Em 2024, Câmara de Curitiba ganhou mais duas frentes parlamentares

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 24/07/2024 10h55, última modificação 02/08/2024 12h59
Com as frentes parlamentares da Primeira Infância e da Nova Concessão do Transporte, Câmara de Curitiba soma 14 grupos suprapartidários.
Em 2024, Câmara de Curitiba ganhou mais duas frentes parlamentares

Frentes parlamentares avaliam políticas públicas em áreas diversas. Elas não podem interferir no plenário e nas comissões. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Ao longo do primeiro semestre de 2024, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) criou mais duas frentes parlamentares. Ao todo, a instituição conta com 14 grupos de trabalho em funcionamento. A frente parlamentar é suprapartidária, formadas por ao menos 10 vereadores, com o objetivo de aprofundar o debate sobre políticas públicas de um tema específico, de interesse da cidade.

>> Confira tudo o que aconteceu na Câmara de Curitiba no 1º semestre de 2024

No mês de abril, o plenário aprovou a criação da Frente Parlamentar da Primeira Infância, constituída por 10 parlamentares. O objetivo é se dedicar ao estudo de políticas públicas que garantam a proteção da chamada primeira infância – dos 0 aos 6 anos de idade. Os incentivos recebidos nessa etapa da vida são determinantes para o desenvolvimento físico, cerebral e emocional da criança.

No Brasil, o direito das crianças é assegurado pelo Plano Nacional pela Primeira Infância. Além disso, Curitiba conta com a lei municipal 16.239/2023, com as diretrizes do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI) – ou seja, das políticas públicas para as crianças de 0 a 6 anos de idade.

O grupo mais recente, a Frente Parlamentar da Nova Concessão do Transporte, também teve o registro referendado pelo plenário em abril passado. A proposta dos 12 vereadores que aderiram à iniciativa é fiscalizar os editais da nova licitação do sistema de transporte coletivo de Curitiba, que será realizada no próximo ano.

A Prefeitura anunciou, no semestre passado, o começo dos trabalhos para estruturar a nova concessão ou parceria público-privada (PPP). Uma das propostas é a descarbonização gradual da frota de ônibus da cidade.

Entenda o funcionamento das frentes parlamentares

O funcionamento das frentes parlamentares da Câmara de Curitiba é regulamentado pelo ato 3/2013, assinado pela Comissão Executiva à época. A adesão dos membros de cada grupo de trabalho é voluntária, conforme as bandeiras defendidas por cada vereador. É exigida a participação de no mínimo 10 parlamentares e não existe um número limite.

A regra, no caso das comissões, é diferente, já que a distribuição das vagas atende à regra da representação proporcional dos partidos e blocos com assento na Casa. Além disso, os colegiados permanentes são formados por cinco ou nove vereadores. Nos temporários, não há um número fixo.

A criação da frente parlamentar também não impacta o orçamento da Câmara de Curitiba, já que seus trabalhos não podem gerar despesas extras à instituição. Ela não pode implicar na contratação de pessoal, fornecimento de diárias, passagens aéreas e outros investimentos que podem ser demandados pelas comissões.

O requerimento para registrar a frente parlamentar depende da aprovação pelo plenário. Na proposição é indicado o presidente e o vice de cada grupo. Também deve ser definido o prazo para a conclusão de seus trabalhos. Caso contrário, ela é automaticamente dissolvida no fim da legislatura. 

Quais são as frentes parlamentares da Câmara de Curitiba?

Além da proteção das crianças e do transporte público, as frentes parlamentares da Câmara de Curitiba se debruçam sobre as políticas públicas para diferentes áreas, como a cultura, a educação e a mobilidade. Criada no segundo semestre do ano passado, a Frente Parlamentar em Defesa dos Taxistas, por exemplo, recebeu representantes da categoria, em abril passado. As demandas chegaram a pautar sugestões da Câmara à Prefeitura de Curitiba.

Outro exemplo do debate de políticas públicas é o realizado pela Frente Parlamentar Condominial de Curitiba. Reuniões e simpósio no mês de abril já deram a origem a dois projetos de lei com a proposta de trazer mais segurança aos moradores de condomínios, como para a realização de vistorias periódicas às edificações.

Confira a relação completa de frentes parlamentares da Câmara de Curitiba:

  • Frente Parlamentar de Acompanhamento do Plano de Vacinação de Curitiba Covid-19
  • Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua
  • Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia
  • Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional
  • Frente Parlamentar da Ciência, Tecnologia e Inovação
  • Frente Parlamentar de Estudos sobre a Regularização Fundiária
  • Frente Parlamentar Condominial de Curitiba
  • Frente Parlamentar de Defesa dos Motoristas e Pilotos de Aplicativo de Carona e Entrega
  • Frente Parlamentar de Acompanhamento da Infraestrutura e da Segurança das Escolas Municipais
  • Frente Parlamentar do Samba, do Carnaval e das Políticas Culturais
  • Frente Parlamentar em Defesa das Comunidades Terapêuticas
  • Frente Parlamentar em Defesa dos Taxistas
  • Frente Parlamentar em Defesa da Primeira Infância
  • Frente Parlamentar dos Novos Editais de Concessão do Transporte

Saiba mais, aqui, sobre o trabalho de cada frente parlamentar e quem são seus membros. 

Veja os demais balanços do primeiro semestre de 2024.

Restrições eleitorais