Em sessão solene, Câmara Municipal entrega o prêmio Cidade de Curitiba

por João Cândido Martins | Revisão: Alex Gruba — publicado 26/03/2024 11h45, última modificação 26/03/2024 11h56
Honraria foi concedida pelos vereadores a 27 pessoas em evento alusivo aos 331 anos da fundação de Curitiba.
Em sessão solene, Câmara Municipal entrega o prêmio Cidade de Curitiba

Nesta segunda-feira (25), a Câmara Municipal concedeu o prêmio Cidade de Curitiba a 27 homenageados, em evento referente aos 331 anos de fundação do município. (Fotos: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta segunda-feira (25), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) concedeu o prêmio Cidade de Curitiba a pessoas que se destacaram em virtude do impacto positivo que seus trabalhos proporcionam à cidade. A cerimônia, que marca as comemorações dos 331 anos de fundação do municipio, foi presidida pelo vereador Marcelo Fachinello (Pode), presidente da CMC. Além dele, a mesa foi composta pelos vereadores: Tito Zeglin (PDT), primeiro-vice-presidente; Mauro Ignácio (sem partido), segundo-vice-presidente; Osias Moraes (Republicanos), primeiro-secretário; Leonidas Dias (Solidariedade), quarto-secretário; Noemia Rocha (MDB); e Sargento Tânia Guerreiro (Pode).

Também estavam presentes os vereadores: Alexandre Leprevost (Solidariedade); Bruno Pessuti (Pode); Dalton Borba (PDT); Ezequias Barros (PMB); Herivelto Oliveira (Cidadania); João da 5 Irmãos (sem partido); Jornalista Márcio Barros (PSD);  Marcos Vieira (PDT); Mauro Bobato (PP); Nori Seto (PP); Oscalino do Povo (PP); Pastor Marciano Alves (Republicanos); Pier Petruzziello (PP); Professora Josete (PT); Rodrigo Reis (sem partido); Serginho do Posto (sem partido); Sidnei Toaldo (PRD); Tico Kuzma (PSD), líder do governo; e Zezinho do Sabará (sem partido). 

Assista a sessão solene no Canal da CMC no Youtube

Premiação é alusiva aos 331 anos da fundação de Curitiba

Tico Kuzma (PSD), líder do prefeito na Câmara, proferiu a saudação oficial. Inicialmente ele destacou sua satisfação e orgulho ao se dirigir aos homenageados. Destacando os 331 anos de história, ele afirmou que Curitiba se reinventa e se renova de forma inteligente, em prol de uma cidade mais próspera e inclusiva para as próximas gerações. “A prova disso são vocês, os 27 agraciados com o prêmio Cidade de Curitiba, em áreas como a arte, a ciência, a assistência social e o esporte, trazendo inovação, empatia e excelência para nossa comunidade”, disse.

O parlamentar lembrou que o prêmio Cidade de Curitiba foi criado em 1983, com outra denominação e, a partir de 1986, passou a ter o nome pelo qual é atualmente conhecido. Cada vereador pode indicar um nome de destaque em sua respectiva área de atuação. “O prêmio é concedido em sessão solene alusiva às comemorações do aniversário da cidade, sendo realizada ou na própria data de fundação de Curitiba (29 de março), ou, como é o caso hoje, em uma data próxima”, esclareceu Kuzma.

Para o líder do governo, cada um dos homenageados possui um compromisso vivo com a cidade, por meio de suas conquistas profissionais ou de seus trabalhos voluntários. “São vocês que moldam a cidade de Curitiba, que no ano passado recebeu o título de cidade mais inteligente do mundo durante o evento Smart City Barcelona. Muito disso se deve ao trabalho dos laureados. Vocês mostram que podemos nos orgulhar do caminho que percorremos, mas devemos olhar para a frente com esperança e determinação, pois ainda há muito por ser feito”, disse Kuzma. “Vocês levam mais longe o nome de Curitiba”, finalizou o vereador.

