Em homenagem ao Sub-20 do Coritiba, CMC torce por recuperação de Follador

por José Lázaro Jr. — publicado 23/06/2021 17h10, última modificação 23/06/2021 18h40
Presidente do Coritiba, Renato Follador Júnior, está internado, em estado grave, desde o início de junho, em decorrência da covid-19.
Em homenagem ao Sub-20 do Coritiba, CMC torce por recuperação de Follador

Com a pandemia, as sessões da CMC são feitas por videoconferência. Na foto, Nori Seto. (Foto: CMC)

Nesta quarta-feira (23), os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovaram voto de congratulações e aplausos ao time Sub-20 do Coritiba, que conquistou, no dia 20, pela primeira vez na história do clube, o troféu da Copa do Brasil nesta categoria. A homenagem (077.00145.2021), que foi uma iniciativa de Nori Seto (PP), Beto Moraes (PSD), Mauro Bobato (Pode), Serginho do Posto (DEM) e Sidnei Toaldo (Patriota), mobilizou muitas falas em apoio ao presidente do Coritiba, Renato Follador Júnior, internado, em estado grave, desde o início de junho, em decorrência da covid-19.

“O Coritiba foi campeão invicto”, comemorou Nori Seto, que, a exemplo de Pier Petruzziello (PTB) e Tito Zeglin (PDT), já foi membro do conselho deliberativo da agremiação. “As categorias de base são o lugar onde muitos jovens encontram uma oportunidade para a realização dos seus sonhos. Se faltam investimentos, sobra disposição, idealismo e trabalho”, defendeu o vereador, que desejou melhoras a Follador, na UTI há 20 dias.

“É importante valorizar o resultado que a piazada do Couto foi buscar [vencendo o Botafogo no desempate por penâltis]. A gente brinca [com a importância do futebol], mas sabe que, para muitas pessoas, o esporte é a vida delas”, concordou Mauro Bobato. Prosseguindo, Marcelo Fachinello (PSC) disse que “é nas categorias de base que está a solução financeira para diminuir a diferença com os grandes times do futebol brasileiro”. “Mais que isso, o clube tem a função social de formar a pessoa, depois o atleta”, completou Petruzziello.

“Eu acredito na recuperação do Jacir, do Follador e na de todas as pessoas [enfrentando a covid-19]. Eu tenho muita fé”, disse Petruzziello, referindo-se à internação do radialista Jacir de Oliveira, companheiro de cobertura esportiva de Fachinello, que pediu o apoio dos vereadores a Follador e ao colega de trabalho na Transamérica. “Estamos em oração pelo Renato Follador, que sempre foi exemplo de curitibano. Que Deus possa levantá-lo [recuperado] do leito”, desejo Ezequias Barros (PMB).

Dirigente de futebol, Sidnei Toaldo se solidarizou com o presidente do Coritiba, que chamou de Renatinho e “jogou no Trieste e no Iguaçu”. “Ele é uma referência na área previdenciária e é uma pessoa do bem”, testemunhou o vereador. João da 5 Irmãos (SPL) destacou a importância dos projetos sociais dos clubes de futebol amador, “espalhados por toda a cidade”, e afirmou que “o nosso pensamento positivo” está com Follador, depois acrescentando que seu cunhado também está internado, em decorrência da covid-19.