Em solenidade, Câmara homenageia a entidade budista Soka Gakkai

por João Cândido Martins | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 29/04/2022 10h03, última modificação 29/04/2022 10h03
Valores budistas que buscam a solidariedade, a paz e a difusão do ensino e da cultura foram citados como diretrizes da entidade.
Em solenidade, Câmara homenageia a entidade budista Soka Gakkai

Nesta quarta-feira, a CMC realizou uma sessão solene para comemorar o Dia da Soka Gakkai, entidade budista que realiza atividades visando à inclusão social. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Nesta quarta-feira (27), a Câmara Municipal de Curitiba promoveu uma sessão solene para homenagear o Dia da Soka Gakkai, entidade budista que promove ações sociais de natureza inclusiva. A homenagem teve a condução do vereador Tico Kuzma (Pros), presidente da Câmara Municipal de Curitiba. Para o vereador, a homenagem é justa e merecida, considerando que a Soka Gakkai desenvolve conhecidas atividades em prol da coletividade desde que iniciou suas atividades em Curitiba. Foi de iniciativa do ex-vereador Rui Hara a proposição que criou o Dia da Soka Gakkai (lei 9.591/99).

Além do presidente Tico Kuzma, compuseram a Mesa: Ademir Batista, responsável pela Subcoordenadoria Sul do Paraná, representando o presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI) Daisaku Ikeda; vereador Nori Seto (PP), propositor da homenagem; Rosa Sayiumi; ex-vereador Rui Hara, autor da lei que criou o Dia da Soka Gakkai; Laura Hiroko Tamaru, representando o deputado federal Luiz Nishimori; e Massaro Nori Yamasaki, consultor da Subcoordenadoria Sul do Paraná.

Nori Seto (PP), propositor da homenagem, fez a saudação à associação Soka Gakkai por seu dia. Para ele, a filosofia budista que orienta as ações da instituição tem sido importante para divulgar o respeito pela vida e a busca incessante pela paz mundial. “Em meio à barbárie das guerras, como esta entre a Rússia e a Ucrânia, em que já se fala até em conflito nuclear, o mundo precisa de ensinamentos de paz”, afirmou o parlamentar. Ele entende que o planeta clama por pessoas que lutem pela paz e que ajudem a transformar os conflitos em colaboração, solidariedade, empatia, amor e compaixão.

Nesse sentido, ele ressaltou a 40ª proposta de paz da entidade encaminhada à ONU e assinada pelo doutor Daisaku Ikeda, líder da Soka Gakkai, na qual ele propõe ideias para o controle da crise climática, para o estímulo à educação inclusiva e, principalmente, para o desarmamento nuclear. “A proposta é criar uma corrente de solidariedade que se estenda para o mundo todo”, explicou o vereador. A Soka Gakkai, de acordo com Seto, estimula a esperança, a coragem e a ação altruísta.

O ex-vereador Rui Hara, criador do projeto que instituiu o Dia da Soka Gakkai, mencionou o projeto desenvolvido em parceria com a administração pública municipal, no qual voluntários da entidade mostraram a professores e alunos do ensino público possibilidades de aumentar suas rendas por meio de trabalhos alternativos manuais. Outra ação da entidade lembrada por Hara foi a manutenção da praça no Jardim das Américas que leva o nome do fundador da Soka Gakkai, Tsunessaburo Makiguti. O ex-vereador acredita que atuações como a da Soka Gakkai na sociedade estimulam a solidariedade, principalmente nesses tempos em que enfrentamos a covid-19.

Agradecimento

“Agradecemos à Câmara pela homenagem”, disse Rosa Sayumi Kashiwagi Takatsuki, vice-responsável pela Subcoordenadoria Sul do Paraná. De acordo com ela, em 1951, quando a Soka Gakkai surgiu, era composta apenas por 3800 integrantes que atuavam exclusivamente em território japonês. Hoje, a entidade está presente em 192 países, sendo que em Curitiba (que engloba Região Metropolitana, Campos Gerais e litoral) são mais de 6 mil voluntários que se dedicam às mais diversas atividades visando melhorar as condições de vida da população, com base nos ensinamentos budistas.

Além de comemorar o seu dia, a Soka Gakkai comemora também o ano-novo, que é um momento em que se pede pela paz mundial, uma das principais propostas da instituição. A Soka Gakkai tem por objetivo alcançar a paz e a evolução do indivíduo para que ele possa lidar melhor com as demandas da realidade. Essa compreensão de si próprio e do mundo é o caminho inevitável para que alcancemos a paz mundial. Estimular o caráter de cada indivíduo para que ele se torne agente da própria felicidade. Rosa Sayumi anunciou que essa semana a Soka Gakkai retoma suas atividades presenciais em Curitiba.