Em debate: Carta da ACP sobre o feriado da Consciência Negra
EM DEBATE: A Câmara Municipal passa a publicar neste espaço manifestações da sociedade curitibana sobre temas deliberados pelo Legislativo ou em discussão na Casa. A primeira publicação é uma solicitação da Associação Comercial do Paraná (ACP), sobre o Dia da Consciência Negra, encaminhada pela entidade à presidência da Câmara.
CARTA DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO PARANÁ
Para que se preserve a LIBERDADE, principalmente a de expressão, imprescindível imperem a VERDADE, o ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO e a JUSTIÇA, que pressupõem, dentre outras virtudes, ÉTICA, RESPEITO, EQUILÍBRIO, BOM SENSO e CONHECIMENTO.
Em nome desses princípios, e para mantê-los vivos em nossa Sociedade, oferecemos a presente resposta às afirmações contidas no Site dessa Câmara, de autoria do Vereador Mestre Pop, que ao comentar a medida judicial promovida pela ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO PARANÁ em face da inconstitucionalidade da lei que institui o feriado do Dia da Consciência Negra, faz considerações desrespeitosas e desencontradas da realidade.
As declarações realizadas pelo Vereador demonstram desconhecimento do conteúdo da ação ajuizada, bem como da tradição de luta pela cidadania e pelos interesses do Município, do Estado e da Nação, empreendida pela ACP ao longo da história, desde sua fundação há 122 anos.
Evidente que, diante da ofensa à Constituição Federal, à Constituição do Estado do Paraná e à Lei Federal, se está impugnando tão somente a instituição de mais um feriado em um calendário já repleto deles. Fundamental a observância e o respeito às Leis. A Jurisprudência é farta no reconhecimento da procedência dos argumentos jurídicos expostos na Ação Direta de Inconstitucionalidade, aos quais se acrescentam motivos socioeconômicos, que traduzem prejuízos causados ao comércio, indústria e serviços, e à população como um todo, afetando negativamente a própria arrecadação tributária.
Assim, reafirmamos que a ACP apóia a comemoração do Dia da Consciência Negra por meios eficazes que levem a população a entender a importância de datas como esta, que devem ser celebradas por meio de atos cívicos, palestras e debates que realmente levem à reflexão dos cidadãos sobre data tão importante.
A íntegra da ação está disponível no E. Tribunal de Justiça a quem a queira.
Com renovados cumprimentos e manifestação de estima e consideração, subscrevemo-nos.
Atenciosamente,
Edson José Ramon
Publicações relacionadas a esse assunto:
Parlamentares defendem feriado pelo Dia da Consciência Negra
Vereador critica ação contra feriado da Consciência Negra
Movimento negro apresenta reivindicação à Câmara de Curitiba
Vereador defende feriado no Dia da Consciência Negra
Dia da Consciência Negra deve fortalecer luta pela inclusão
Aprovada data para reforçar luta pela igualdade racial
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba