Eleições 2024: influenciadores digitais são eleitos para a Câmara de Curitiba
Da esquerda para a direita, os vereadores eleitos Da Costa do Perdeu Piá, Guilherme Kilter, João Bettega e Olimpio - Mundo Polarizado (Fotos: Divulgação / Arte: Diogo Fukushima/CMC).
Com mais de 100 mil seguidores em suas redes sociais e no YouTube, quatro influenciadores digitais foram eleitos para a 19ª legislatura (2025-2028) da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Os números consideram um levantamento realizado na véspera do dia 6 de outubro, data em que foram realizadas as eleições municipais de 2024. A expressão digital influencer, em inglês, é recente e se refere a uma personalidade que conta com uma presença significativa nas mídias digitais, com a criação de conteúdo e influência de um grande número de pessoas.
Embora ainda não haja uma regulamentação, a profissão de influenciador digital já é reconhecida pelo Ministério do Trabalho, que a inseriu no rol da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), em 2022. Segundo a descrição da profissão, o influenciador digital desempenha atividades de relacionamento com seu público ou seguidores, com a produção de conteúdo digital e gerenciamento de marketing de influência.
O vereador eleito com número mais expressivo nas mídias digitais é o empresário Olímpio de Araújo Junior, que acumula mais de 1 milhão de inscritos no seu canal Mundo Polarizado, no YouTube, onde aborda temas como política, geopolítica, negócios e economia. Além disso, 354 mil pessoas o acompanham no Facebook e 190 mil no Instagram.
Com 7.732 votos, Olimpio - Mundo Polarizado é graduado em Geografia pela UEPG e foi eleito pela primeira vez vereador de Curitiba, pelo PL. Na sua campanha eleitoral, destacou que seu mandato terá como pautas a defesa da educação de qualidade, valores conservadores, combate à ideologia de gênero, redução de impostos e taxas e a defesa da propriedade privada.
Na sequência, o parlamentar com mais seguidores é o influenciador digital Da Costa do Perdeu Piá, com 820 mil inscritos no canal do YouTube Perdeu Piá, além dos 138 mil seguidores no Facebook. Gustavo Silveira da Costa foi eleito pelo partido União com 15.014 votos, é ex-policial militar e, em sua campanha, tratou de temas como trânsito e segurança pública. Ficou conhecido quando ainda era policial militar ao publicar vídeos sobre suas abordagens, tendo anunciado sua saída da corporação em 2021.
Com 645 mil inscritos no YouTube, o criador de conteúdo político João Bettega é outro destaque no mundo virtual, contando também com 478 mil seguidores no Instagram. Membro do Movimento Brasil Livre (MBL) e filiado ao partido União, foi eleito na sua segunda tentativa de ingressar no Legislativo, com 12.346 votos. Em sua campanha para as Eleições 2024, suas principais bandeiras foram acessibilidade, segurança pública e o incentivo à tecnologia e à fiscalização.
Alguns dos projetos divulgados no seu Instagram para o seu mandato no Legislativo são o “Pacote Anti-Noia”, no qual ele defende o fim da mesa solidária e a internação compulsória de usuários de droga e pessoas com problemas mentais; a educação e o combate à esquerda, com a proibição da ideologia de gênero nas escolas; e a proposta de um alvará mais rápido e simples em Curitiba.
Já Guilherme Kilter tem forte presença nas redes sociais Instagram e TikTok, onde conta com 222 mil e 138 mil seguidores, respectivamente. Eleito para o primeiro mandato pelo partido Novo com 16.664 votos, será o vereador mais jovem da próxima legislatura, com 22 anos de idade. Kilter é líder do RenovaBR e presidente da Juventude do Partido Novo no Paraná.
Sua campanha contou com o apoio de membros da Primeira Igreja Batista de Curitiba (PIB), onde também é líder de jovens e universitários da comunidade cristã há vários anos. As pautas destacadas por Kilter durante a corrida eleitoral incluem a defesa de uma educação sem doutrinação, a liberdade para empreender e a segurança pública.
Com menos de 100 mil seguidores, outros vereadores eleitos apresentam números significativos no mundo virtual. Com 74,3 mil seguidores no Instagram, o vereador mais votado neste pleito, Jasson Goulart, fica atrás da vereadora reeleita Amália Tortato (Novo), que conta com 88,6 mil no TikTok e 59,3 mil no YouTube. Já Bruno Secco, eleito para seu primeiro mandato, possui 84 mil no Facebook.
A forte presença digital de personalidades políticas foi um dos temas abordados durante a transmissão ao vivo, realizada pela Diretoria de Comunicação da Câmara de Curitiba, no dia das eleições (6). Uma das convidadas, a jornalista e pesquisadora de pós-doutorado da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Karine Vieira, lembrou que as campanhas políticas vêm migrando para as redes sociais, que é onde está o debate público atualmente. “As redes sociais, a gente percebe que elas são, sim, o grande canal de comunicação do vereador, que é o político mais próximo da população”, pontuou a pesquisadora.
>> Leia também:
*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
Edição: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba