Em 45 dias, vereadores já enviaram 1.106 pedidos ao Executivo
Desde o início do ano, os vereadores de Curitiba já apresentaram 1.106 requerimentos ao Executivo, solicitando atenção dos gestores públicos a problemas da cidade e requisitando melhorias e instalação de equipamentos públicos. Na média, são 24 protocolos por dia apontando a necessidade de ações do Município.
É o caso, por exemplo, do requerimento 044.00839.2014, de autoria do vereador Jairo Marcelino (PSD). Ele solicita a limpeza e o desassoreamento do Rio Bacacheri Mirim, próximo da Rua Álvaro Teixeira Pinto, no bairro Santa Cândida. “Assim que voltar a chover, as casas serão novamente invadidas pela água, pois falta vazão no rio. Ali não tem um bom sistema de drenagem e há lixo depositado nas galerias”, aponta Marcelino.
Limpeza de equipamentos públicos também motivou dois requerimentos assinados pelo vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB). Ele coloca que a praça em frente à Igreja Nossa Senhora de Fátima, no Tarumã (044.00949.2014) e a praça situada na esquina das ruas Almeida Júnior e Deputado Leoberto Leal (044.00468.2014), ambas no bairro Guabirotuba, precisam do serviço. “São locais com alta concentração de visitantes e transeuntes, daí a necessidade urgente que sejam mantidas limpas”, justifica.
Já Dirceu Moreira (PSL) pediu reforço da sinalização, em caráter de urgência, na esquina das ruas Rodolfo Doubek e Desembargador Cid Campelo (044.00602.2014), onde fica a Escola Municipal Otto Bracarense. “Com a mudança de sentido na Rua Rodolfo Doubek, a maioria dos veículos desrespeita o novo sentido e isso causa transtorno para a população, principalmente para os estudantes nos horários de entrada e saída das aulas”, explica o vereador.
Mestre Pop pede a colocação de camada asfáltica na Rua Tereza de Freitas Tavares, da entrada do Conjunto Boa Esperança até a Rua Presidente João Goulart, no Campo de Santana (044.01096.2014). “O pó tem provocado problemas de saúde nos moradores da região”, diz o parlamentar. Para o Capão Raso, Tico Kuzma (PSB) pede a limpeza de um bueiro localizado na Rua João Bonat. Segundo o vereador, o sistema pluvial necessita de manutenção constante para evitar alagamentos (044.00879.2014).
Nestes 1.106 requerimentos também consta um pedido de “roçada, limpeza e posterior manutenção na cancha da área de lazer, localizada na Rua José Batista dos Santos, esquina com Rua Diamante do Norte, Jardim Santa Helena, também no CIC (044.00841.2014). “O mato alto além de causar insegurança, pode ser vetor de doenças, daí a urgência do pedido”, argumentou o vereador Toninho da Farmácia (PP), autor da iniciativa.
Todos os requerimentos e projetos protocolados pelos vereadores podem ser consultados no Sistema de Proposições Legislativas, disponível no site da Câmara Municipal de Curitiba. Basta digitar os números entre parêntesis no campo “busca rápida”.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba