Em 2024, mais de 37 mil pessoas visitaram a Câmara Municipal pela internet

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 29/01/2025 07h20, última modificação 28/01/2025 16h55
A ferramenta é interativa e foi desenvolvida pela Diretoria de Comunicação Social (DCS) da Câmara Municipal de Curitiba (CMC).
Em 2024, mais de 37 mil pessoas visitaram a Câmara Municipal pela internet

Para acessar o Tour Virtual da CMC basta ter um computador, tablet ou smartphone conectado à internet. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

No ano passado, mais de 37 mil pessoas aproveitaram o Tour Virtual 360º da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) para conhecer as dependências do Legislativo, como o plenário e a Sala das Comissões, sem ter que sair de casa. Se fizéssemos uma fila com o número de visitantes únicos que aproveitaram o passeio on-line, considerando uma distância confortável de meio metro entre cada um deles, a fila de pessoas daria pouco mais de 18,7 km. Ou seja, a distância entre o Centro de Curitiba e o de Almirante Tamandaré.

No primeiro semestre de 2024, foram 16.352 usuários únicos. Já no segundo, o número subiu, alcançando 21.115 acessos únicos. A média, portanto, ficou acima de 3 mil visitantes por mês. São pessoas que não precisaram se deslocar até a rua Barão do Rio Branco, 720, endereço do Palácio Rio Branco, para conhecê-lo. Com apenas um clique, quem acessou o Tour Virtual pôde visitar cada detalhe do prédio histórico onde fica a sede do Legislativo curitibano, inclusive um gabinete parlamentar.

Lançada em 2022, a ferramenta é interativa e foi criada pela Diretoria de Comunicação Social (DCS) com o objetivo de aproximar o Legislativo da população. Quem entra no Tour pode passear pelos corredores da Câmara sem sair de casa, e, para isso, só precisa de um computador, tablet ou smartphone conectado à internet. Ele possibilita aos cidadãos conhecer a história da CMC e também serve como instrumento de educação política e cidadania para as instituições de ensino, públicas e privadas. 

Isto porque, nesse passeio, é possível conhecer detalhes de três dos cinco prédios do Legislativo curitibano: o Palácio Rio Branco, onde fica o plenário; o Anexo 1, onde estão gabinetes parlamentares e o da Presidência; e o Anexo 2, onde também há gabinetes, o auditório e a Galeria das Vereadoras. No passeio, ainda é possível percorrer pontos de destaque da Praça Eufrásio Correia, espaço público que hoje se confunde com as instalações parlamentares.

O serviço foi prestado pela empresa C.P. Macedo Serviços Fotográficos, e o custo total foi de R$ 5,8 mil. A produção das imagens em 360º e a montagem do site foram feitas pela contratada, sob a coordenação da DCS do Legislativo, que produziu textos, áudios, organizou fotos de acervos históricos e links para ilustrar o passeio on-line. Tanto na visita à praça centenária quanto em outros espaços especiais, como as galerias e o Anexo 3, por exemplo, há links dentro do Tour que podem direcionar o internauta para páginas específicas no site do Legislativo.