Em 1º turno, aprovada Cidadania Honorária ao presidente do Amigos do HC
Sabino Picolo (sem partido) contou que Domingos Ramalho teve participação importante nos financiamentos de projetos de implantação dos parques industriais de Santa Catarina e Paraná. (Foto: Carlos Costa/CMC)
Ex-presidente do Banestado (Banco do Estado do Paraná) e presidente da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas (Amigos do HC), Domingos Tarço Murta Ramalho será homenageado pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC) com o título de Cidadão Honorário da capital. A homenagem ao administrador de empresas, que não só tem o extinto Banco do Estado do Paraná no currículo, como também outras instituições financeiras, foi aprovada nesta segunda-feira (25) em primeira votação com 24 votos “sim”.
Natural de Virgem da Lapa (MG), Murta Ramalho é um nome importante do setor bancário e na estruturação de parques industriais. Além do Banestado (1996/1997), ele já ocupou a presidência da Paraná Investimentos (1996/1997); foi diretor financeiro do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE (1997/1999);e presidente do Centro Integração Empresa e Escola do Paraná - CIEE/PR (2018/2022).
Autor da homenagem, Sabino Picolo (sem partido) contou que Domingos Ramalho teve participação importante nos financiamentos de projetos de implantação dos parques industriais de Santa Catarina (1987/1988) e Paraná (1996/1997). Como presidente do Banestado, fundou a primeira empresa de capitalização de bancos públicos do Brasil: a Capitaliza, Empresa de Capitalização S.A. (115.00011.2023).
Atualmente, o administrador de empresas também é o 7º vice-presidente e 3º secretário da Associação Comercial do Paraná (ACP). Ele assumiu a presidência do Amigos do HC no último dia 20. “Como projetos da associação, há o projeto social Dedica, que faz a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, e o Cedivida, centro de direitos à vida da pessoa idosa. São dois programas que ele [Murta Ramalho] está trabalhando forte. A gestão do Murta Ramalho começou agora em 20 de março”, disse o vereador.
“O que mais me chamou atenção foram as ações sociais que ele realizou durante a sua história”, respondeu Noemia Rocha (MDB), ao apoiar a homenagem e destacar o trabalho voluntário do empresário na área da saúde. “O sr. Domingos Murta tem muitas causas. Teve envolvimento muito forte com o primeiro emprego, como presidente do CIEE. […] Sempre foi uma pessoa com diálogo franco e sempre fez e faz por Curitiba”, emendou Serginho do Posto (sem partido).
Tico Kuzma (PSD) também elogiou a iniciativa de Sabino Picolo, de reconhecer a trajetória de Murta e destacou que a CMC tem atuado para fortalecer o atendimento da Associação Amigos do HC, com a destinação de emendas orçamentárias.
“Domingos Murta tem uma história de vida tão bonita, e de tanta dedicação não só por Curitiba, mas pelo estado do Paraná, que a sua homenagem é muito justa e merecida”, complementou Bruno Pessuti (Pode). “É uma pessoa espetacular, excepcional. Ele merece todo nosso respeito e a cidade de Curitiba deve muito a ele”, emendou Rodrigo Reis (sem partido).
“O Murta, como nós chamamos, é uma pessoa extremamente engajada nos processos que fazem com que o resultado final seja positivo para a cidade. É uma pessoa que disponibiliza o seu tempo para causas importantes, sociais, que refletem no dia a dia do curitibano”, também destacou Alexandre Leprevost (Solidariedade). Com a aprovação da matéria, a Cidadania Honorária de Curitiba ao presidente da Associação Amigos do HC retorna à pauta desta terça-feira (26) em segunda votação.
Utilidade Pública à Associação dos Coreanos é acatada
Nesta segunda-feira, o plenário da Câmara Municipal ainda aprovou em primeira votação a Declaração de Utilidade Pública à Associação Brasileira dos Coreanos de Curitiba – ABCC. Fundada em 2012, a entidade atua como um reduto de apoio à comunidade coreana residente em Curitiba, promovendo atividades que promovam a amizade e confraternização, projetos educacionais para gerações futuras, para incentivar o aprendizado da língua coreana; além de iniciativas para a promoção da cultura coreana e de esportes e artes marciais coreanas.
“A relação entre os dois países é uma relação muito forte e para nós é uma alegria poder votar este projeto, para fortalecer as relações Brasil-Coreia. Aqui em Curitiba tem uma colônia muito forte, muito atuante. […] É importante termos este tipo de Utilidade Pública municipal, para fortalecer relações comerciais, relações de trabalho, entre os dois países”, disse o autor do projeto, Pier Petruzziello (PP).
Representantes da ABCC acompanharam a votação. O projeto (014.00043.2023) foi aprovado com 31 votos “sim” e retorna à pauta desta terça, em segundo turno, para ser ratificado. Se confirmada sua aprovação, segue para sanção do prefeito de Curitiba.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba