Em sessão solene, Câmara entrega Prêmio Ecologia e Ambientalismo 2023

por João Cândido Martins | Revisão: Alex Gruba — publicado 22/09/2023 11h30, última modificação 25/09/2023 11h17
Para vereadores e homenageados, as mudanças climáticas são uma realidade e prêmios ambientais fomentam a conscientização sobre o tema.
Em sessão solene, Câmara entrega Prêmio Ecologia e Ambientalismo 2023

Prêmio Ecologia e Ambientalismo 2023 destacou pioneirismo de Curitiba na proteção ambiental. (Fotos: José Lázaro Jr./CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba promoveu uma sessão solene nesta quinta (21) para a entrega do Prêmio Ecologia e Ambientalismo 2023. A cerimônia teve a presidência do vereador Mauro Ignácio (União), segundo-vice-presidente da Câmara Municipal de Curitiba, que destacou ser a honraria destinada àqueles que se destacaram por meio de ações na defesa da natureza, do meio ambiente e dos interesses ecológicos: “A cidade de Curitiba sempre foi uma referência na ecologia e no ambientalismo e a Casa se sente honrada em poder homenagear”.

Na mesa, além de Mauro Ignácio, estavam presentes Osias Moraes (Republicanos), Marcos Vieira (PDT), Herivelto Oliveira (Cidadania), Bruno Pessuti (Pode), Rodrigo Braga Reis (União) e  Noemia Rocha (MDB). No plenário, marcaram presença os vereadores Dalton Borba (PDT), Ezequias Barros (PMB), Giorgia Prates – Mandata Preta (PT), Hernani (PSB), João da 5 Irmãos (União), Jornalista Márcio Barros (PSD), Nori Seto (PP), Oscalino do Povo (PP), Pastor Marciano Alves (Solidariedade), Serginho do Posto (União), Sidnei Toaldo (Patriota), e Zezinho Sabará (União).

O evento teve a participação do Coral Allegro, sob a coordenação de Jussara Cecarelli e regência de Christopher Ancoski.

Assista à cerimônia no vídeo abaixo, publicado no canal da CMC no YouTube.

Saudação

O vereador Bruno Pessuti iniciou sua saudação aos homenageados dizendo ser uma honra recebê-los no Palácio Rio Branco, sede da Câmara Municipal de Curitiba, no Dia da Árvore. “É também o dia em que essa Casa concede o Prêmio Ecologia e Ambientalismo. Curitiba é a cidade mais sustentável da América Latina graças a servidores como o José Roberto Roloff, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), que plantou mais de 400 mil árvores, entre outros homenageados”. Pessuti salientou que cada vereador pode escolher uma pessoa entre 1,9 milhão de habitantes da cidade para o recebimento da honraria: “Nós escolhemos vocês, pessoas que fazem de Curitiba uma das melhores cidades do mundo para se viver, mesmo com os inúmeros desafios que devemos enfrentar. Vocês ajudam a Câmara Municipal a construir soluções para esses desafios”.

O parlamentar destacou que estamos vivendo um momento muito complexo do planeta Terra, o único que temos para viver. “A recente onda de calor está sendo debatida todos os dias pelos meios de comunicação. Não tivemos geadas esse ano. A mudança climática é uma realidade e está afetando a vida das pessoas”, disse Pessuti. Ele citou situações como catástrofes recentes no estado do Rio Grande do Sul, com centenas de pessoas afetadas e dezenas de mortos. Outra citação mencionada por ele foi a tempestade na Líbia, evento climático no qual se acredita que dezenas de milhares de pessoas tenham perdido suas vidas. 

Agradecimento

Maria de Lurdes Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza desde 2006, disse estar muito honrada por poder proferir o agradecimento em nome dos homenageados. Ela reforçou a fala do vereador Bruno, enfatizando que a natureza e a biodiversidade precisam ser preservadas. “As mudanças climáticas são reais e produzem impactos, o que gera a necessidade de adaptação a esse eventos por meio de mudanças de atitudes da sociedade e das organizações”, disse. Para ela, honrarias como o Prêmio Ecologia e Ambientalismo ajudam na criação de uma cultura de promoção do meio ambiente: “Curitiba é um ‘case’ internacional de cidade preocupada com a sustentabilidade e essa premiação é uma das iniciativas que fazem da cidade uma das mais verdes do Brasil e a 14ª cidade mais sustentável do mundo”.

A homenageada citou alguns exemplos que destacam a cidade de Curitiba como pioneira no ambientalismo, como a criação do Parque Barigui, nos anos 1970. “O parque foi criado visando a contenção das cheias, a exemplos de outros parques que desempenham a mesma função”, disse Nunes. Outro exemplo citado por Maria de Lurdes Nunes é o fato de que, em 2024, Curitiba contará com mais de 400 quilômetros de ciclovias, oferecendo à população uma alternativa de transporte. “Somando todas os espaços arborizados da cidade, Curitiba tem mais de 60m² de área verde por habitante, valor muito acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde, que é de 12m² por habitante”, lembrou ela.

Sobre a presença de água na cidade, Maria de Lurdes frisou que Curitiba está na Bacia do Rio Iguaçu e é cercada pela Mata Atlântica, sendo que ambas são interdependentes. “A proteção à natureza em Curitiba resulta da ação sinérgica de diversos atores”. Ela concluiu destacando que o Dia da Árvore coincide com os 33 anos de criação do Grupo Boticário.

Clique na imagem abaixo para ver fotos do evento, publicadas no Flickr da Câmara.

21/09/2023 - Prêmio Ecologia e Ambientalismo

Homenageados

ANTONINA PAVILAK RIBEIRO, indicada pela vereadora Giorgia Prates. É catadora de materiais recicláveis há mais de 40 anos no Parolin. Seu trabalho diário faz a diferença e representa pessoas que nunca estão nos holofotes, que nunca são reconhecidas. É ecologia e ambientalismo no cotidiano, enquanto muitos acham que precisam de muito para fazer a diferença. Antonina nos ensina sobre fazer tudo o que pode com o que se tem.

ANTUNES E SILVA – RECICLAGEM CAPITAL, indicado pelo vereador Pastor Marciano Alves. Fundada por Rodrigo Antunes e Cleiton da Silva, no intuito de tornar-se referência e com a missão de gerar resultados, atingindo a satisfação de seus clientes, fornecedores, colaboradores e sociedade, em todas as áreas em que atua, gerando, através da reciclagem, benefícios ao meio ambiente e sustentabilidade.

ASSOCIAÇÃO DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS CORBÉLIA, indicada pelo vereador Dalton Borba. É uma das primeiras associações que trabalha com a reciclagem de isopor, além de receber materiais como CDs e cápsulas de café instantâneo, que recebem o tratamento adequado para posterior destinação, sem contaminação do meio ambiente. Além disso, a associação fundou o "Museu do Lixo", em 2014, " que atende principalmente escolas municipais.

CARLOS ALBERTO TAVARES FERREIRA ROCHA, indicado pelo vereador Noemia Rocha. É economista, empresário, voluntário e ambientalista. CEO da Carbon Zero, fundador e diretor presidente da Fundação Tavares Ferreira; criador do Programa Centro de Apoio e Pesquisa (Capes), criador do Programa Corredores de Água Boa e diretor de projetos sócio ambientais e de sustentabilidade da Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre). É diretor-geral da Reserva Natural Fazenda Nossa Senhora de Fátima.

CAROLINA PASCHOAL, indicada pelo vereador Marcelo Fachinello. Há 18 anos na direção da Escola Pedro Apóstolo, fundada por seus pais, preserva o diferencial da instituição que é o compromisso com a ação do ser humano, o desenvolvimento de suas habilidades e competências e sobretudo a conscientização ambiental, aliando conhecimento e respeito às diversidades culturais, históricas e sociais.

CLAUDIA CAROLINA GUADAGNIN, indicada pelo vereador Herivelto Oliveira. É jornalista, pós-graduada em Antropologia Cultural e Mestra em Direitos Humanos e Políticas Públicas. Atualmente, trabalha como jornalista e Assessora de Imprensa da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental e da Grande Reserva Mata Atlântica. É redatora na De Propósito Comunicação de Causas e da Bombai Comunicação. É roteirista no canal do YouTube, Meteoro Brasil.

CORREIA CATALISADORES, indicado pelo vereador Ezequias Barros. A Correia Catalisadores foi criada em 2019, por Marco Antônio Correia e seu sócio Vinícius Correia, na cidade de Curitiba. Com seus serviços, é possível reutilizar os catalisadores dos automóveis, fazendo assim com que o descarte dessas peças seja bem menor, a emissão dos poluentes fiquem nos parâmetros permitidos e os proprietários destes veículos não sofram com o alto custo da troca.

ELIANA ULER, indicada pelo vereador Jornalista Márcio Barros. É protetora independente de animais. Desde 2000, atua em resgates, reabilitação, castração, vacinação e adoção através de feiras e redes sociais. Moradora do CIC, já atuou na castração de centenas de cães de forma direta ou indireta, como também no salvamento de diversos animais atropelados, fêmeas no cio, ninhadas abandonadas, cães anêmicos, com miíase, caquéticos, desnutridos e maltratados. 

FLÁVIO ZANETTE, indicado pelo vereador Hernani. É considerado hoje a maior autoridade do mundo em Araucaria angustifolia, árvore popularmente conhecida como "Pinheiro do Paraná". Sua pesquisa tem como principal intuito salvar a espécie, que beira a extinção. Salvar a araucária tornou-se a vida do professor Flávio, que costuma dizer que "Araucária não é peça de museu", pois acredita que a salvação da espécie se dará com pesquisa e incentivo no plantio de novas mudas.

