Em 2023, Câmara fez mais de 20 mil requerimentos à Prefeitura de Curitiba
Além do serviço 156, a população também pode informar os vereadores sobre problemas localizados que são encaminhados ao Executivo por meio de requerimentos. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Além de elaborar projetos de lei e de exercer a fiscalização dos atos do Executivo Municipal, os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) também têm a prerrogativa de encaminhar à prefeitura pedidos de melhorias nos bairros. Ao todo, durante o ano de 2023, a CMC enviou 20.464 requerimentos à Prefeitura de Curitiba, que dizem respeito a intervenções em toda a cidade, como a manutenção de brinquedos em playgrounds, operação tapa-buracos, implantação de camadas asfálticas, placas e lombadas, coleta de entulhos em terrenos baldios, melhorias na iluminação pública e instalação de equipamento de ginástica destinado a idosos.
A possibilidade de reportar demandas específicas à prefeitura já é disponibilizada por meio do telefone 156, serviço que existe desde 1984. Mas também é comum a população comunicar estas questões aos vereadores, que encaminham os pedidos à Prefeitura de Curitiba via requerimentos. Para Tito Zeglin (PDT), primeiro-vice-presidente da Câmara, “os requerimentos à Prefeitura são fundamentais para o trabalho parlamentar, pois são a base para atuarmos de forma mais assertiva. Estes requerimentos são a oficialização das demandas e das questões dos curitibanos, trazidas aos vereadores. Assim, podemos sanar estas dúvidas, além de desenvolver um trabalho mais elaborado na criação de projetos e politicas públicas que solucionem estas possíveis questões”.
No mesmo raciocínio, o vereador Jornalista Márcio Barros (PSD) diz que é papel do vereador “receber as demandas e qualificar os pedidos". "Acontece, por exemplo, de haver uma solicitação referente a um ponto de ônibus e o local também não dispor de uma calçada. Consequentemente, pedimos tudo que é necessário para o local. Se a solicitação, se refere, por exemplo, a um rio aberto, o pedido é encaminhado para a Secretaria do Meio Ambiente (SMMA). Caso diga respeito a um rio canalizado, o requerimento vai para a Secretaria de Obras (SMOP). Se o pedido se refere a uma obra pequena, ele é direcionado para a Regional respectiva. Essa filtragem otimiza o atendimento”, esclarece Barros.
Questões viárias aparecem como preocupação da população de Curitiba
Entre os temas que foram objetos de requerimento por parte dos vereadores, situações pertinentes ao trânsito têm destaque. Por exemplo, Oscalino do Povo (PP) solicitou a reciclagem asfáltica da rua Campina Grande do Sul, nos trechos das ruas Izaac Ferreira da Cruz e Corbélia, no bairro Sítio Cercado (044.00430.2023). João da 5 Irmãos (União) requereu a implantação de camada asfáltica na rua Vila Velha, no bairro Cajuru (044.04822.2023). No mesmo sentido, se deu o pedido do vereador Jornalista Márcio Barros, no qual o parlamentar requereu a revitalização asfáltica em toda a extensão da rua Pinheiro Machado, no bairro Fazendinha (044.00077.2023).
Ainda na seara do trânsito, os vereadores encaminharam requerimentos relativos à sinalização. Um deles foi o vereador Sidnei Toaldo (PRD), no qual ele solicitou a implantação de placa de "área de giro" e pintura de faixa amarela (proibido estacionar) na rua Pedro Dalla Stella, 10, esquina com a rua Marcos Mocellin, bairro Santa Felicidade. (044.07921.2023). A vereadora sargento Tânia Guerreiro (União) pediu implantação de sinalização vertical A-4a (passagem estreita) na Rua Davi Geronasso, em frente ao número 1300 - Boa Vista (044.11856.2023). Serginho do Posto (União) requereu repintura de legenda PARE no cruzamento da rua Helena Carcereri Piekarski com a rua Rozalia Tatarin, no Jardim União, localizado no bairro Uberaba (044.14919.2023).
Limpeza e conservação de praças, parques e áreas públicas de Curitiba
Outro tema que também gerou muitos requerimentos por parte dos vereadores é o que envolve serviços de limpeza e conservação de espaços públicos. Um exemplo deste tipo de requerimento foi o pedido do vereador Mauro Bobato (Pode), terceiro-secretário da Câmara, que pediu limpeza, roçada e poda das árvores na rua Ângelo Gai, da extensão do número 149 até o final da via, no bairro Umbará (044.17269.2023). Zezinho Sabará (União) solicitou em caráter de urgência roçada, limpeza de caliça, lixos e entulhos na rua professor Júlio Teodorico Guimarães, esquina com a rua Francisco Claudino Ferreira, Vila Xapinhal, bairro Sítio Cercado (044.13813.2023). Também Marcos Vieira (PDT) requereu o serviço de roçada, retirada da grama, limpeza e recuperação de areia no parquinho da praça Doutor Lysandro Santos Lima, localizada na rua Diógenes Dacheux Stori em frente ao nº 323, no bairro Cidade Industrial (044.19094.2023).
