Em Tribuna Livre, enfermeira defende cooperação em saúde
Presidente de cooperativa de enfermagem, Quitéria Livanice falou aos vereadores. (Foto: Reprodução YouTube/CMC).
A importância da cooperação em saúde foi mote da Tribuna Livre da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) na última quarta-feira (24). Proposta pelo vereador Sidnei Toaldo (Patriota), a atividade contou com a participação da enfermeira Quitéria Livanice Antunes Gomes, presidente da Cooperativa de Trabalho de Enfermagem do Paraná (Cooenf-PR). Veja o debate na íntegra aqui.
A convidada abordou como o trabalho vem sendo desempenhado durante a pandemia da Covid-19 e teceu um panorama do setor de cooperativismo em saúde no estado. Questionada pela vereadora Noemia Rocha (MDB) sobre o papel das cooperativas durante a crise sanitária, a presidente do Cooenf-PR explicou a ideia é agilizar os processos de contratação dos serviços de saúde, trazendo mais profissionais para as equipes multidisciplinares de clínicas e hospitais.
Ela citou o exemplo da cooperativa que gerencia, formada por 623 técnicos e enfermeiros. Segundo Quitéria, foram atendidos, em 2020, 3.784 pacientes. Ao final, o presidente da Câmara de Curitiba, Tico Kuzma (Pros), congratulou em nome de todos os vereadores o trabalho desempenhado pela gestora do Cooenf-PR e pelos enfermeiros que atuam na linha de frente da pandemia.
Tribuna Livre
Espaço democrático de debates, a Tribuna Livre é prevista no Regimento Interno da CMC. A atividade ocorre às quartas-feiras, durante a sessão plenária – geralmente após a votação dos projetos de lei e demais proposições, a menos que seja aprovada a inversão da pauta.
As discussões são sugeridas pelos vereadores, que por meio de requerimento indicam uma pessoa ou instituição para falar sobre o tema escolhido. As sessões plenárias têm transmissão ao vivo pelos canais da CMC no YouTube, no Facebook e no Twitter.
*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Higor Paulino, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Filipi Oliveira.
Revisão: Fernanda Foggiato
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba