Eleitos abrem vagas na Câmara Municipal

por Assessoria Comunicação publicado 02/10/2006 18h25, última modificação 11/06/2021 10h27
Três novos vereadores assumirão na Câmara Municipal de Curitiba, a partir de janeiro, nas vagas de Ney Leprevost (PP), Fábio Camargo (PFL) e Reinhold Stephanes Júnior (PMDB), eleitos, neste domingo (1º), para a Assembléia Legislativa do Paraná. São eles, respectivamente, o novato Luiz Carlos Déa, conhecido como Mestre Déa (PP), Elias Vidal (PDT) e Pedro Paulo (PT).
O segundo vice-presidente da Câmara, Ney Leprevost, obteve 53.471 votos. Fábio Camargo, com 37.973, e Stephanes Júnior, 37.953 votos, também fazem parte da atual mesa diretiva, presidida pelo vereador João Cláudio Derosso (PSDB).
Novato
O educador social Luiz Carlos Déa, o Mestre Déa, coordena o projeto Educando com Arte, voltado para crianças que aprendem o ritual e a cultura da capoeira. Seu ingresso na Câmara Municipal será através da filosofia da educação. Além de manter a bancada do PP com três integrantes, Mestre Déa, que já foi homenageado pela Casa por sua representação em encontro mundial de capoeiristas, ano passado, no Rio de Janeiro, e pelo desempenho no projeto defende a aplicação de cidadania, disciplina, ecologia e socialização à infância e adolescência.
Retorno
Elias Vidal e Pedro Paulo, que já cumpriram mandatos anteriores, também retornarão à Câmara de Curitiba. Vidal, eleito pela primeira vez em 96, esteve na Casa nos últimos quatro meses, durante licença do vereador Fábio Camargo. Será o seu terceiro mandato, abrindo chances de reeleição futura, “já que entende a atuação legislativa como um dever de cumprimento de atribuições do homem público, no sentido de atender prontamente os anseios da comunidade como um todo, sendo porta-voz da população”.
Vidal é formado em Estudos Sociais pela Universidade Católica do Paraná e contador, pela Escola Técnica do Comércio De Plácido e Silva. Exerce a atividade de apicultor, com participação ativa no Conselho Deliberativo da Associação Paranaense de Apicultores. Também presidiu a Associação dos Militares da Reserva e Pensionistas das Forças Armadas. Entre seus principais projetos está a inclusão do mel na merenda escolar.
Pedro Paulo, professor licenciado de história e geografia do ensino fundamental, retornará ao Legislativo municipal deixando a secretaria de finanças do diretório estadual do PT. Reside no Pinheirinho e tem atuação ligada à infância e adolescência, através dos conselhos tutelares, da pastoral e de movimentos comunitários. Atuou na Câmara de Curitiba entre 2003 e 2004, como suplente na vaga deixada por Ricardo Gomyde (PCdoB), período em que apresentou diversos projetos. A inclusão digital e o “Dia sem carro”, voltado para a conscientização da preservação do ambiente e de um transporte coletivo de maior qualidade, são suas propostas principais.
Na volta à Casa, afirma que pretende seguir a mesma linha mediadora que o caracterizou e manter diálogo com a Prefeitura. Pedro Paulo diz que uma de suas bandeiras será “efetivar a participação popular na discussão do orçamento público”. Considera que é preciso “a população decidir mais, além da discussão que já é realizada”.