Educação sobre o diabetes em debate no Tribuna Livre do CMC Podcasts

por Alex Gruba | Revisão: Brunno Abati* — publicado 12/06/2024 07h05, última modificação 12/06/2024 18h22
CMC Podcasts recebe o vereador Alexandre Leprevost com duas integrantes do Instituto da Pessoa com Diabetes para conversa sobre tratamentos e políticas públicas desta doença.
Educação sobre o diabetes em debate no Tribuna Livre do CMC Podcasts

Vereador Alexandre Leprevost convidou duas integrantes do Instituto da Pessoa com Diabetes para o CMC Podcasts. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Defensor de políticas públicas para ajudar pessoas com diabetes, o vereador Alexandre Leprevost (União) trouxe o tema da educação sobre essa doença para a bancada do CMC Podcasts. Para aprofundar o debate acerca do diabetes, o parlamentar convidou duas integrantes do Instituto da Pessoa com Diabetes (IPD), Anna Lopes Ayres e Thayna Guimarães. Coordenadora do IPD e estudante de Nutrição, Anna é mãe de duas meninas com diabetes tipo 1: Valentina, de 9 anos, e Martina, de 7 anos. Thayna, que tem diabetes tipo 1, atua como nutricionista do IPD.

No começo do podcast, o vereador Alexandre Leprevost contou como conheceu o trabalho do IPD no começo de seu mandato, em 2021, e as conquistas alcançadas desde então. “A Câmara não só pode como deve continuar ajudando e já fez, neste mandato, um excelente trabalho”, destacou o parlamentar. Um dos avanços indicados por Alexandre Leprevost é a aprovação da lei que implementa o Programa ABC Diabetes em Curitiba, levando educação sobre diabetes para a comunidade escolar.

O vereador também ressaltou a destinação de recursos via emenda para que 100 crianças de famílias carentes sejam atendidas com equipamentos de monitoramento de glicose por um ano – com isso, as crianças não precisam furar o dedo todos os dias. Outro projeto destacado por Leprevost foi o laudo vitalício para diabetes tipo 1, aprovado recentemente (saiba mais clicando aqui).

Inscreva-se no canal da CMC no YouTube

 
Thayna confirmou que as políticas públicas implementadas representam conquistas fundamentais para a população com diabetes. Ela disse que o laudo vitalício é um avanço importante, pois o diabetes tipo 1 não tem cura. Assim, retira-se uma sobrecarga da pessoa e da família em marcar consultas médicas frequentes. “E tem o projeto que eu e a Anna temos no coração, que é o projeto de ir nas escolas e educar professores e alunos sobre o diabetes”, confessou a nutricionista do IPD.

“A educação liberta. Se a pessoa não tem acesso à educação, é muito difícil ela ter controle sobre a doença. Se os pais não sabem controlar, vai passar todas essas inseguranças para a criança”, complementou a coordenadora do IPD. Durante o programa, Anna e Thayna falaram também sobre as diferenças dos tipos de diabetes, o dia a dia de pais e pessoas com diabetes e a atuação do Instituto da Pessoa com Diabetes. O vereador contou seu cotidiano como pessoa com diabetes tipo 2 e a parceria para auxiliar o trabalho do IPD.

Ao final do podcast, as convidadas e o vereador falaram da importância de manter as políticas públicas atuais e de conseguir avanços necessários. Para Leprevost, é interessante dar continuidade das 100 crianças atendidas com medidores de glicose. “E fazer o máximo possível para que o maior número de pessoas com diabetes tenham esse aparelho, para não precisarem furar o dedo todos os dias”, complementou. Outro ponto levantado pelo parlamentar seria facilitar consultas especializadas por pessoas com diabetes. “Isso seria fundamental, pois o diabetes pode impactar, a longo prazo, o sistema de saúde”, disse o vereador.

Tribuna Livre do CMC Podcasts

A educação sobre o diabetes foi o tema deste Tribuna Livre do CMC Podcasts, que é um espaço para vereadoras e vereadores de Curitiba trazerem até dois convidados para debates de assuntos relevantes. O CMC Podcasts conta também com outros programas produzidos pela Diretoria de Comunicação Social da Câmara de Curitiba, com episódios temáticos elaborados de acordo com as comissões permanentes da casa. Há também o Curitibou?, programa de entretenimento para falar de curiosidades e de curitibanices, e o Você na CMC, para ilustrar o funcionamento da Câmara. Os episódios podem ser acompanhados no YouTube ou no Spotify.

*Matéria revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati                       Supervisão do estágio: Alex Gruba