Fake news e deep fakes nas eleições: saiba como reconhecer manipulação por IAs

por Alex Gruba | Revisão: Brunno Abati* — publicado 13/08/2024 07h10, última modificação 13/08/2024 15h41
O segundo episódio do podcast Curitiba Decide ensina como a disseminação de mentiras em períodos eleitorais ocorre nos dias atuais e o que podemos fazer para combater as fake news.
Fake news e deep fakes nas eleições: saiba como reconhecer manipulação por IAs

O CMC Podcasts não brinca quando o assunto é evitar a desinformação política. (Arte: Emily Curbani/Arquivo CMC)

Em tempos de interconectividade, de interação em massa redes sociais e de avanço das inteligências artificiais, os períodos eleitorais acabam intensificando a disseminação de fake news. Em bom português, a divulgação de mentiras e de informações falsas acaba corroendo não apenas um e outro candidato, mas também a nossa democracia e nossa sociedade. Para evitar esses problemas, o segundo episódio do podcast Curitiba Decide aborda essas questões com especialistas.

Neste segundo episódio, a jornalista Pedritta Marihá Garcia recebeu na bancada do CMC Podcasts a jornalista Karine Vieira, que é também professora e pesquisadora da área de Educação Midiática; a empreendedora Claudia Soares, especialista em inteligência artificial em publicidades; e o cientista social Nelson Rosário de Souza, da área da Sociologia da Comunicação.

Os convidados respondem sobre o funcionamento das ferramentas de “desinformação”. Um destaque da atualidade é o avanço das chamadas inteligências artificiais. Embora seu uso ético possa trazer benefícios à democracia, também podem ser usadas para produzir conteúdo falso, com a manipulação de áudio, vídeo e imagem, gerando o que hoje chamamos de "deep fake". Os convidados também dão dicas de como evitar ser enganado por uma fake news e, principalmente, não alimentar essa cadeia de desinformação adiante.

O Curitiba Decide é um projeto da Diretoria de Comunicação Social da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) para incentivar o voto consciente nas eleições de 2024. Os episódios podem ser assistidos no YouTube da CMC. No terceiro episódio, o podcast Curitiba Decide vai abordar mais especificamente as redes sociais como ferramentas de campanha eleitoral. Tidas como vilãs na divugação de fake news, elas podem (e devem!) servir como ferramentas que auxiliem na fiscalização da população. Nas eleições de 2022, a CMC fez a campanha MiguéNews, para evitar a desinformação política.

*Matéria revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba

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