Em 8 meses, acessos únicos ao Tour Virtual 360° somam 16,2 mil
O Tour Virtual possibilita ao cidadão ou à cidadã conhecer a história da Câmara Municipal. (Foto: Carlos Costa/CMC)
O Tour Virtual 360º da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) teve um aumento de 91% nos acessos únicos mensais. De novembro passado a junho deste ano, foram 16.283 entradas no passeio on-line que percorre o Palácio Rio Branco e outras dependências do Legislativo, como gabinetes parlamentares e galerias. Lançada há oito meses, a ferramenta interativa tem o objetivo de aproximar a CMC da população: qualquer pessoa, em qualquer canto do mundo, pode entrar nas dependências do Legislativo e a distância é apenas a de um clique.
Quem nunca visitou o Legislativo pode passear pelos corredores sem sair de casa, e, para isso, só precisa de um computador, tablet ou smartphone conectado à internet. Nos primeiros dois meses pós-lançamento – novembro e dezembro – a CMC contabilizou 2.416 acessos, uma média mensal de 1.208 entradas únicas. Já no primeiro semestre de 2023, o número total de passeios únicos através do Tour Virtual foi de 13.867, média de 2.311: ou seja, os acessos subiram 91%, comparando a média mensal de 2022 à deste ano.
Como é o Tour?
O Tour Virtual possibilita ao cidadão ou à cidadã conhecer a história da Câmara Municipal. Também serve como ferramenta de educação política e cidadania para as instituições de ensino, públicas e privadas. Isto porque, nesse passeio, é possível conhecer detalhes de três dos cinco prédios do Legislativo curitibano: o Palácio Rio Branco, onde fica o plenário; o Anexo 1, onde estão gabinetes parlamentares e o da Presidência; e o Anexo 2, onde também há gabinetes, o auditório e a Galeria das Vereadoras.
No Palácio, por exemplo, o visitante conhece detalhes do plenário, onde ocorrem as sessões plenárias e as sessões solenes, da Sala dos Vereadores e da Galeria de Presidentes – que fica na Sala Ernesto Guaita e também está disponível no site do Legislativo. Pode ver ainda, com detalhes, a Tribuna Bento Munhoz da Rocha – de onde se tem a vista de quem discursa ali – e um painel pessoal de um parlamentar, no qual é feito o registro dos votos e as inscrições para debates. No andar de cima, é possível conhecer as galerias, com móveis históricos e até um documento digitalizado do primeiro ato legislativo de Curitiba como capital da Província do Paraná, datado de 1853.
No Anexo 1, o Tour possibilita a visita ao espaço da Diretoria das Comissões, onde está a Sala das Comissões, local das reuniões dos colegiados permanentes e temporários da CMC, como a Comissão Especial Para Discutir o Novo Contrato do Transporte Coletivo - Tarifa Zero. No Gabinete da Presidência, o visitante pode conhecer com mais detalhes os quadros emoldurados nesse local. Já no Anexo 2, um passeio pelos corredores pode levar a um gabinete parlamentar, ao auditório onde são realizadas as audiências pública da CMC e à Galeria das Vereadoras.
No passeio, ainda é possível percorrer pontos de destaque da Praça Eufrásio Correia, espaço público que hoje se confunde com as instalações parlamentares. Lá, o Tour Virtual é ainda mais nostálgico, ao conhecer detalhes sobre monumentos e até de árvores centenárias. Outro destaque da ferramenta é a visão geral e aérea da praça e da CMC, com todas as suas instalações. As imagens foram feitas com uso de drone. Tanto na visita à praça centenária quanto em outros espaços especiais, como as galerias e o Anexo 3, por exemplo, há links dentro do Tour que podem direcionar o internauta para páginas específicas no site do Legislativo.
Pré-estreia
Antes do lançamento oficial do Tour Virtual 360º, aos vereadores e à população em geral, a Diretoria de Comunicação fez uma pré-estreia do passeio on-line na Escola Municipal CEI Belmiro César, no bairro Fanny. Cerca de 25 alunos do 5º ano do ensino fundamental tiveram contato com a ferramenta e aprenderam a navegar pelos espaços da Câmara Municipal. Os alunos também fizeram o passeio virtual através de tablets e notebooks e tiveram ainda uma experiência imersiva com um óculos de realidade virtual.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba