Educadores recebem diploma na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 14/11/2008 17h30, última modificação 22/06/2021 09h11

Terezinha de Azevedo será uma das educadoras voluntárias que receberão, na próxima segunda-feira (17), às 20h, o diploma de Professor Honorário, em sessão solene no plenário da Câmara de Curitiba. Convocada pela Comissão de Educação e Cultura, a cerimônia premiará também outros voluntários de programas de alfabetização públicos ou privados, que têm dado oportunidade do aprendizado a adultos maiores de 14 anos.
A educadora é uma das fundadoras do Programa Alfabetizando com Saúde e foi indicada pela vereadora Julieta Reis (DEM), como reconhecimento ao trabalho de inclusão social de centenas de adultos.
Simoni Maria Soares Piekarczyk foi escolhida pelo ex-vereador Valdenir Dias (PSB) como uma das melhores educadoras de programa desenvolvido pelo governo do Estado do Paraná. Através do departamento de Educação de Jovens e Adultos, obteve reconhecimento em inúmeros trabalhos de sua área. A voluntária tem licenciatura em química e é pós-graduada em educação de planejamento e gerenciamento do meio ambiente.
Também serão homenageados Acionir Gomes Ferreira, por indicação do vereador Zé Maria (PPS), Célio José Gonçalvez Watter (Beto Moraes – PSDB), Eleide Nogueira (Dona Lourdes – PSB), Elisabete Kakinoana Nakao (Angelo Batista – PP), Gilberto Stevão (Jorge Bernardi – PDT), Irene Desanoski Kovalski (Tico Kuzma – PSB) e Rosecléa da Silva Gomes (Jair Cézar – PSDB).
Voluntariado
O diploma de Professor Honorário instituído pelo Legislativo municipal tem como proposta incentivar todos os interessados em colaborar na reversão da taxa de analfabetismo, que, segundo o IBGE, é de 7,66% na região sul do País.
Neste ano, o Programa Alfabetizando com Saúde, da Prefeitura de Curitiba, recebeu um prêmio da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). Na capital paranaense, o resultado do programa favoreceu a redução da taxa local para 4%.
Terezinha de Azevedo, que foi uma das fundadoras deste programa, explica que, além do "bê-á-bá", os inscritos recebem noções de prevenção e tratamento de doenças.