Honraria simboliza trabalho árduo e diário por Curitiba

Antonio Gilberto Deggerone, presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), pronunciou o agradecimento em nome dos homenageados. Ele agradeceu aos vereadores que tiveram a sensibilidade de escolher homenageados com histórias de vida e currículos comoventes. Para ele, ser homenageado com o prêmio Cidade de Curitiba é motivo de muito orgulho. “Primeiro, pela passagem dos 331 anos de fundação da Cidade Sorriso, modelo de inovação para todos e que teve uma árdua história de desenvolvimento desde os seus primórdios. E segundo, porque essa honraria representa o símbolo do trabalho também árduo e diário por nossa amada cidade”, disse Deggerone.

Para o presidente da ACP, esse ano há um motivo a mais para comemoração: a eleição de Curitiba como a cidade mais inteligente do mundo. “Um título mais do que merecido, que representa o reconhecimento a um conjunto de ações, políticas públicas e planejamentos urbanos inteligentes voltados ao crescimento socioeconômico e à sustentabilidade ambiental” afirmou Degeronne. O presidente da Associação Comercial do Paraná afirmou que a entidade está presente e caminha lado a lado da cidade de Curitiba há 130 anos.

“Graças aos ideais do nosso patrono, Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul, que não só criou a Associação [Comercial do Paraná] como também participou de muitas outras contribuições para o avanço de Curitiba”, disse. Entre essas contribuições, Deggerone lembrou que o Barão foi um camarista, denominação para um vereador na época, e chegou a presidir a Câmara Municipal: “Além disso, o Barão defendeu a cidade durante a Revolução Federalista. Seu ato foi erroneamente interpretado como uma traição, o que resultou em sua morte”. O presidente da ACP encerrou sua fala lembrando uma frase do Barão do Serro Azul: “De nada adiantaria a iniciativa de alguns se não fosse a união de muitos”.

Outras presenças

Também estiveram presentes na sessão solene: Ricardo Cansian Netto, vice-presidente e conselheiro político da ACP; Domingos Murta, vice-presidente da ACP e vice-presidente da Associação Amigos do HC (que hoje teve seu título de Cidadão Honorário de Curitiba aprovado em primeiro turno); João Edison Alves Camargo e Gomes, vice-presidente da ACP; Jonel Chede, ex-presidente e membro do Conselho Superior da ACP; e Evandro Terra, ex-prefeito e vereador na cidade de Joaquim Távora.

Veja as imagens do evento no Flickr da CMC

25/03/2024 - Sessão Solene - Prêmio Cidade de Curitiba

 

Homenageados (entre parênteses, o vereador que sugeriu a homenagem)


1. ANTONIO CARLOS DA SILVEIRA (Nori Seto)
Formado em Administração, proprietário do Silverado Hotel, é diretor do Clube 3 Marias desde 2020. Sempre entendeu a importância do trabalho comunitário. Realiza ações de solidariedade tanto no clube quanto no seu hotel, onde oferece cinco quartos para pessoas carentes, principalmente para quem vem de outras cidades.

2. ANTONIO GILBERTO DEGGERONE (Jornalista Márcio Barros)
Com larga experiência em Administração, Gestão de Pessoas e área comercial, é fundador e conselheiro da revenda de carros Exclusiva Veículos. Já atuou em empresas como Electrolux, Sanyo, Prosdócimo e Sharp. Foi vice-presidente da Assovepar, compõe o Conselho da ACP desde 2011 e foi eleito presidente para a gestão 2023-2026.

3. BRIAN BALDRATI (Herivelto Oliveira)
Fotógrafo paranaense que aborda e fotografa pessoas comuns nas ruas, oferecendo registros com seu olhar artístico, em um estilo marcado pela simplicidade e pelo foco na essência de cada indivíduo retratado. Engajado em causas sociais e ambientais, compartilha em suas redes, pelo perfil @isthisreal, um caminho para que seus seguidores possam contribuir para um mundo mais justo e saudável.

4. CÉSAR AUGUSTO TERRA (Tito Zeglin)
É advogado, formado pela Faculdade de Direito de Curitiba (atual UniCuritiba), inscrito na OAB Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. É pós-graduando em Ciência Política pela UniCesumar. Atualmente, é empresário e sócio fundador da Gabardo & Terra Advogados Associados.

5. CLEILTON EDUARDO VICENTE (Mauro Bobato)
Conhecido como Perdigão, é um ex-futebolista que jogou em diversos times. Iniciou sua carreira no Pinheiros, foi bicampeão paranaense pelo Paraná Clube, e atuou também em clubes como o Atlético Paranaense, o Internacional e o Vasco. Fundou a Associação Athletica P8, um projeto social voltado para crianças e adolescentes, formando times que participam de competições como a Curitiba Cup e a Taça das Favelas.

