Em sessão solene, Vitorio Bonacin recebe cidadania honorária

por Assessoria Comunicação publicado 12/12/2014 11h15, última modificação 28/09/2021 09h18

Na noite dessa quinta-feira (11), a Câmara Municipal entregou título de cidadão honorário de Curitiba a Vitorio Bonacin Filho. A homenagem foi realizada no Palácio Rio Branco, em sessão solene conduzida pelo vereador Ailton Araújo (PSC), primeiro secretário da Casa, e contou com a presença de outros parlamentares, autoridades, amigos e familiares do homenageado.

O título foi concedido a Bonacin Filho por meio da lei municipal 14.536/2014, de iniciativa de Dona Lourdes (PSB). Em seu discurso, a vereadora falou sobre a trajetória de vida do homenageado, que é cirurgião dentista de formação e atua como empresário do ramo odontológico, professor universitário e em projetos sociais.

A vereadora destacou a origem humilde de Bonacin Filho, cuja família emigrou de São Paulo para o interior do Paraná em busca de melhores oportunidades. “Aos 12 anos ele já trabalhava em Andirá como auxiliar de protético. Na década de 70, seus pais definiram a vinda para Curitiba, onde os filhos teriam mais oportunidades de desenvolvimento profissional”.

Dona Lourdes também comentou sobre os esforços do empresário em obter a formação profissional na área odontológica e sua constante busca por especialização, tendo feito inclusive doutorado na área de odontologia clínica. “Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná e administra a Clinica Odontológica Pio XII, a primeira 24 horas da capital”.

As ações sociais desenvolvidas por Vitorio Bonacin Filho, seja no meio acadêmico ou por meio de associações comunitárias, foram outro destaque da vereadora. “Ressalto aqui o programa "Sorriso Feliz", executado em parceria com a PUC-PR, onde alunos do curso de odontologia realizam atendimentos à pacientes de baixa renda. Neste projeto, mais de cinco mil pessoas já foram atendidas, em sua maioria moradores de áreas menos favorecidas”.

Também participaram da sessão o vereador Zé Maria (SD), o deputado estadual Rasca Rodrigues (PV), o decano da faculdade de odontologia da Universidade Federal do Paraná, Marco Antonio Lopes Feres e o grão-mestre da Grande Loja do Paraná, Valdemar Kretschmer.

O homenageado
Bonacin Filho nasceu em 1954, no interior de São Paulo. Ele veio para Curitiba no início da década de 1970. Formou-se em Odontologia pela UFPR em 1978, onde também concluiu o mestrado em Educação. Atualmente, o homenageado administra uma clínica odontológica na capital. Confira o currículo completo na proposição que deu origem à lei (006.00012.2014).