Elizeu Chociai será cidadão honorário de Curitiba
Por unanimidade, nesta terça-feira (25), os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) votaram a favor de conceder a José Elizeu Chociai o título de cidadão honorário da capital do Paraná. O projeto de lei (006.00007.2019) foi apresentado na CMC por Mauro Bobato (Pode), que destacou a atuação de Elizeu, como é mais conhecido, na organização da chapa do PTN no pleito municipal de 2016. A sigla, que depois mudou de nome para Podemos, elegeu dois parlamentares.
“Elizeu coordenou o grupo que montou a chapa própria do partido ao Legislativo, obtendo mais de 40 mil votos em Curitiba. A gente trocou muitas ideias sobre o projeto de ajuste fiscal [o Plano de Recuperação, enviado pelo prefeito Rafael Greca à CMC em 2017]”, comentou Bobato. Ele agradeceu o aconselhamento sobre essa questão, dizendo que vê nesse apoio dele à proposta do Plano de Recuperação “uma importante contribuição [do Elizeu] à cidade”. O vereador disse que o homenageado alia com competência política e capacidade técnica.
Nascido em Ivaí (PR), José Elizeu Chociai é casado e pai de dois filhos. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), foi secretário municipal nas gestões dos prefeitos Jocelito Canto e de Pedro Wosgrau Filho, em Ponta Grossa, cidade onde é auditor fiscal concursado da prefeitura. Em 2016, foi candidato a vice-prefeito de Ponta Grossa, ao lado de Aliel Machado (Rede), disputando o segundo turno. Depois liderou o apoio do Podemos à candidatura de Ratinho Júnior ao governo do Paraná.
Bobato disse que uma prova da capacidade técnica de Elizeu é ele ocupar, hoje em dia, o cargo de Diretor de Administração e Finanças do Paranacidade. Segundo o vereador, ocupando este cargo o homenageado pode “ampliar sua relação com Curitiba e os outros municípios paranaenses, haja visto que o Paranacidade tem grande atuação na viabilização de convênios e financiamento de obras de desenvolvimento urbano”, justifica o autor. “O companheiro Elizeu tem sido um parceiro da boa política”, chancelou Oscalino do Povo, líder do Podemos na CMC. Osias Moraes (PRB) também elogiou o homenageado.
Outros projetos da pauta
A pedido do vereador Rogério Campos (PSC), autor da proposição que indica Altair Rodrigues de Jesus para denominar uma praça na rua Desembargador Joaquim Ferreira Guimarães, no bairro Tatuquara (008.00007.2019), a iniciativa foi aprovada hoje em primeiro turno sem debate em plenário. Campos se comprometeu a justificar o projeto nesta quarta (26), na análise em segundo turno. A proposição homenageia o dono de um minimercado na região do Tatuquara, de destacada liderança comunitária nos anos 1990, segundo o vereador.
Foi aprovado pelos vereadores, em primeiro turno, projeto em que a Prefeitura de Curitiba pede autorização da CMC para construir cinco unidades habitacionais destinadas a famílias em situação de reassentamento na região do Boqueirão. Para isso, o Executivo doa à Companhia de Habitação Popular (Cohab-CT) um terreno no Alto Boqueirão com 1.164 m². O lote foi avaliado em R$ 725 mil pela prefeitura (005.00066.2019). A iniciativa retorna à pauta nesta quarta, para análise em segundo turno.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba