Em sessão solene, CMC entrega Votos de Congratulações e Aplausos

por João Cândido Martins | Revisão: Alex Gruba — publicado 26/04/2024 11h50, última modificação 26/04/2024 11h48
Personalidades, empresas e associações foram homenageadas pelo vereador Nori Seto em função do trabalho que desenvolvem em prol da sociedade curitibana.
Em sessão solene, CMC entrega Votos de Congratulações e Aplausos

Por iniciativa de Nori Seto, 15 pessoas, entidades e empreendimentos receberam Votos de Congratulações e Aplausos em sessão solene nesta quinta (25). (Fotos: Rodrigo Fonseca/CMC)

Por iniciativa do vereador Nori Seto (PP), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) homenageou 15 pessoas, entidades e empreendimentos com Votos de Congratulações e Aplausos. O evento foi realizado nesta quinta-feira (25) e teve a presidência do proponente da homenagem.

Além dele, compuseram a mesa: Leverci Silveira Filho, secretário de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba; Amanda Leska, presidente do Mulheres Progressistas Curitiba, representando a deputada estadual Maria Victoria; e André Passos, ex-vereador, advogado e conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB-PR). A cerimônia teve a participação musical dos irmãos Grachi, João Gabriel e Maria Eduarda.

Assista a homenagem no canal da CMC no YouTube


Inscreva-se no canal da CMC no YouTube 

Homenageados escolhidos entre 2 milhões de pessoas e 400 mil CNPJs

O vereador Nori Seto, propositor da homenagem, deu as boas vindas a todos os presentes, em especial aos agraciados com os Votos de Congratulações e Aplausos. Ele esclareceu que a concessão dessa honraria é uma maneira de a CMC promover esse incentivo, valorizando pessoas, instituições e estabelecimentos que fazem a diferença na capital paranaense. “Se Curitiba possui a fama de ser uma cidade de vanguarda e também a mais inteligente do mundo, essa fama se deve muito a vocês”, afirmou o parlamentar.

Seto frisou que as pessoas, instituições e empreendimentos homenageados contribuem com o desenvolvimento social, econômico, científico, educacional e cultural de Curitiba. “Foram escolhidos de forma criteriosa em um universo de quase 2 milhões de pessoas e 400 mil CNPJs que atuam em nossa cidade. Cada homenageado com seus méritos, lutas e desafios e conquistas, mas todos com algo em comum: a importância de seu trabalho pelo bem comum”, afirmou.

O sucesso de uma cidade está no cidadão, pois ele faz as transformações

Amanda Leska, presidente do Mulheres Progressistas Curitiba, afirmou ser uma honra participar da homenagem. Amanda lembrou que, por iniciativa do vereador Nori Seto, teve início o trâmite de um projeto que proporciona segurança jurídica para o uso das Inteligências Artificiais (IAs) na gestão pública municipal (leia mais). Ela ainda enalteceu o fato de que, dos 15 homenageados na sessão solene, 10 eram mulheres.

André Passos, por sua vez, enfatizou a emoção por participar nesta solenidade. “Estou mais do que convencido de que a gente pode ter uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária seguindo o exemplo dessas 15 pessoas homenageadas”, disse. O secretário municipal Leverci Silveira Filho também enalteceu os premiados, que representam o que há de essencial na sociedade em muitos ramos da atividade humana. “Parabéns a todos que foram agraciados”, resumiu. 

Homenageados agradeceram o reconhecimento e explicaram suas atividades

Todos os agraciados fizeram uso da palavra. Cristina Aquino, presidente do Conselho de Educação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, agradeceu a premiação e declarou que pesquisa a obesidade há 25 anos. De acordo com ela, trata-se de uma doença cujo tratamento deve ser precoce, já que se trata de uma doença crônica. “Precisamos de políticas públicas. Precisamos entender o fardo que essas pessoas carregam. Mais da metade da população brasileira vive em sobrepeso, 84% dos jovens vivem o sedentarismo”, revelou, acrescentando que o Brasil é segundo país do mundo em número de cirurgias bariátricas.

Nelson Penteado, o Farofa, falou representando o Clube de Montanhismo do Paraná, um dos mais tradicionais Brasil: “Ao longo dos anos, o clube tem formado gerações de montanhistas, inclusive um que teve projeção nacional: Waldemar Niclevicz”. Ainda segundo ele, o clube oferece, além do curso de montanhismo, outros cursos, como o de buscas e resgastes em áreas remotas.

