Em solenidade, Prêmio Papa João Paulo II é entregue na Câmara
Na noite desta quarta-feira (20), a Câmara Municipal promoveu uma sessão solene para a entrega do prêmio João Paulo II. A honraria é destinada às pessoas físicas ou jurídicas não governamentais que tenham se destacado em atividades de apoio às causas defendidas pela Igreja Católica, em Curitiba. Foram entregues os prêmios referentes aos anos de 2017 (016.00001.2017) e de 2018 (016.00001.2018). A solenidade foi conduzida pelo vereador Serginho do Posto (PSDB), presidente da Casa.
Tito Zeglin (PDT) saudou os homenageados. Ele começou sua fala enaltecendo Karol Wojtyla, o Papa João Paulo II, que no último dia 18 de maio completaria 98 anos de nascimento. “Incansável viajante que percorreu mais de 1 milhão de quilômetros em 104 viagens a 129 países”. Tito destacou que João Paulo II sempre chamou atenção para o drama dos mais necessitados e oprimidos. “Sempre defendendo a unidade dos cristãos e o diálogo inter-religioso”.
De acordo com o vereador, João Paulo II foi o primeiro papa a pregar em uma igreja protestante, em uma sinagoga e o primeiro a por os pés em uma mesquita. João Paulo II, que foi canonizado, esteve no Brasil quatro vezes, sendo que sua passagem por Curitiba em 1980 foi marcante, segundo Zeglin. Estes, entre outros motivos, motivaram a criação, na Câmara Municipal, do prêmio João Paulo II, por meio da lei ordinária 11.765/2006.
“Vemos no perfil de cada homenageado a pluralidade e dimensão das obras sociais da Igreja Católica. Na acolhida aos imigrantes, na atenção e educação de crianças, adolescentes e jovens, na valorização da família, nos grupos da melhor idade, na animação das celebrações e na caridade, buscando oferecer dignidade e respeito às pessoas em vulnerabilidade social”, afirmou Tito Zeglin.
Agradecimento
O padre Alex Cordeiro agradeceu em nome de todos os homenageados. Ele lembrou a fala do Papa João Paulo II por ocasião de seu pontificado em 1978: “Não, não tenhais medo. Antes procurai abrir melhor, escancarar as portas a Cristo. Cristo sabe bem o que está no coração dos homens. Somente ele o sabe”. Para o padre, homens e instituições podem acolher Cristo e sua mensagem, “porque seu evangelho nos ensina a amar e o amor cabe em qualquer ambiente”. De acordo com Cordeiro, os homenageados devem a agradecer o prêmio oferecido pela Casa, “pois nela, mais do que em outros lugares, é necessário exercer o mandamento que diz "amai-vos uns aos outros"”.
O Papa Francisco, conforme o padre Cordeiro, insiste que a igreja saia para as ruas, que “Cristo não fique preso nos templos”. “A Câmara Municipal de Curitiba ao instituir esse prêmio, embora seja uma instituição laica, e assim desejamos que permaneça, pode se alicerçar nos valores pregados por Jesus: a partilha, o amor, a solidariedade, a justiça”, finalizou. Você pode conferir no link a lista de homenageados de 2017 e 2018.
Prestação de contas
Serginho do Posto destacou que a Casa tem buscado aprimorar suas práticas, tornando-as mais transparentes. “Nossa sessões plenárias e eventos que acontecem no Palácio Rio Branco são transmitidas todas por meio do nosso canal no YouTube”. Ele também salientou a redução de gastos que a atual Mesa Executiva tem implantado na Câmara. “É um esforço muito grande para que a nossa cidade e seus cidadãos tenham benefícios”.
Presenças
A mesa foi composta por Serginho do Posto, presidente da Casa; pelo padre Alexsander Cordeiro Lopes, representando o reverendíssimo senhor arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo; vereador Mauro Ignacio (PSB), segundo-secretário da Câmara; vereador Tico Kuzma (Pros), primeiro vice-presidente da Câmara; vereadora Julieta Reis, terceira-secretária da Câmara; vereador Tito Zeglin; vereadora Maria Leticia Fagundes (PV); e vereador Jairo Marcelino (PSD).
Além deles também estavam presentes os vereadores Katia Dittrich(SD), Zezinho Sabará (PDT), Professor Silberto (MDB), Marcos Vieira (PDT), Geovane Fernandes (PTB), Thiago Ferro (PSDB), Noemia Rocha (MDB), Oscalino do Povo (Pode), Professor Euler e Felipe Braga Côrtes, os dois do PSD.
Prestigiaram ainda o evento Eliseu Rocha, representando a secretária de estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; Marco Sanfelice, coordenador de projetos da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba; Ana dos Santos, esposa do vereador Oscalino do Povo; Shirley Cordeiro de Freitas, esposa do vereador Zezinho Sabará; Esterina Zenaide Ignacio, esposa do vereador Mauro Ignacio; padre Gabriel Figura, pároco da igreja Nossa Senhora das Dores (Igreja dos Passarinhos); Conjunto de Canto e Dança da Sociedade União Juventus, representado por Neury Rodrigues Gaio, Maria Cristiane Heupa e Mayara Heupa Kudlinski.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba