Em sessão solene, CMC entrega prêmio Papa João Paulo II

por Assessoria Comunicação publicado 12/05/2016 08h15, última modificação 07/10/2021 06h36

Na noite desta quarta-feira (11), a Câmara Municipal promoveu a solenidade de entrega do Prêmio João Paulo II, honraria criada pela lei 11.765/2006. Trata-se de uma homenagem a pessoas e entidades que tenham contribuído com as causas apoiadas pela Igreja Católica. A saudação aos homenageados foi feita pelo vereador Tito Zeglin (PDT) e o presidente do Legislativo, Ailton Araújo (PSC), dirigiu a cerimônia.

Zeglin destacou que o prêmio é uma homenagem à Karol Wojtila (papa João Paulo II), morto em 2 de abril de 2005. “O seu legado é imensurável e seu exemplo de vida em santidade foi um marco para a humanidade. Não à toa ele é reconhecido por católicos e não-católicos como uma das personalidades mais influentes dos últimos dois séculos”, relatou.

Polonês, natural da cidade de Wadowice, Wojtila faria 96 anos no próximo dia 18. Seu papado se iniciou no dia 16 de outubro de 1978 e se estendeu por 26 anos. Percorreu 1 milhão de quilômetros em 104 viagens oficiais. “Falo em nome dos que não têm voz”, disse João Paulo II na África em 1980. “Woytila sempre usou seu cargo para chamar atenção para o drama dos mais necessitados e oprimidos do mundo”, salientou Tito Zeglin. O vereador chamou a atenção para a índole unificadora de João Paulo: “sempre defendendo a unidade dos cristãos e o diálogo inter-religioso, foi o primeiro Papa a pregar em uma igreja protestante e em uma sinagoga, e o primeiro a por os pés em uma mesquita”.

Zeglin lembrou que Wojtila esteve no Brasil em quatro ocasiões: em 1979, quando visitou exclusivamente o Rio de Janeiro; em 1980, quando esteve em 13 cidades; em 1991 quando percorreu dez capitais; e em 1997, já com a saúde debilitada, quando novamente visitou apenas o Rio. “Para nós curitibanos, a ligação com o Santo padre Polonês é especial. Tivemos a oportunidade de recebê-lo de braços abertos nos dias 5 e 6 de julho de 1980”.

Para Zeglin, o papa João Paulo II conseguiu sintetizar a missão do homem perante os valores cristãos com a seguinte frase dita em 2005, no Dia Mundial da Paz: “nenhum homem, nenhuma mulher de boa vontade pode esquivar-se ao compromisso de lutar para vencer o mal com o bem. É uma batalha que se combate validamente somente com as armas do amor. Quando o bem vence o mal, reina o amor, e onde reina o amor, reina a paz”.

Agradecimento
O padre José Vieira de Souza agradeceu em nome de todo os homenageados. “Obrigado”, disse ele, “pelo carinho ao lembrar de personalidades ligadas à Igreja Católica que fazem a diferença. Buscamos os mesmos caminhos que o papa João Paulo II. Por isso fazemos o que fazemos, seja na arte, no sacerdócio, no trabalho de evangelização. Esse é o nosso compromisso”, afirmou.

Homenageados
Padre Alceu Zembriski, indicado pelo vereador Chicarelli (PSDC). Cursou Filosofia e Teologia na Universidade Católica de Lublin na Polônia e foi ordenado padre em 1999. Há cinco anos foi nomeado exorcista pela Arquidiocese de Curitiba. Atualmente é o Pároco responsável pela Paróquia São Pedro e São Paulo no Bairro Tingui e Vice Provincial da Congregação Sociedade de Cristo.

Padre Auxílio João Arcie, de Paulo Rink (PR). Ingressou ainda jovem no Seminário São João Batista Precursor, onde estudou Filosofia e Teologia. Ordenado padre em 1993, atuou como Pároco na Diocese de Umuarama. Foi Reitor do Seminário São João Batista Precursor e Pároco em Bocaiuva do Sul e Altônia. Atualmente atua na Paróquia São João Batista Precursor no Bairro Mossunguê.

Padre Celso Vieira da Cruz, de Tico Kuzma (Pros). Ordenado sacerdote redentorista em 2008 na cidade de Formosa do Oeste, atuou como formador no Postulantado São Geraldo Magela. Missionário Redentorista, foi eleito Reitor do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro para o quadriênio 2015 a 2018.


Centro Cultural Humaitá, de Dona Lourdes (PSB), neste ato representado pelo zelador cultural Candieiro. Em parceria com a Pastoral do Turismo e com apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, desenvolve eventos inter-religiosos na Festa Anual do Rosário. Com o intuito de pedir Paz e Respeito entre as religiões, desde 2009, realiza a lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de São Benedito no Largo da Ordem.

Padre Cláudio Ambrózio, de Aldemir Manfron (PP). Doutor em Filosofia e Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma e em Sociologia pela Universidade Del Salvador, atuou em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Pároco da Igreja São José em Santa Felicidade é autor do livro “Saudades do Futuro” onde conta sua história e sua jornada na vida sacerdotal.

Cláudio Weronig, de Felipe Braga Côrtes (PSD). Iniciou sua formação religiosa em Ivrea na Itália, e em 1969 foi enviado ao Brasil. Sacerdote da Congregação dos Oblatos de Maria Virgem, em 2015 completou 50 anos de vida sacerdotal. Fundador do Movimento de Casais em Curitiba, autor de diversas publicações religiosas, atua na Paróquia São Paulo Apóstolo no Uberaba.

Comunidade Católica Colo de Deus, de Toninho da Farmácia (PDT), neste ato representada pelo Senhor Alex Sandro de Almeida. Com 26 membros dedicados à vida religiosa, divididos em grupos com o objetivo de estudar o catecismo, possuem um centro de evangelização com capacidade para atender 450 pessoas. Através do Ministério da Música, fazem apresentações musicais pelo Brasil. Lançaram o DVD “Ser Mais Do Que Ter” e estão em processo de gravação de seu quinto CD intitulado “Fogo Santo”.

Coral da Catedral Ucraniana de São João Batista, de Julieta Reis (DEM), neste ato representado pelo Maestro Leonardo Davibida. Em 2015 completou 30 anos de divulgação, preservação das tradições culturais ucranianas e cantos religiosos. Apresentou-se em inúmeras comemorações religiosas tais como, ordenações sacerdotais, festivais folclóricos e Congressos Eucarísticos Nacionais. Em 1988 participou do Milênio do Cristianismo na Ucrânia.

Coral da Esperança de Tito Zeglin (PDT), neste ato representado pela Maestrina Maria Madalena Wagner. Grupo dedicado ao desenvolvimento do Canto Coral como fator de socialização artística e louvor a Deus. Com aproximadamente 30 membros, há 13 anos desenvolve trabalho voluntário e missionário. Tendo o Canto Gregoriano como especialidade, faz apresentações em celebrações católicas em diversos estados.

Padre Elias Marinhuk, de Chico do Uberaba (PMN). Formado em Filosofia, com especialização e Mestrado em Teologia, foi ordenado sacerdote em 1995. Atua como Secretário Provincial de São José dos Padres Basilianos no Brasil e como Coordenador da Pastoral Familiar da Metropolia Católica Ucraniana São João Batista. É Vigário Paroquial desde 2012 na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora.

Jacira da Silva Alves, de Geovane Fernandes (PTB). Desde 2002 atua como catequista na Paróquia Nossa Senhora das Vitórias. Recebeu o Certificado da Pastoral Catequética e foi representante de Grupo da 3° Idade na Praça Menonita. Em 2011 passou a atuar como Ministra da Extraordinária Comunhão Eucarística.

Padre José Vieira de Sousa, de Pedro Paulo (PDT). Cumpriu seu noviciado em Pirassununga – São Paulo e foi ordenado presbítero em fevereiro de 2000 na Paróquia de Saudade do Iguaçu, onde exerceu atividades de vigário paroquial por um ano. Atualmente é Reitor e Pároco da Paróquia e Santuário Nossa Senhora do Sagrado Coração em Curitiba.

Irmã Laura Ribeiro, de Jorge Bernardi (Rede). Freira da Ordem dos irmãos Passionistas, atua como educadora e Vice-Diretora do Colégio Nossa Senhora Menina, em Curitiba. Entrou para a Ordem em 1964, e fez votos de obediência no ano seguinte. Em 2015, completou 50 anos de vida religiosa dedicados à educação, com extensa obra de caridade em favor da Igreja e da comunidade.

Padre Márcio Pinho, de Helio Wirbiski (PPS). Completando 25 anos de sacerdócio em julho deste ano, possui formação em filosofia e fez seu noviciado em Roma na Congregação Oblatos de Maria Virgem. Desde 2009 atua como membro do Conselho da Delegação Brasileira da Congregação Oblatos de Maria Virgem. Atualmente é Pároco na Paróquia São Paulo Apóstolo no Bairro Uberaba.

Maria de Lourdes Pessole Biondo, de Bruno Pessuti (PSD). Mestre e Doutora em Medicina, professora de técnica cirúrgica na Universidade Federal do Paraná, sempre se dedicou ao catolicismo através da música e do ensino da língua italiana. Com 35 anos de atividades na Igreja de São José de Santa Felicidade, atua na preparação das missas em língua italiana, organiza o Encontro de Corais e a Missa das Velas do Natal.

Padre Roberto Nentwig, de Sérgio do Posto (PSDB). Possuindo grande experiência nas áreas de Teologia e Filosofia, assumiu os trabalhos de evangelização na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Belém, no Bairro Cajuru. Desde 2012 atua como diretor espiritual de Treinamento de Liderança Cristã e como assessor comunitário de animação Bíblico Catequética da Diocese de Curitiba.

Além dos vereadores Araújo, Pedro Paulo, Felipe Braga Côrtes, Serginho do Posto e Dona Lourdes, também compuseram a mesa Maria José Ripol Diniz Serenato, administradora da Regional Santa Felicidade; e Oles Ivan Sysak, presidente da Sociedade Ucraniana do Brasil. Também estavam presentes os vereadores Chico do Uberaba, Julieta Reis, Helio Wirbiski, Bruno Pessuti, Tico Kuzma, Geovane Fernandes, Chicarelli, Tito Zeglin, Toninho da Farmácia, Jorge Bernardi e Professor Galdino (PSDB).

A cerimônia contou com a participação de integrantes do Coral da Catedral Ucraniana de São João Batista que executaram duas peças musicais.