Em seis meses, Ouvidoria recebe 762 manifestações

por Assessoria Comunicação publicado 28/07/2016 17h20, última modificação 08/10/2021 06h45
A maioria das reclamações recebidas pela Ouvidoria de Curitiba é sobre falta de iluminação pública. É o que revela o balanço do primeiro semestre deste ano feito pelo órgão – que utiliza as dependências da Câmara, mas exerce suas funções de fiscalização de forma independente do Legislativo. Ao todo, de janeiro a julho, foram 762 manifestações feitas pela população.

“As principais demandas nesse semestre referiram-se a serviços relacionados à manutenção urbana, como iluminação, demora para a realização de podas em árvores e recolhimento de resíduos vegetais, buracos em vias públicas e demora no atendimento na rede de saúde pública. Também é tradicional receber queixas sobre falta de vagas em creches. Esse é o nosso forte, mas surge de tudo um pouco, até gente reclamando do carro do sonho”, revela o ouvidor Clóvis Costa.

Das 762 manifestações do 1ª semestre, 625 foram reclamações, 71 denúncias, 57 solicitações, 5 dúvidas e 4 elogios. Os registros são feitos por e-mail, pelo site, pessoalmente e por telefone (saiba mais). Quando o cidadão entra em contato por meio de qualquer desses canais, a manifestação é analisada pela equipe da Ouvidoria, para verificar se tem relação com serviços municipais. Caso tenha, a denúncia é aceita. Do contrário, é rejeitada. Nesse caso, a pessoa é orientada a procurar o respectivo órgão competente para solucionar a questão. Até junho, 45 registros foram rejeitados.

O órgão encaminha à prefeitura um ofício pedindo providências quanto à reclamação e considera o caso resolvido quando recebe a resposta. “Por exemplo, quando é uma troca de lâmpada: avisamos que foi trocada, conforme a informação repassada pela prefeitura e pedimos ao cidadão que confira e informe a Ouvidoria se realmente ocorreu. Se a prefeitura não fez, encaminhamos novamente um ofício”, relata o coordenador técnico Carlos Barbosa. Dessa forma, do começo do semestre até junho, 73 questões foram resolvidas.

Aumento da demanda
A Ouvidoria começou a funcionar em abril de 2015. Desde lá, a demanda aumentou exponencialmente. A comparação com o 1º semestre de 2016 não é completa, mas verifica-se que em maio do ano passado, quando os números passaram a ser contabilizados, foram registradas 42 manifestações, três vezes menos que este ano, que teve 138. No mês seguinte foram 20, sendo que em junho de 2016 foram 134.