GENAIR BIBIANE GOETTEL BRASIL, indicada pelo vereador Zezinho Sabará. É síndica dos Condomínios Residencial Piemonte e Residencial Santo André. Desenvolve projeto ambiental com 128 famílias de moradores, fazendo a coleta seletiva de óleo de cozinha e latas de alumínio, que são vendidos para empresas de reaproveitamento. Com o valor arrecadado, é realizada uma festa anual no Dia das Crianças para as crianças dos dois condomínios. Junto com os moradores, pretende construir uma composteira para utilizar os alimentos que são descartados no lixo orgânico. 

HELIO DE OLIVEIRA PEREIRA, indicado pelo vereador João da 5 Irmãos. Graduado em Gestão Ambiental, pós-graduado em Análise Ambiental e em Pedagogia Cristã pela Faculdade São Braz. É servidor público municipal na Secretaria Municipal do Meio Ambiente há 36 anos, desenvolvendo atividades e projetos em prol da nossa Capital Ecológica

JOSÉ ROBERTO ROLOFF, indicado pelo vereador Oscalino do Povo. Na qualidade de Diretor do Departamento de Arborização e Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, zela pela responsabilidade ambiental quanto à sustentabilidade verificada no processo de produção de flores para os canteiros da cidade. Implantou projeto de Educação Ambiental no Horto Botânico do Guabirotuba, que atende escolas de nível fundamental. Criou também um modelo com metodologia avançada no processo de produção de mudas adequadas às vias públicas.

KIM GURTENSTEN FABRI, indicado pelo vereador Pier Petruzziello. É sócio da Earth Renewable Technologies (ERT) que surgiu há 12 anos como uma startup na Clemsom University, Carolina do Sul – EUA. Há dois anos, iniciou uma pesquisa com a UFPR, focada no desenvolvimento de polímeros fabricados a partir do bagaço da cana-de-açúcar. Recentemente foi inaugurada a planta industrial da ERT no bairro CIC – pela primeira vez na história, uma empresa passa a produzir em território nacional uma solução alternativa aos plásticos derivados do petróleo.

LUCIANA CAPELETTI, indicada pelo vereador Tico Kuzma. A Promefarma é uma empresa curitibana que atua há 33 anos no segmento de distribuição de medicamentos em órgãos públicos e privados. Trabalha com a logística reversa e a educação da população sobre a importância do descarte correto dos fármacos. Investe pesado na autossuficiência em energia elétrica, reaproveitamento de água da chuva, redução, reuso e reciclagem de todos os materiais utilizados nos processos.

LUIS ANTONIO IDALENCIO, indicado pelo vereador Leonidas Dias. É o fundador do Instituto Mata Atlântica. Trabalha dando aulas de educação ambiental em escolas de todo o Brasil, utilizando três museus itinerantes instalados em duas carretas e um ônibus. Já colaborou com o projeto de despoluição dos rios de Curitiba e sua atuação na proteção ambiental ao longo dos anos permitiu recuperar mais de 12 mil hectares nas nascentes dos rios Iguaçu Piraquara e Quatro Barras.

LUIZ FORNAZZARI NETO, indicado pelo vereador Tito Zeglin. Graduado em Geologia e mestre em Geologia Exploratória. Trabalhou no Instituto Ambiental do Paraná e na Sanepar. Em 2019, foi nomeado com cargo de chefia de departamento na Diretoria de Gestão de Bacias Hidrográficas do Instituto das Águas do Paraná e posteriormente assumiu a Chefia do Escritório Regional de Curitiba do Instituto Água e Terra – IAT e a Gerência Regional da Bacia do Alto Iguaçu e Afluentes do Ribeira.

MARIA DE LOURDES NUNES, indicada pelo vereador Nori Seto. É diretora-executiva da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza desde 2006. Estruturou a área de Sustentabilidade do Grupo Boticário e implementou o primeiro plano de Sustentabilidade de longo prazo para a organização. É responsável direta por tornar a Fundação Grupo Boticário a ser reconhecida como uma das principais organizações empresariais que atua pela proteção da natureza no Brasil.

MARIA JOSÉ DE OLIVEIRA, indicada pelo vereador Angelo Vanhoni. Conhecida como Lia, trabalha há 40 anos como catadora e é presidente da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis – Catamare. A atividade profissional que começou como uma necessidade de sobrevivência é hoje a sua paixão, compreendendo a relevância da coleta para a sociedade, a natureza e o meio ambiente. Lia acredita que o lixo é como um um diamante bruto: no começo é aquela pedra feia e a gente acaba deixando bonito.

MARIO JOSÉ DE SOUZA, indicado pelo vereador Marcos Vieira. Há cinco anos, é coordenador de uma horta comunitária no bairro Sítio Cercado, denominada de Horta Nossa Senhora do Carmo. Antes, a área em que se encontra a horta era apenas um matagal na beira de um córrego, onde eram descartados lixos e entulhos e, atualmente, além da produção de hortaliças orgânicas e sem agrotóxicos, cumpre uma função social, gerando trabalho e renda para 12 famílias.

ONDA ECO, indicada pelo vereador Alexandre Leprevost. Lançada em outubro de 2020 pela CEO Stefania Bonetti, é uma empresa de produtos de limpeza ecológicos e veganos com certificado SVB, produzidos 100% a partir de ingredientes naturais, sem nenhuma forma de exploração animal, seja nos componentes ou nos testes. As embalagens da marca possuem o selo "Eu Reciclo", pois são feitas de plástico reciclado retirado do litoral e dos oceanos. É uma empresa comprometida com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

ORLANDO STOLF, indicado pelo vereador Serginho do Posto. Foi professor e servidor federal. Ao longo da vida, cultivou dois hobbies: leitura e plantar árvores. Plantou mais de 10 mil árvores nas ruas, escolas, creches, praças de Curitiba e principalmente na Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal e no seu entorno. Fez um viveiro de mudas de árvores na Associação da Caixa e troca cada muda por um quilo de alimento não perecível em prol da OSSA (Obra Social Santo Aníbal), que atende a 180 crianças em situação de risco na Vila União – Uberaba de Cima, Curitiba.

PAULO ROBERTO MUNHOZ, indicado pelo vereador Professor Euler. Inspirado na cultura brasileira e na riqueza biológica brasileira, criou a turma de personagens Brichos (Bichos Brasileiros) com o intuito de ativar nas crianças o amor próprio, o respeito pelos vizinhos e uma noção positiva a respeito do nosso país. Os personagens vivem na Vila dos Brichos, uma pequena cidade de altíssimo nível tecnológico, incrustada numa grande floresta, com a qual estabelece perfeita harmonia. Nessa cidade imaginária, uma espécie de Brasil que deu certo, Paulo colocou todos as suas ideias a respeito de mobilidade urbana, tratamento de água e esgoto, produção de energia, consumo consciente, sonoridade urbana saudável, etc.

REYMASTER MATERIAIS ELÉTRICOS, indicada pelo vereador Sidnei Toaldo. Dentre as ações sustentáveis realizadas pela empresa, estão a destinação correta das lâmpadas de LED descartadas, troca de lâmpadas à base de mercúrio por LED em todas as unidades da empresa, destinação dos papelões e papeis descartados da operação para as cooperativas dos catadores de papel, digitalização dos documentos e eliminação dos copos descartáveis através de uma campanha de conscientização chamada “Adote uma caneca ou garrafa”.

RODRIGO BERTÉ, indicado pelo vereador Osias Moraes. Desde 2015, desenvolve projetos de pesquisa com o objetivo de compreender e gerar conhecimento sobre como padrões e normas tecnológicas e organizacionais são alterados, destruídos, construídos e substituídos, com o enfoque em inovação sustentável. Atualmente trabalha no projeto de pesquisa que avalia e monitora a qualidade da água do Rio Bacacheri em nossa cidade por meio de testes de toxicidade.

SINESIO SCARANO, indicado pela vereadora sargento Tania Guerreiro. Sócio-proprietário da empresa Lagrisul, especializada no comércio atacadista de aparas de papel e papelão. A empresa desenvolve projetos de reciclagem industrial através do uso de equipamentos modernos e soluções integradas de logística, sempre de forma ambientalmente correta e com gestão de resíduos ética e ecologicamente recomendáveis. 

TATIANE MARTINS SOARES, indicada pelo vereador Rodrigo Braga Reis. Tem vasta experiência em Ciências Ambientais, com ênfase em Resíduos Sólidos. Estagiou na Coordenadoria de Recursos Hídricos, atuou como consultora ambiental, chefe da Divisão de Educação Ambiental na Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Colombo, no projeto “Sustentabilidade da Escola ao Rio” e no Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Colombo. Atualmente é proprietária e fundadora da startup ''A Riqueza dos Resíduos – RR'', empresa de soluções ambientais, que tem como objetivo inovar na gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos e estar presente em todos os elos da logística reversa de materiais recicláveis. 

INSTITUTO INTERNACIONAL ARAYARA, indicado pelo vereador Bruno Pessuti. O Instituto Internacional Arayara é uma uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que nasceu da parceria entre cientistas, gestores urbanos, engenheiros, urbanistas e ambientalistas. Tem como missão alcançar uma sociedade mais segura e que preza pela qualidade de vida de seus cidadãos, buscando garantir que todos os recursos sejam usados e distribuídos amplamente de forma justa e sustentável.