Solicitações de “roçadas” também estão entre os requerimentos mais frequentes dos vereadores. Um exemplo foi o requerimento formulado pelo vereador Leonidas Dias, solicitando serviço de roçada na praça Aníbal Afonso, localizada na rua Nelson Prevedello, nº 57, esquina com rua Egas Rosa Sampaio, no bairro Abranches (044.17007.2023). Tico Kuzma (PSD) solicitou a roçada, limpeza, capinagem e reposição de areia nas canchas de futebol e vôlei e no parquinho, localizados na rua Olga de Araújo Espíndola, entre a rua Affife Mansur e a rua João Bonat, ao lado dos conjuntos habitacionais Paiquerê I e Paiquerê II, no bairro Novo Mundo (044.19551.2023). Alexandre Leprevost pediu, em caráter de urgência, a retirada de um toco de árvore na rua José Izidoro Biazeto, em frente ao número 460, no bairro Mossunguê (044.16977.2023). Em caráter de urgência, o vereador Toninho da Farmácia (União) solicitou o conserto da passarela de madeira, no canal da rua Cyro Correia Pereira, cruzamento com a rua Ladislau Luka, no conjunto Vitória Régia, localizado no bairro Cidades Industrial (CIC) (044.15718.2023).
Segurança e outros requerimentos feitos pelos vereadores de Curitiba
Reforço de policiamento em frente a escolas e a outro locais também ocuparam um número significativo de requerimentos por parte dos vereadores. Beto Moraes (PSD), por exemplo, requereu o patrulhamento no CMEI Professor Doutor Carlos Roberto Antunes dos Santos, localizado na rua Coronel Guilherme Theodoro Buest, 610, no bairro Umbará (044.11.974.2023). A ampliação da presença da Guarda Municipal (GM), com rondas ostensivas e programadas, na região do ponto final do ônibus São Braz e entorno, no bairro São Braz (044.12242.2023), foi solicitada à Prefeitura pelo vereador Nori Seto (PP). O presidente da Câmara, Marcelo Fachinello (Pode) requereu o patrulhamento constante e presença ostensiva (ronda) da Guarda Municipal nas proximidades da Faculdade Estácio, localizada na avenida Souza Naves, 1715, no bairro Cristo Rei (044.14018.2023). Osias Moraes (Republicanos) solicitou estudo para reativação do módulo policial na praça Villa-Lobos, no bairro Ahú (044.07698.2023).
Além das questões acima citadas, a população também pediu auxílio aos vereadores para a solução de situações de natureza diversa. É o caso, por exemplo, do requerimento encaminhado à Prefeitura pelo vereador Professor Euler (MDB), no qual o parlamentar pede o reparo e a retirada dos fios/cabos inservíveis na rua Paulo Setúbal, esquina com a rua Maestro Carlos Frank, no bairro Boqueirão (044.02214.2023). Pier Petruzziello (PP) requereu a inclusão de uma parada de ônibus em local próximo ao supermercado Condor Água Verde, na avenida Água Verde, 860 (044.01932.2023). Amália Tortato (Novo) requereu, em mais de uma ocasião, providências quanto aos pedidos de fiscalização e relatos de acumulação compulsiva no imóvel localizado na rua João Viana Seiler, 513 (044.12784.2023).
A inclusão da Rua 24 Horas de Curitiba nas comemorações do Natal de 2023 foi solicitada pelo vereador Rodrigo Reis (União) (044.11626.2023). Ezequias Barros (PMB) pediu revitalização e melhorias na UPA da Vila Leão, na rua Primo Lourenço Tosin, nº 21, localizada no bairro Novo Mundo (044.10502.2023). Leonidas Dias, por sua vez, solicitou o aumento da frota de ônibus da linha Abranches (044.09559.2023).
Preocupação com ataques de abelhas apareceu nos requerimentos de Curitiba
Um tema que chamou atenção da população de Curitiba no final do ano de 2023 foi o controle de colmeias de abelhas em espaços públicos. Em 7 de dezembro, durante a manutenção das árvores da praça Eufrásio Correia, ao lado da Câmara Municipal de Curitiba, funcionários da Prefeitura, alguns transeuntes e servidores da Câmara foram atacados por abelhas. Os brigadistas da Câmara acionaram o Corpo de Bombeiros, o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) e a Divisão de Saúde Ocupacional da Câmara (DSO). Manutenções preventivas dessa natureza são necessárias e, nesse sentido, Beto Moraes solicitou a retirada de uma colmeia em poste de luz localizado na rua Almirante Gonçalves em frente ao número 634, esquina com a rua Doutor Reynaldo Machado, no bairro Prado Velho (044.17678.2023).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba