Educadores recebem homenagem na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 18/11/2008 17h30, última modificação 22/06/2021 09h15
Voluntários da educação que transformam vocação em vetor de crescimento e desenvolvimento pela alfabetização de adultos foram homenageados na Câmara de Curitiba, na noite desta segunda-feira (17), em solenidade de entrega do diploma de Professor Honorário.
Os voluntários tiveram seu trabalho ressaltado e reconhecido pela Comissão de Educação e Cultura da Casa. Na cerimônia, que foi conduzida pelo primeiro vice-presidente do Legislativo, Tito Zeglin (PDT), destaques importantes para a saudação, feita pelo vereador Jair Cézar (PSDB), na presença marcante de Gilcélia Mara Cornelsen, gerente de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação, representando o prefeito Beto Richa. O agradecimento foi feito pela homenageada Elisabete Kakinoana Nakao, em nomes dos demais.
Indicados
Foram homenageados Acionir Gomes Ferreira, por indicação do vereador Zé Maria (PPS), Célio José Gonçalvez Watter (Beto Moraes – PSDB), Eleide Nogueira (Dona Lourdes – PSB), Elisabete Kakinoana Nakao (Angelo Batista – PP), Gilberto Stevão (Jorge Bernardi – PDT), Irene Desanoski Kovalski (Tico Kuzma – PSB), Simoni Maria Soares Pierkarczyk (Valdenir Dias PSB), Rosecléa da Silva Gomes (Jair Cézar) e Terezinha de Azevedo (Julieta Reis – DEM).
O diploma de Professor Honorário, instituído pelo Legislativo municipal como projeto inicial do vereador Jair Cézar, tem como proposta incentivar todos os interessados em colaborar na reversão da taxa de analfabetismo. E como definiu, em sua saudação, “oferecer, através de um gesto solidário, a transferência do conhecimento e da sabedoria ao semelhante.”
Programa
Neste ano, o programa Alfabetizando com Saúde, da Prefeitura de Curitiba, recebeu um prêmio da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). Terezinha de Azevedo, indicada pela vereadora Julieta Reis, foi uma das fundadoras do programa. Rosecléa da Silva Gomes, homenageada por Jair Cézar, chegou a ser nomeada como comissária de menores em função de sua participação voluntária no Movimento Nacional de Meninos de Rua.
Outro herói anônimo é Gilberto Stevão, indicado pelo vereador Jorge Bernardi, que, em parceria com a Fundação Educar, criou 857 núcleos de alfabetização e pós-alfabetização em 79 municípios.