Emancipação política do Paraná é destacada em plenário

por Assessoria Comunicação publicado 19/12/2011 14h35, última modificação 13/08/2021 08h32
Os vereadores de Curitiba ressaltaram, durante a sessão plenária desta segunda-feira (19), na Câmara Municipal, eventos comemorativos em alusão aos 158 anos de emancipação política do Paraná. O Estado separou-se de São Paulo nesta data, em 1853, tornando-se o mais jovem da região Sul do Brasil.
“Hoje, o governador Beto Richa entrega a Ordem Estadual do Pinheiro a 47 pessoas que se destacaram em suas áreas de atuação, pela notoriedade do saber ou por serviços relevantes prestados ao Paraná”, destacou o vereador Tico Kuzma (PSB). Os ministros da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo, e das Comunicações, Paulo Bernado; os ex-governadores Emílio Gomes, Jayme Canet Júnior, Jaime Lerner e Paulo Pimentel, e o senador Aécio Neves, por exemplo, são alguns destes homenageados. A vereadora Noemia Rocha (PMDB) também fez uso da palavra para comentar a data comemorativa.
O vereador Jair Cézar (PSDB) lembrou que, também nesta data, no ano de 1912, era criada a primeira universidade do Brasil em Curitiba. “A Universidade Federal do Paraná (UFPR) completa 99 anos hoje, iniciando os preparativos para a grande comemoração do centenário da primeira instituição deste porte no País”, anunciou o parlamentar. Ele convidou os vereadores a participarem da comemoração oficial, a ser realizada hoje, às 19h, no edifício da praça Santos Andrade. “Os vereadores da capital tem parte nessa história, pois elegemos nesta Câmara Municipal o prédio histórico da UFPR como símbolo da cidade de Curitiba”, frisou Cézar.