Em noite solene, Câmara concede prêmio Mulheres Empreendedoras

por Assessoria Comunicação publicado 07/05/2014 21h55, última modificação 23/09/2021 09h30
Em sessão solene na noite desta quarta-feira (7), no plenário do Palácio Rio Branco, os vereadores da Câmara Municipal entregaram o prêmio Mulheres Empreendedoras de Curitiba 2014. Ao todo, foram doze as homenageadas pelo decreto legislativo 1/2014. O presidente do Legislativo, Paulo Salamuni (PV), conduziu a sessão e declarou sua honra em receber as mulheres destacadas na noite, as quais foram, entre milhares de habitantes da capital, “escolhidas pelos legítimos representantes do povo”, disse.

“Vale lembrar ainda o valor da mulher enquanto mãe, já que no próximo domingo  comemoraremos o Dia das Mães”. O presidente também comentou com os presentes a respeito do trabalho do Legislativo pelo “resgate da dignidade” do parlamento. “Se ainda não há motivo para a população ter orgulho desta Casa, estamos buscando com atos concretos resgatar o valor da Câmara Municipal”, acrescentou.

Em nome dos demais vereadores presentes, Julieta Reis (DEM) frisou o papel exercido pela mulher na sociedade, ao afirmar que o número de empreendedoras de sucesso é “cada vez maior”. Citou ainda o fato da mulher representar vários papeis durante a vida cotidiana, sempre com habilidade para se adaptar às diversas situações do dia a dia.

“São mulheres com grande capacidade de equilíbrio, harmonia, sensibilidade e muito trabalho para alcançar seus objetivos. Dedicam-se com intensidade, sabem ser afetuosas e guerreiras, gentis e exigentes, sabendo apresentar ideias com responsabilidade e alto-astral”, reconheceu Julieta Reis.

Estiveram presentes na sessão solene amigos e familiares das homenageadas,  diversos vereadores da Câmara Municipal, além da subprocuradora-geral para Assuntos Jurídicas, Samia Saad Gallotti Bonavides, representando o procurador-geral de Justiça do Paraná, Gilberto Giacoia, e a primeira-tenente Adriana Costa Barbosa, em nome do comendante geral da Polícia Militar, Cesar Kogut.

Mulheres empreendedoras

A vereadora Noemia Rocha (PMDB) fez a leitura dos currículos das homenageadas.  Receberam o prêmio Mulheres Empreendedoras de Curitiba 2014 as seguintes empresárias, ao lado dos respectivos vereadores proponentes da homenagem:

Adriane Werner, vereador Zé Maria (SDD). É jornalista e atuou como gerente de jornalismo durante oito anos, na RIC TV. Especialista em Planejamento e Qualidade em Comunicação e Mestre em Administração, atualmente dirige a empresa AW Comunicação. É autora do livro “Oratória Descomplicada” e ministra cursos de oratória e media training.

Cleyde Pinto Fava, vereadora Julieta Reis (DEM). Filha dos proprietários da loja Casa Joclena, fundou em 1968 a empresa Cleyde Uniformes. Ao enfrentar instabilidades econômicas, soube superar as dificuldades com visão empresarial e transformou sua empresa em uma grande fornecedora de uniformes escolares e outros artigos têxteis produzidos sob medida.

Cristiane Canet Mocellin, vereador Paulo Rink (PPS). Formada em Administração de Empresas, assumiu em 2013 a presidência da Empresa Águas Ouro Fino. É conselheira da Associação Comercial do Paraná; vice-presidente do Instituto TMO da Associação Alírio Pfiffer; e presidente da Bolsa Brasileira de Mercadorias, Regional Paraná-Santa Catarina.

Cristina Meilin Yeh, vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB). Engenheira Metalurgista com MBA em Administração de Empresas, dirige ao lado de seu irmão a empresa Luvas Yeling. Preocupada com questões ambientais e sociais, contribui com organizações não governamentais, implantando em sua empresa, inclusive, práticas sustentáveis e de educação ambiental.

Dagmar Terezinha Kessler, vereador Toninho da Farmácia (PP). Farmacêutica e Bioquímica, atua como vice-presidente da regional paranaense da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag). Iniciou a carreira de empresária em 1989, quando adquiriu a Drogaria Drogacampos. Atualmente é proprietária da empresa Dagfarma Farmácia de Manipulação e Homeopatia Ltda.

Helga Lassig, vereadora Dona Lourdes (PSB). Com o sonho de montar seu próprio negócio, em 1986 fundou sua empresa de confecção de cortinas. A loja está situada no Bairro Santa Quitéria e emprega nove funcionários. Lá são produzidas cortinas, colchas, almofadas e capas feitas sob medida para sofás.

Joceli Engel Cordeiro, vereador Beto Moraes (PSDB). Com espírito empreendedor, em 1991 decidiu abrir uma empresa própria e fundou a Loja Starloose. Hoje administra quatro lojas em Curitiba, onde atende grande variedade de clientes com uma diversidade de produtos, comercializando calçados, moda bebê, jovem e adulto, além de linha de cama, mesa e banho.

Jovana Maria Moura Jorge, vereador Serginho do Posto (PSDB). A oportunidade de iniciar seu próprio negócio surgiu através do gosto pelas flores e pela arte da jardinagem. Em 2009, fundou a rede de floriculturas Empório Natural Garden. Atualmente administra três unidades, prestando serviços e fornecendo produtos decorativos nacionais e importados a diversos clientes.

Marly Stuhlert Minatti, vereador Jorge Bernardi (PDT). Proprietária do Salão Marly, iniciou suas atividades aos 19 anos de idade, em 1971, quando abriu um pequeno salão de beleza nos fundos de sua casa. Sua empresa é uma conceituada e tradicional  rede de salões de beleza que, desde 2009, atua no ramo de franquias.

Monica Wosniak, vereador Tito Zeglin (PDT). Em 2011, ajudou a criar a Feira das Mulheres Empreendedoras, realizada todos os meses no bairro Capão Raso. A feira  oferece artesanato, serviços gráficos, perfumes, produtos importados, vestuário e produtos de beleza, entre outros.

Paloma de Assis Palma, vereador Chicarelli (PSDC). Graduada em Odontologia, especializou-se em implantodontia e publicou artigos importantes em diversos congressos da categoria. Após contribuir profissionalmente em várias clínicas odontológicas, montou seu próprio consultório em 2008,  onde atua com reconhecida qualidade.

Silvia Satiko Maeda Fukumoto, vereadora Noemia Rocha (PMDB). Farmacêutica e Bioquímica, possui especialização em homeopatia. Foi proprietária de uma farmácia de manipulação durante oito anos. Em 2007, tornou-se sócia do Restaurante Taisho Express. Em 2009, passou a se dedicar à área de consultoria de beleza feminina, onde se destaca como palestrante em cursos da área.