Em projeto de extensão, vereadores universitários tomam posse na CMC

por Assessoria Comunicação publicado 27/05/2019 17h20, última modificação 05/11/2021 11h22

Tomaram posse nesta segunda-feira (27), na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), os 38 vereadores universitários integrantes do projeto de extensão Câmara Municipal Universitária (CMU). Eles foram escolhidos, entre 346 inscritos no processo seletivo, vindos de 36 cursos diferentes, dentre 14 faculdades de Curitiba. “Foi um processo justo e cansativo. Peço a todos que honrem o cargo que estão ocupando”, disse Lucas Nekel da Silva, da Comissão Organizadora, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Confira toda a sessão no nosso canal no YouTube. As fotos estão disponíveis no Flickr.

Nesta terça-feira (28), às 14h, os estudantes irão indicar líderes de partidos, blocos, governo e oposição, assim como farão a eleição da mesa diretiva, além de treinamento prático para o mandato que se encerra em 7 de junho. Na quarta (29) e quinta (30), serão as eleições para presidente, vice e relatores das comissões temáticas. Na sexta (31), haverá elaboração de pareceres aos projetos de lei fictícios apresentados pelos universitários. As atividades se encerram em 7 de junho, quando será realizada uma sessão plenária simulada para votação de projetos de lei acatados.

O presidente do Legislativo, Sabino Picolo (DEM), parabenizou os integrantes da Câmara Universitária, frisando a importância da participação dos jovens na vida política. “Façam [política] para que o povo viva melhor. Se não participarmos, outros vão participar. O barco não anda sozinho, te que ser [pilotado por] gente boa, gente preparada”, disse. A sessão de posse foi presidida pelo segundo vice-presidente da Casa, Dr. Wolmir Aguiar (PSC). Também estiveram presentes na solenidade os vereadores Bruno Pessuti (PSD), Geovane Fernandes (PTB) e Professor Matsuda (PDT).

Para Willian Costa Grande, aluno da PUC-PR, o interesse dos jovens pela política dá esperança para lutar por ideais como democracia, liberdade e igualdade. “Temos a chance de combater a corrupção exacerbada presente nesse país e mostrar que somos capazes de fazer política pelo povo e para o povo”, pontuou. A leitura do Compromisso Legal, referente ao cargo de vereador, foi feita pela aluna Vitoria Prá, da UFPR.

O vereador Professor Euler (PSD), que é presidente da Comissão de Participação Legislativa, ressaltou a natureza política do ser humano, citando o filósofo grego Aristóteles, e a necessidade de aperfeiçoamento da democracia representativa. Ele ainda pontuou a revolução tecnológica como ferramenta importante para fortalecimento da democracia e o papel dos vereadores na fiscalização sobre as ações do Executivo.  “Espero que aqui aprendam que boa política se faz com embate de ideias e não de pessoas”, salientou.

A Câmara Universitária é um projeto de extensão que permite a experiência da rotina dos vereadores de Curitiba aos estudantes, contribuindo com a educação e a formação política dos jovens. Integram a iniciativa os alunos: Alysson Falcão (Fesp); Andrea Lopes (PUC-PR); Aron Gomes (UniCesumar); Clara Espíndola (Unicuritiba); Edevaldo Silva (Fesp); Edson dos Santos (UP); Eduarda Pelentier (Unicuritiba); Elisangela de Oliveira (PUC-PR); Eliseu Albano (Faresc); Felipe dos Santos (PUC-PR); Giovana Bastos (Unicuritiba); Giovana Bocchese (PUC-PR); Gustavo Leal (Unicuritiba); Heloísa Nora (PUC- PR); Isabelle Jackiu (UFPR); Júlia Dias (UFPR); Kauan de Almeida (PUC-PR); Larissa Vargas (UP); Layne de Souza (Unicuritiba).

Também compõem o grupo de alunos Leonardo Sanches (Unicuritiba); Lindemberg Almeida (Unicuritiba); Luan Azevedo (UTP); Luiz Cannes (PUC-PR); Mayara Dietrichkeit (PUC-PR); Natan Sarkis (Unicuritiba); Paula Lobo (UFPR); Pedro Spagnol (PUC-PR); Rayssa Cezar (Unicuritiba); Renata Tranjan (UFPR); Romulo Musial (UP); Thaisa Lopes (Unicuritiba); Túlio Bittencourt (Unicuritiba); Victor Lopes (UFPR); Victória Verussa (PUC-PR); Vitoria Prá (UFPR); Vitória Wojtovicz (PUC-PR); Wellington Costa (PUC-PR); e William Costa Grande (PUC-PR).