Espaço para artistas de Curitiba

O Bar Doce Lar foi representado por Cléber Rodrigo Afânio, que agradeceu a deferência no ano da comemoração do 20º aniversário do estabelecimento. “Muita gente vê os bares como algo menor, mas eles representam um setor importante da economia e do turismo”, disse. Ele também comentou o orgulho de o bar sempre oferecer a apresentação de uma atração local.

Monica Rosa Aguiar Borges, fundadora da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), revelou que, para ela, a homenagem da Câmara Municipal de Curitiba representa um momento singular. “Em 40 anos de atividade no SPVS, é a primeira vez que recebo um reconhecimento tão significativo. A SPVS é fruto de um esforço coletivo, do desejo compartilhado por um grupo muito comprometido com a conservação”, concluiu.

Veja as imagens do evento no Flickr da CMC

25/04/2024 - Sessão Solene - Entrega de Votos de Congratulações e Aplausos

Homenageados

Appalu Moda Feminina, representada por Patrícia Pinheiro
A empresa foi fundada em 1989 por Luci Vieira, que abriu uma confecção para ficar perto das filhas. A empresa se destacou pela produção de moda e pelos valores éticos e preocupação com a sustentabilidade. Seu trabalho foi reconhecido pelo Banco da Mulher de Curitiba e pelo Sebrae.

Bar Doce Lar, representado por Cléber Rodrigo Afânio
Localizado no bairro Seminário, o Bar Doce Lar foi fundado em 2004, tendo como inspiração uma peça de teatro que estreou em 2001. O bar tornou-se uma referência de lazer, entretenimento, gastronomia, cultura e boa música. Durante a pandemia, ganhou projeção nacional por transmitir lives para remunerar os músicos.

Benedita de Lourdes Godoy Matusita, à frente da empresa Kirei – Panelas e Fogões
Benedita chegou ao Paraná na década de 1950 para trabalhar nas lavouras de café. Concluiu o magistério e se formou em Letras. Como servidora estadual, foi professora, secretária, diretora e coordenadora em escolas, até a aposentadoria. Mas teve também sucesso como empreendedora à frente da Kirei – Panelas e Fogões.

Cidadão do Mundo Burgers & Arts, representado Fábio Ikoma
Fundado em 2014, promove o encontro entre a gastronomia e a arte, sendo umas das principais hamburguerias de Curitiba. Possui unidades nos bairros Ahu, Boqueirão, São Braz e Água Verde. Em 2017, aderiu ao iFood, tendo um aumento de 400% a 500% de faturamento, se tornando uma das empresas com maior número de acessos na plataforma.

Clube Paranaense de Montanhismo (CPM), pelos 45 anos de sua fundação
Fundado em 1978, o clube desenvolve o montanhismo e suas modalidades, além de práticas culturais, físicas e recreativas. A partir de 1986, em parceria com outras entidades, incorporou a conscientização sobre a preservação do meio ambiente. É um dos mais tradicionais clubes de montanhismo do Brasil. Desenvolve parcerias com ICMBios, IAT e SOS Mata Atlântica. 

Cristina Aquino, pela contribuição na área de saúde integrada e da atividade física no pós-operatório de cirurgia bariátrica
Formada em Educação Física, Cristina é uma profissional de renome nacional e internacional na área de cirurgia bariátrica. Possui mais de 50 estudos publicados e apresentações em congressos. Foi presidente do Núcleo de Saúde Física da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, sendo hoje presidente do Conselho de Educação dessa entidade.

Desiree Sbalqueiro, por sua trajetória de trabalho, dedicação e exemplo de empreendedorismo
Formada em Direito e Administração, dedica-se desde jovem à prática empresarial. Iniciou seu primeiro negócio aos 16 anos. Em 2005, fundou a Tur e Cia, loja de produtos para a casa, com o marido Nelson Friedrich Júnior. Ao observar a demanda por acessórios, abriu, em 2008, a Maria Chica Assessórios. Hoje, a rede conta com lojas em Curitiba, Região Metropolitana e Camboriú.

Folha da Toaldo, pela organização do Prêmio Toaldo Empreende Mulher 2024
Em março deste ano, a Folha da Toaldo lançou o prêmio Toaldo Empreende Mulher, que teve mais de 50 participantes, distribuídos em quatro categorias: empreendedora de produtos, empreendedora de serviços, empreendedorismo e crianças e adolescentes.

Lojão da Felicidade, pela celebração do 10º aniversário
Foi em 27 de junho de 2014 que Evelin Basso de Oliveira e Adriano Dunaiski fundaram o empreendimento em Santa Felicidade. Com muito esforço e determinação, a empresa ganhou destaque no mercado, mesmo tendo enfrentado dificuldades durante a pandemia. Há três anos, a empresa passou a usar o nome Lojão da Felicidade, cujo diferencial tem sido o ótimo atendimento e os produtos que encantam os clientes. 

Monica Rosa Aguiar Borges, pela dedicação e compromisso à conservação da natureza
Graduada em Biologia pela PUC-PR e com pós-graduação em Economia Estratégica de Empresas, Monica tem uma sólida trajetória na preservação da natureza desde 1983. Começou sua carreira no Museu de Histótia Natural. Em 1984, foi uma das fundadoras da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), tendo participado de diversos projetos nas áreas de educação ambiental e ornitologia. Atualmente, gerencia a área de parcerias estratégicas para a captação e recursos, comunicação e relacionamento com a iniciativa privada e doadores da instituição.

Priscila Aline da Cruz, pela defesa dos direitos da mulher e apoio às causas sociais
Priscila aprendeu desde cedo que a educação é a alavanca para criar oportunidades e mudar a vida das pessoas. Graduada em Direito de 2016 pela PUC-PR, é sócia-proprietária da Cruz e Cardoso Advogados e tempresária na ramo de ensino superior, na área jurídica e formação de professores. Consciente de seu papel social, tem levado justiça às pessoas de baixa renda, imigrantes e cidadãos que não têm acesso á assessoria jurídica. Advoga para projetos sociais e tem alertado para golpes na internet em um programa da Band TV, assim como promove o empoderamento feminino pelas redes sociais.

Sol Sandoin de Oliveira, pelos relevantes serviços prestados à comunidade
Moradora do bairro Santo Inácio, Solange, mais conhecida como Sol, está sempre buscando soluções para a comunidade. Em 2014, criou o grupo SOS Santo Inácio, no qual os moradores se informavam sobre a segurança. Durante a pandemia, de forma voluntária, orientou pais e alunos sobre rede digital, criou grupos de WhatsApp para turmas e exibia vídeos explicando o acesso às aulas. Criou o perfil Bairro Santo Inácio Curitiba (para divulgar produtos e serviços, assim como dados de utilidade púbica, vagas de emprego e pontos turísticos) e o perfil Caminhos do Paraná.

Sueli da Conceição Nagel, pela dedicação à saúde e ao bem-estar da comunidade
Chegou a Curitiba em 1988 e teve formação em Enfermagem e Assistência Social, sendo peça-chave na instituição da UTI coronariana e da unidade 24h do Hospital de Caridade. Também contribuiu no Departamento de Recursos Humanos da Santa Casa. Entre outras premiações, foi agraciada com o título de pioneira e promotora da saúde, concedido pela Secretária do Estado e da Justiça, em 1998. Dedica-se a causas sociais e ações filantrópicas.

Tendas Compostela, pelos serviços prestados a sociedade curitibana
Em 2016, Marcelo Lunardon fundou a empresa Tendas Compostela, com apenas cinco unidades de tendas. Apenas dois ano depois, teve um crescimento de 200%, tornando-se referência no setor.

Terezinha de Paula Antocevicz, pela atuação comunitária e trajetória de dedicação ao próximo. Formada em Magistério
Terezinha veio morar em Curitiba em 1976, quando se casou com Paulo Luis. Ajudou as ações sociais promovidas pela Igreja Nossa Senhora do Bom Conselho, na qual foi catequista por 12 anos. Hoje, participa da liturgia e apostolado da oração. Integrou a Pastoral da Mulher Marginalizada e foi voluntária da creche para idosos em Santa Felicidade e inspetora do colégio Olavo del Claro. Foi eleita conselheira tutelar por três mandatos na Regional Santa Felicidade.