Educadores de Curitiba recebem votos de congratulações da CMC

por Nicole Thessing* | Revisão: Ricardo Marques — publicado 24/08/2023 08h05, última modificação 24/08/2023 15h29
Além da diretora Adriana Ortêncio e do professor de capoeira Mestre Zig, CMC homenageou o jurista Jean Carlo Leeck.
Educadores de Curitiba recebem votos de congratulações da CMC

Vereador Ezequias Barros entregou votos de congratulações e aplausos a dois homenageados. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta quarta-feira (23), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) entregou votos de congratulações e aplausos a dois profissionais da área da educação. “Duas pessoas que são importantes no meu mandato e que fazem diferença também na cidade de Curitiba”, declarou o vereador Ezequias Barros (PMB), autor das proposições  A primeira homenagem foi concedida à diretora do Centro de Educação Infantil (CEI) Pequeno Anjo, Adriana Florêncio Ortêncio (077.00488.2023).

Barros explicou que Adriana fundou a escola há 20 anos, junto com sua família, e desde então vem “contribuindo com uma educação de qualidade e amor aos mais de cinco mil alunos que por ali passaram”. A escola e sua equipe oferecem “um ambiente acolhedor e estimulante, onde as crianças podem explorar suas habilidades, expressar sua criatividade e desenvolver suas capacidades cognitivas, sociais e emocionais”, elogiou.

O professor de capoeira Ezequiel Monteiro da Silva, mais conhecido como Mestre Zig, também foi homenageado pelo parlamentar com os Votos de Congratulações (077.00487.2023). Zig pratica capoeira desde 1986, relatou Barros, e se formou como professor em 1993, na cidade de Rosana (SP). Mudou-se para Curitiba em 2010 e “hoje trabalha em várias escolas ensinando capoeira e, juntamente, a palavra de Deus, aplicando em seus ensinos valores familiares para as crianças”.

Dalton Borba: homenagem a Jean LeeckJurista Jean Carlo Leeck

Na mesma manhã, Dalton Borba (PDT) homenageou o jurista Jean Carlo Leeck “pelos serviços prestados em prol da advocacia” (077.00469.2023). Advogado empresarial e eleitoral, Leek tem mais de 26 anos de atuação na advocacia, relatou o vereador.

O diploma seria entregue na sessão solene pelo Dia do Advogado, promovida por Borba no dia 11 de agosto, mas Leek não pôde comparecer ao evento. O parlamentar discorreu sobre o amplo currículo do homenageado, que já atuou como "juiz membro efetivo da Corte, na classe de juristas, do TRE [Tribunal Regional Eleitoral] do Paraná e como membro do Tribunal de Ética e Disciplina e das Comissões de Direito Eleitoral e Corporativo da Ordem dos Advogados do Brasil do Paraná".

Além disso, continuou o vereador, Leek é membro do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (IPRADE), do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (IBRADE), e advogado membro-fundador do Colégio de Juristas dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPEJE). “Um dos grandes juristas do estado do Paraná, na área de Direito Eleitoral, um dos maiores do Brasil”, declarou o vereador.

A Câmara também aprovou, na manhã desta quarta, novos votos de congratulações e aplausos. O Jornalista Márcio Barros (PSD), por exemplo, debateu requerimento de sua autoria para homenagear o professor Cayo Miguel Ángel Martín Cristóbal “pela excelente contribuição na área de ensino e na defesa dos direitos das pessoas com deficiência visual” (077.00513.2023).O vereador pontuou que o pedido partiu do governador do estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior.

Cristóbal é espanhol e se naturalizou brasileiro em 1972. Barros apontou que destacou “o trabalho desenvolvido junto ao Instituto Paranaense dos Cegos na cidade de Curitiba, já que ele é deficiente visual, com um voluntário exemplar e defensor incansável na defesa das pessoas com deficiência visual”.

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato