Em homenagem à cidade, Câmara inaugura exposição "Curitiba Ontem e Hoje"

por Assessoria Comunicação publicado 23/03/2016 15h20, última modificação 06/10/2021 08h11

“Meu pai falava que o maior mal de uma sociedade é esconder a história nas gavetas e não dar acesso à população ao seu passado. Nesse sentido, gostaria de anunciar que doaremos à Câmara mais fotos do acervo para que continuem exposições como esta, para o enriquecimento do saber curitibano.” Em um discurso emocionado no plenário da Câmara Municipal, Andrea Deren Destefani falou sobre preservação da memória da cidade e agradeceu pela exposição “Curitiba Ontem e Hoje”, que apresenta 50 fotos de seu pai, o jornalista e pesquisador Cid Destefani, falecido em setembro do ano passado.

A mostra, que permanecerá nas galerias da Câmara Municipal até o dia 23 de julho, apresenta 50 fotografias antigas – de 1855 a 1970 – e outras cinquenta atuais, tiradas dos mesmos ângulos, com o objetivo de provocar a comparação e a constatação das mudanças que Curitiba sofreu ao longo dos anos. “As antigas estavam expostas na Câmara em mostra organizada pela Seção de Arquivo e Documentação Histórica. Ampliamos essa exposição para torná-la um túnel do tempo, para que os visitantes de hoje possam viajar pela Curitiba do passado, mas sempre com elementos de comparação”, contou o diretor de Comunicação da Câmara, Filipi Oliveira.

“Percebemos que foi um trabalho criterioso do Cid Destefani de reunir esse acervo e, para mim, um grande desafio fazer as fotos atuais à altura do seu esforço”, relatou o fotógrafo da Diretoria de Comunicação, Chico Camargo. “É uma ação bem-feita que mostra a preocupação que temos com o resgate da história. Uma cidade que não tem passado, não tem futuro”, avaliou o presidente do colegiado, Ailton Araújo (PSC).

Trinta crianças da escola municipal Professora Rejane Sachette estiveram na inauguração. Para estes primeiros visitantes, olhar as imagens provocou surpresa e encantamento ao perceber as mudanças pelas quais a Curitiba passou. O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano, Sérgio Póvoa Pires, elogiou a iniciativa e ressaltou a aprovação da Lei do Patrimônio Cultural. “Isso é uma forma de lembrarmos o quê os nossos antepassados fizeram por Curitiba. São alertas como este que nos ajudam a pensar no que estamos fazendo com a nossa cidade. Nós só seremos respeitados se tratarmos com respeito a história que a gente tem.”

Pires comentou sobre as mudanças percebidas nos retratos. “A cidade se transforma a cada dia. Como a nossa casa nunca está pronta, a cidade também nunca está. Temos que fazer escolhas, o que queremos deixar como exemplo, quer seja do ponto de vista histórico, arquitetônico ou de paisagem urbana para quem vem depois de nós. Temos a obrigação de semear para que outras pessoas colham os frutos, e é isso que já estamos fazendo em relação a isso. O exemplo que a Câmara está dando é de extrema importância para que as pessoas saibam a cidade que têm.”


Leia também:
“Curitiba Ontem e Hoje”: as histórias e as memórias por trás das fotos

Exposição “Curitiba Ontem e Hoje” será inaugurada nesta quarta


O vereador Valdemir Soares sugeriu que a mostra seja itinerante. “Ficou realmente muito bonita e podemos levá-la para toda a cidade, Centro Histórico e escolas.” Julieta Reis lembrou que a Câmara guarda uma grande parte da história da cidade em atas originais e que algumas podem ser vistas na mostra. “Todo esse acervo deve ser apresentado à população. Que isso sirva de incentivo para que a Câmara continue fazendo estas exposições no sentido de mostrar para a cidade aquilo que tem de tão importante do ponto de vista histórico. Esperamos que seja futuramente itinerante para que outros lugares possam usufruir dela.”

“É um conteúdo muito rico falando da história da cidade. As fotos imprimem a radiografia do passado e do presente. A ação demonstra que os servidores desta Casa têm uma preocupação com Curitiba”, avaliou Serginho do Posto (PSDB). “Estou analisando as fotos e muito surpreso com a evolução da cidade ao longo dos anos. É fundamental resgatar o passado e manter suas memórias viva. As fotos são muito bem-feitas”, complementou Bruno Pessuti (PSC).

A mostra pode ser visitada de segunda a sábado, das 9h às 18 horas (rua Barão do Rio Branco, 720 – entrada pelas escadarias do palácio). Curitibanos, turistas e grupos de estudantes são bem-vindos. Para o passeio de escolas é necessário o agendamento pelo telefone 3350-4806.