6. CLOVES ANTONIO AMISSIS AMORIM (Professora Josete)
É psicólogo, mestre e doutor em Educação, docente do curso de Psicologia da PUC-PR, presta consultoria em Psicologia Escolar e Educacional com a Secretaria Municipal de Educação. É paraninfo do Programa Curitibinhas, que tem como escopo a inclusão e conscientização contra o bullying no ambiente escolar, em atuação conjunta com organizações religiosas e defensoras dos Direitos Humanos.

7. DANILO RICHARTZ BENKE (Pastor Marciano Alves)
Fundador da empresa Erva Mate Paraná, com o objetivo de modernizar, conhecer e transmitir a história da erva-mate e resgatar seu valor para o estado. Realiza trabalhos voluntários, como no projeto OVO, da Vila Pantanal, no voluntariado Positivo e no Hospital Pequeno Príncipe. Auxilia o Lar Infantil Sol Amigo e a Arquidiocese de Curitiba, no Projeto Mesa Fraterna.

8. DEMÓSTENES ALBERNAZ (Tico Kuzma)
Reconhecido empresário do ramo ótico, começou vendendo óculos de porta em porta e hoje conta com mais de 40 lojas da Ponto de Visão espalhadas pelo Paraná. Inovou no setor como a única ótica com fabricação própria de lentes digitais do Brasil, proporcionando saúde visual com valores acessíveis para a população.

9. EDUARDO ANDERSEN ESPÍNOLA (Mauro Ignácio)
Advogado, dedica-se ao estudo e à aplicação do Direito das Famílias, trabalhando em favor de menores e de partes menos favorecidas. Seu escritório reverte parte dos honorários à advocacia pro bono, com a prestação gratuita, eventual e voluntária de serviços jurídicos em favor de instituições sociais sem fins econômicos. Membro criador e efetivo do Instituto Mãos Unidas, entidade de amparo às famílias carentes. 

10. EDUARDO SANZ DE OLIVEIRA E SILVA (Pier Petruzziello)
Tem vasta experiência no mundo jurídico, notórias contribuições na advocacia e no magistério. Foi professor da UniCuritiba, Unifae e Universidade Positivo; coordenou inúmeros grupos de pesquisas nestas instituições. Foi um dos idealizadores do movimento pela constituição da Defensoria Pública do Paraná. Advoga em inúmeras causas em advocacia pro bono para pessoas vulneráveis e sem representação.

11. GUILHERME ZIEGEMANN SEIDEL (Leonidas Dias)
Advogado formado pela Faculdade de Direito de Curitiba, com especialização em Direito Constitucional e Tributário. É membro da Comissão de Direito Tributário da Associação Comercial do Paraná e sócio fundador do escritório Ziegemann Seidel Advogados, com forte atuação na área empresarial e tributária. Presta serviços para a cidade de Curitiba com muita excelência e dedicação.

12. HEITOR JOÃO LAGOS (Sérgio R. B. Balaguer – Serginho do Posto)
Graduado em Medicina pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná, foi diretor na UTI do Hospital Nossa Senhora das Graças, coordenador e preceptor da residência em clínica médica. Membro do corpo clínico do Hospital Santa Cruz desde 2003, é atualmente vice-diretor clínico dessa casa de saúde. Durante a pandemia da covid-19, trabalhou na linha de frente como médico intensivista.

13. HERMES AUGUSTO AGOTTANI ALBERTI (Sargento Tânia Guerreiro)
Graduado em Medicina, com especialização em Ortopedia, Traumatologia Desportiva e Artroscopia, possui titulação de especialista em cirurgia de joelho pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho. É mestre em Engenharia Biomédica pela UFPR, atendendo a população no Hospital do Trabalhador.

14. JULIANA BARATELLA ANDRÉ ROVEDA (Noemia Rocha)
Médica Neonatologista, é membro da Sociedade Brasileira de Pediatria e do Comitê de Neonatologia. Atuou como intensivista neonatal no Hospital do Trabalhador e no Nossa Senhora das Graças. Desde 2015, atua como coordenadora da UTI Neonatal do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie e como preceptora da residência médica de Neonatologia.

15. LUCIANA KUSMAN (Bruno Pessuti)
Graduada em Enfermagem, com especializações em Saúde da Família, Gestão Pública, Gestão Epidemiológica e em Saúde do Trabalhador. Ingressou na Prefeitura de Curitiba em 2000, onde atuou como enfermeira e autoridade sanitária. Foi coordenadora do resgate social da Fundação de Ação Social (FAS) e atualmente é supervisora do Distrito Sanitário Tatuquara. 

16. LUCIANE ZAIMOSKI (Osias Moraes)
Fundadora do Instituto Samuel Caetano, que tem o objetivo de prestar auxílio a indivíduos e familiares que enfrentam a depressão. Luta pelo tratamento humanizado, propagando em palestras a conscientização e a importância da valorização da vida. Sua motivação é o desejo de pôr fim ao sofrimento de mães que choram a perda de seus filhos e evitar que mais jovens coloquem um fim em suas próprias vidas.

17. LUIZ AUGUSTO SOUZA NETTO BACOCCINI (Alexandre Leprevost)
Formado em Desenho Industrial e em Arquitetura e Urbanismo, é fundador e diretor da Bacoccini Arquitetura e Consultoria, um dos escritórios com maior experiência em projetos contemporâneos do país. Com mais de 30 anos de experiência, o escritório assina projetos arquitetônicos sempre pautados em rígidos controles de qualidade, com compromisso e responsabilidade.

18. LUIZ FERNANDO GOTTSCHILD (Rodrigo Reis)
Graduado em Direito, é diretor da Imobiliária Razão e ex-presidente da Rede Imóveis. Foi um dos fundadores e diretor da ONG Rede Solidária Curitiba. Foi destaque em entrevistas publicadas no jornal Gazeta do Povo, na revista da Rede Imóveis e na revista Imóvel Magazine. Sempre participou de atividades em prol da valorização da categoria. 

19. MARCIA LEARDINI (Dalton Borba)
Advogada criminal, pós-graduada em Direito e Mestre em Direito Empresarial e Cidadania, com pesquisa na área de Direito Penal e Direito Processual em crimes contra a ordem econômica. Professora de graduação e pós-graduação do Centro Universitário Curitiba e professora convidada em cursos de pós-graduação no UniBrasil. É presidente da Comissão de Advogadas Criminalistas da Associação Paranaense de Advogados Criminalistas.

20. MARCO AURÉLIO CHICORA (Sidnei Toaldo)
Profissional dedicado ao cenário esportivo, principalmente ao futebol amador, iniciou sua carreira em 2007 ao lado de Leonidas Dias, na Rádio Cultura. Participou de diversos programas esportivos, como A Voz do Amadorismo, e transmitiu jogos de importantes campeonatos. Já trabalhou na Rádio Paraná, Rádio Mais, Onda Livre FM, Rádio Ágape, e outras. Atualmente, é âncora do Programa Rolando a Bola, na Rádio Capital Sul FM.

21. MARCO AURÉLIO VANZIN (João da 5 Irmãos)
Médico formado pela antiga Fundação Faculdade Federal de Medicina de Porto Alegre, trabalha na UPA Cajuru desde 2014, atuando em vários setores, desde o atendimento no consultório até as consultas na emergência. Pauta-se na prestação de um serviço humanizado, atendendo a todos com muita atenção e presteza.

22. MATEUS SANDMANN AFONSO (Marcelo Fachinello)
Desde pequeno, mostra-se um entusiasta de carros. Após dirigir um veículo 100% elétrico pela primeira vez, teve a ideia de criar uma página sobre os “carros do futuro”, a Eletricarbr, na qual aborda o futuro dos automóveis bem como a mobilidade sustentável. Com o objetivo principal de levar a noção de sustentabilidade a mais e mais pessoas, suas publicações alcançam mais de 4 milhões de pessoas.

23. MAURÍCIO BANDEIRA DE ASSIS (Oscalino do Povo)
Formado em Educação Física, se destacou como um educador comprometido e apaixonado pela promoção da saúde, sempre incentivando seus alunos a adotarem um estilo de vida ativo e saudável. Também demonstrou muito comprometimento social e comunitário, como voluntário e doador no Erasto Gaertner, e apadrinhando alunos da Associação de Pais e Responsáveis (APR).

24. MELISSA MITSUÊ BRAZ IMOTO (Ezequias Barros)
Graduada em Medicina pela Ulbra-RS e especialista em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital e Maternidade Santa Brígida. Tem paixão pelo atendimento à mulher e pelo acolhimento na gestação. Seu objetivo é ajudar quem precisa, sem esperar nada em troca. Mantendo essa filosofia, reabriu, com uma sócia, a Escola Paranaense de Aperfeiçoamento Médico, com o propósito de formar profissionais com o coração solidário.

25. SHEILA TEIVFIK QUINTAS DOS SANTOS (Marcos Vieira)
Educadora física, realizou diversos cursos com o Comitê Paralímpico e de Audiodescrição. Após presenciar um paratleta deficiente visual sendo guiado por um voluntário em uma corrida, juntou-se ao grupo de guias. Criou o grupo de exercícios com audiodescrição de fortalecimento, alongamento e corrida online para deficientes visuais. Seu projeto é um sucesso, proporcionando inclusão por meio do esporte.

26. TERESA CHOMA PAULIV (Zezinho Sabará)
É presidente da Associação de Moradores Alto Barigui desde 1999. Trabalha voluntariamente há 24 anos, apoiando a comunidade na solução dos mais diversos problemas. Presta atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade que dependam de atendimento da FAS, da CAPS e de outros órgãos da saúde pública. Lidera ações de referência na região, com campanhas de doações de roupas e alimentos em casos de tragédias sociais, como enchentes.

27. WILSON SÁVIO PAULINO (Angelo Vanhoni, representado pela Professora Josete)
É produtor cultural e organizador de eventos há mais de 30 anos, tendo como foco as culturas populares, periféricas e carnavalescas. Tem formação como agente cultural e promotor de eventos e já atuou como conselheiro da Cultura de Curitiba. Foi presidente da Escola de Samba Leões da Mocidade, presidente do Conselho Fiscal da Liga das Escolas de Samba de Curitiba e responsável pelo Espaço Cultural Hauer. Também é compositor de sambas-enredo.


Homenageados que não puderam comparecer


DIOGO PORTUGAL (Professor Euler)
Humorista versátil, que vai do stand up comedy aos tradicionais esquetes, encarna os tipos mais hilários e diferentes, além de criar, interpretar e dirigir seus espetáculos. Organizador do maior festival de humor da América do Sul, o Risorama, em Curitiba, sempre incentiva o trabalho de novos comediantes. Foi destaque como o Elvisley, no Zorra Total, e atualmente faz parte do elenco do programa A Praça é Nossa.

Tenente-coronel MÁRCIO STANGE DA CRUZ (Hernani)
Bacharel em Segurança Pública e Ciências Equinas, é médico veterinário e doutorando em Ciências Veterinárias. Coordenou a implantação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Equoterapia e criou o Curso de Extensão em Equoterapia, em conjunto com a UniBrasil. Esteve à frente de projetos que oferecem a interação com equinos (Equoterapia) para crianças em vulnerabilidade ou com deficiências. Atualmente, é o comandante do Centro de Operações Policiais Militares (Copom).

OLENKA LINS E SILVA MARTINS (Giorgia Prates – Mandata Preta)
Formada em Direito na Universidade Federal Fluminense, advogou por alguns anos e depois se tornou juíza leiga. É defensora pública estadual desde 2016 e atualmente é 1a subdefensora pública-geral. Costuma dizer que é na Defensoria que a justiça se faz de maneira mais ampla, porque possibilita o acesso à população que mais precisa.

VILMA SLOMP (Maria Leticia)
Autodidata em Fotografia, estuda Desenho e Pintura, exercendo seu trabalho artístico em seu estúdio paralelo ao ofício da fotografia. Formada em Administração e pós-graduada em História da Arte no Século XX. Já expôs suas obras individualmente em museus e galerias no Brasil e no exterior, como na Pinacoteca de São Paulo. Desde 2014, realiza o projeto fotográfico “Amazônia: o ser & o estar”, documentando a realidade das pessoas ribeirinhas da região. Tem cinco livros publicados. Desde a década de 1970, registra o centro de Curitiba, evidenciando as profundas modificações ao longo do tempo.