Em alusão ao Dia da Mulher, Câmara homenageia 29 personalidades

por João Cândido Martins — publicado 06/03/2020 19h40, última modificação 02/09/2020 14h20
Nesta sexta-feira (6), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher...
Em alusão ao Dia da Mulher, Câmara homenageia 29 personalidades

Nesta sexta-feira (6), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher, que será celebrado no próximo domingo, 8 de março. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Nesta sexta-feira (6), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher, que será celebrado no próximo domingo, 8 de março. O evento, que teve início às 20h sob a presidência da vereadora Fabiane Rosa (DC) foi realizado no Palácio Rio Branco, sede histórica da Câmara. Este ano foram homenageadas 29 mulheres que se destacaram por suas atividades em diferentes campos da nossa sociedade (confira aqui os currículos). Fabiane cumprimentou as homenageadas desejando sucesso em suas vidas profissionais e pessoais. Para ela, a data de 8 de março é uma lembrança a todos da importância da representatividade da mulher na sociedade e de sua luta por igualdade.

De acordo com a vereadora Noemia Rocha, que saudou as homenageadas, a cerimônia remete ao ano de 1857, quando operárias que reivindicavam a redução da jornada de trabalho e o direito à licença maternidade foram vítimas de um incêndio em uma fábrica. A data de 8 de março foi instituída como Dia Internacional da Mulher em 1911. “Desta forma, 8 de março simboliza um dia de luta e reflexão, no qual devemos conservar o que já foi conquistado, reafirmar nossas batalhas e promover novas conquistas e debates que possam conscientizar a sociedade de pautas importantes como, por exemplo, a igualdade de direitos, a luta contra o machismo, a luta contra o feminicídio e outras formas de violência”. 

Noemia destacou que, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, o Brasil ocupa o 5º lugar no ranking mundial de feminicídio e, de acordo com levantamento feito pelo Portal G1, o número de casos no país teve um aumento de 7,3% de 2018 para 2019, o que significa que uma mulher é morta a cada 7 horas, em média. Ela mencionou também que há uma sub-representação das mulheres na classe política. “Aqui na Câmara, dos 38 vereadores, apenas 8 são mulheres. Será que não há nada errado nisso? A maioria dos eleitores são mulheres”, disse Noemia que lembrou também o fato de que a Câmara Municipal de Curitiba aprovou o projeto de resolução para a criação do Parlamento Feminino Curitibano em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Além disso, a Casa também conta com a Procuradoria da Mulher, da qual fazem parte as vereadoras Julieta Reis (DEM), Maria Letícia Fagundes (PV) e a própria Noemia Rocha. 

Noemia ainda citou campanhas e movimentos coletivos que lutam pelo empoderamento de mulheres no mundo inteiro. Outro ponto citado pela parlamentar foi a “sororidade”, que é a a união e aliança entre mulheres, com base na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum. Noemia mencionou avanços como a Lei Maria da Penha e a Lei do Feminicídio e também frisou que a igualdade profissional entre homens e mulheres tem sido alcançada pelas Forças Armadas e pelas Polícias Militares, além de louvar o trabalho desenvolvido pela Casa da Mulher Brasileira em parceria com a Delegacia da Mulher. “Que possamos ter unidade, sermos resistentes e protagonistas da nossa história, em busca de uma sociedade mais igualitária”, finalizou a vereadora.

Agradecimentos
A desembargadora Ângela Khury ocupou a tribuna para falar sobre o Dia Internacional da Mulher. Ela revelou que em alguns momentos de sua carreira enfrentou preconceitos pelo fato de ser mulher, e que isto a motivou a se tornar uma feminista. “O termo feminista é interpretado muitas vezes com certa antipatia, mas é necessário esclarecer que o feminismo se baseia na crença de que homens e mulheres devem ter direitos, deveres e oportunidades iguais. Não se trata de ter ódio pelos homens”. Ela conclamou homens e mulheres para que abracem as ideias feministas, pois para ela, igualdade de gênero é um assunto que também diz respeito aos homens. “Nesse jogo entre os sexos, homens e mulheres precisam ser uma versão mais completa de si mesmos”.

A homenageada Tânia Viccenzi também falou em nome dos homenageados. Para ela, a data serve para que todos lembremos que é necessário que as mulheres ocupem mais espaços na sociedade. “Agora estamos na política, nas grandes empresas e em outros setores, exercendo funções com autonomia e segurança, mas sem perder a feminilidade”, disse Tânia Viccenzi. 
 

Homenageadas

Por indicação da vereadora Dona Lurdes (PSB) foram homenageadas Luane de Souza Ribeiro, Luciane de Andrade Wamser, Salete Romeire Kintope e Vivian Alexandre. Julieta Reis (DEM), indicou Albanir Gaier Fracaro, Carolina Batistão de Souza, Lucy Rechetelo e Telma Aguirra Pilagallo. As homenageadas de Katia Dittrich (Solidariedade) foram Margarete Nunes, Natália Rossi Doro e Siglia Staell Casagrande. Noemia Rocha (MDB) concedeu a honraria a Ariane Regis Silva, Cristiane Mello David, Geovana Conti de Sá e a secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Cecília Huçulak.


Maria Leticia (PV), contemplou Ariane Santos, Bárbara Oeiras dos Santos e Lia Perini. Maria Manfron (PP) indicou Dinalva Borgo Krasowski, Marli Terezinha Wosniaki, Roseli Beckert Trevisan e Tânia Vicenzi. Professora Josete (PT), homenageou Lucimar Rosa Dias, Karollyne Nascimento e Maria Meira. E as indicadas de Fabiane Rosa (DC) foram Alessandra Consoli, Ana Lucia Alge, Lourdes Aparecida de Gois Padilha e Waleria Christina de Oliveira Maida.


Mesa e presenças

Compuseram a mesa as seguintes autoridades: vereadora fabiane Rosa, que presidiu a solenidade; desembargadora Ânglea Khury, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR); Rubiane Barros Barbosa Kreuz, representando o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Paraná, desembargador Tito Campos de Paula; vereadora Noemia Rocha, 3ª secretária deste legislativo; vereadora Maria Leticia Fagundes, 4ª secretária da Casa; vereadora Julieta Reis; vereadora Professora Josete (PT); vereadora Maria Manfron (PP); vereadora Kátia Dittrich (Solidariedade); e vereadora Dona Lourdes (PSB).


Também estavam presentes: Márcia Schier, representando Ney Leprevost, secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho; Odigar Nunes Cardoso, superintendente da secretaria Municipal de defesa Social e Trânsito, representando Guilherme Rangel, secretário municipal de Defesa Social e Trânsito; 2º tenente Joseane Ribeiro, representando Kazuhiko Toda, comandante do CINDACTA II; Carlos Celso dos Santos Júnior, comandante da Guarda Municipal (GM); e Vanessa Hyczy do Nascimento, representando Emio Antonio Trautwein, secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude. A cerimônia teve a participação da cantora Orly Bach.