeira do Brasil, Cristo Redentor e futebol. Na visão dos turistas, os três esportes preferidos dos brasileiros são futebol, vôlei e automobilismo. Ídolos do esporte foram citados Pelé (14%) e Ronaldo (11%). Para a pergunta “pretende vir ao Brasil para a Copa do Mundo de 2014?”, a resposta foi: 60% sim e 40%, não.
O vereador Mario Celso Cunha (PSB), presidente da Comissão da Copa do Mundo Fifa 2014 na Câmara de Curitiba, que esteve no evento realizado no Rio de Janeiro, destacou que “é muito importante esta fase de diagnóstico por parte da Embratur, pois, além dos milhares de turistas que virão ao País, cerca de 25% deles ficarão fazendo turismo e conhecendo outras cidades após a Copa”. Está sendo elaborado um livro, em quatro idiomas, sobre as 12 cidades-sedes, mostrando fotos, história, pontos turísticos, estádios e roteiros. Um vídeo também está sendo elaborado e será utilizada uma página na internet. Todas estas fontes de informações serão lançadas oficialmente em julho de 2010, com uma grande campanha nacional.
Janine Pires destacou que “a Embratur tem pela frente alguns desafios, como mostrar uma imagem unificada do Brasil para o mundo, realizar ações coordenadas para divulgação internacional, escolher qual foto vai representar a cidade-sede com cartão postal, roteiro pré e pós jogos e levantamento de todos os dados de cada cidade escolhida. Vamos mostrar nossas belezas e conteúdos esportivos e culturais, afastando de vez qualquer tipo de imagem de turismo sexual. Hoje, o Brasil é o sétimo país do mundo a realizar eventos internacionais”, completou.
Para a coordenadora geral do III Seminário, Joana Havelange, “o evento foi muito produtivo, focando no turismo, mas não deixando de abordar outros assuntos pertinentes à Copa do Mundo no Brasil. Ouvimos os técnicos e também os representantes das 12 cidade-sedes. Foi muito positivo.”
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba