Educação política: estagiários da Câmara de Curitiba participam do Jogo da Eleição

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 13/12/2024 11h15, última modificação 16/12/2024 11h14
Dinâmica para estagiários encerrou a primeira edição do novo projeto de educação política da Escola do Legislativo da Câmara de Curitiba.
Educação política: estagiários da Câmara de Curitiba participam do Jogo da Eleição

Jogo simula uma eleição. Candidatos se deparam tanto com as condutas legais quanto com as vedações eleitorais. (Foto: Jean Lucredi/CMC)

Nessa quinta-feira (12), estagiários da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) participaram de uma dinâmica de educação política conduzida pela Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel. Divididos em equipes, os jovens participaram do Jogo da Eleição, ferramenta lúdica inovadora, criada pelo Instituto Mais Cidadania, que busca conscientizar sobre o processo eleitoral e sobre o combate à corrupção.

As partidas foram realizadas tanto pela manhã quanto à tarde, no auditório da Câmara, sob a supervisão dos servidores capacitados a aplicar a dinâmica. O vereador Dalton Borba (Solidariedade) foi um dos monitores. Gestora da Escola do Legislativo, Débora Reis explica que a ideia do Jogo da Eleição é “romper a barreira teórica e transportar o jogador para as dinâmicas do processo eleitoral”“É uma forma divertida de falar sobre um tema sério e de extrema relevância para a construção de uma sociedade mais justa e democrática", frisa ela.

A ferramenta simula uma eleição, na qual os jogadores são filiados a partidos fictícios e, no sorteio de cartas, recebem uma quantia inicial de dinheiro para investir na campanha. O objetivo é avançar no tabuleiro e chegar antes ao fim da corrida eleitoral. Os jovens, entretanto, se deparam não apenas com as situações permitidas durante a campanha política, mas também com as vedações da legislação eleitoral.

Encerradas as partidas, os estagiários foram convidados a refletir sobre o custo da corrupção à sociedade brasileira, de R$ 69 bilhões a cada ano, dinheiro que poderia ser destinado à educação, à saúde e à moradia popular, por exemplo. "Vocês acham que uma pessoa que realizou várias condutas proibidas [na campanha] deixará de realizá-las quando assumir o mandato?", ponderou Débora. "O jeito de fazer a nossa parte é votar de forma consciente. Quem vende o voto também colabora com a corrupção", alertou.

A ideia do jogo é que vocês reflitam sobre o processo eleitoral, sobre como avaliar os candidatos”, disse Dalton Borba aos estagiários da CMC do turno da manhã, durante a mediação das partidas. Ele destaca o potencial pedagógico da metodologia no processo de formação cidadão, mostrando, de forma lúdica, “como funciona o jogo político e a luta pelo alcance de um cargo eletivo, com as regras eleitorais”. “Foi uma grande iniciativa da Escola do Legislativo e da Câmara de Vereadores trazer essa atividade, em parceria com o Instituto Mais Cidadania, que traz, sem dúvida, muitos benefícios a todos que podem participar e aprender jogando, aprender brincando”, elogia.

Estagiário da Diretoria de Cerimonial da Câmara de Curitiba, Lucas Fernandes Lourenço da Silva aprovou a dinâmica. “Achei bem interessante a experiência. Escolhi a minha posição e mantive o personagem até o final do jogo”, brinca o jovem, que é fã de jogos de lógica e de estratégia e estudante do curso de Gestão Pública da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Seria muito interessante aplicar o jogo em escolas de Ensino Fundamental. Ele é bem fácil e, como tem essa parte divertida, a criança vai aprender bastante sobre a política e levar [os conhecimentos] para a vida”, opina Silva sobre o potencial da ferramenta lúdica de educação política.

Parcerias podem levar educação política a estudantes de Curitiba

Diretor-geral da Câmara de Curitiba, Glauco Machado Requião também fez um balanço da parceria com o Instituto Mais Cidadania. "A participação política somente é possível quando a educação é priorizada. Nesse contexto, a CMC apresenta aos cidadãos uma forma lúdica de educação política, com esses jogos acessíveis a todos", salientou.

"Como simulamos personagens e situações possíveis, permitidas ou proibidas, de acordo com a legislação eleitoral, sabemos da responsabilidade da aplicação e da mediação do debate junto ao público jovem. Por esta razão, a Escola do Legislativo se preocupou em capacitar previamente os servidores que acompanham as rodadas, em parceria com o Instituto Mais Cidadania, que é o idealizador da metodologia”, esclarece Débora Reis.

Firmada a parceria entre a Câmara de Curitiba e o Instituto Mais Cidadania, a primeira etapa foi a capacitação dos servidores do Legislativo para que possam atuar como multiplicadores tanto do Jogo da Eleição e quanto do Jogo Escolhas & Acaso, com encontros em maio. No mesmo mês, primeiro grupo de estudantes a participar da dinâmica foram os vereadores mirins empossados na edição de 2024 do Parlamento Jovem, uma parceria da CMC com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TREPR). Para complementar a formação do público interno, a Escola do Legislativo e a Procuradoria Jurídica também conduziram, ao longo de outubro, um grupo de estudos sobre as Teorias da Justiça.

“E, para alcançarmos cada vez mais alunos e participantes, a Escola do Legislativo já está em conversas com algumas instituições de ensino superior para firmamos parcerias e acordos de cooperação, incentivando cada vez mais a cidadania ativa e a aproximação com a universidade”, adianta a servidora da Casa. “Esperamos que essa ação seja a primeira de muitas, considerando o real potencial que a dinâmica tem de aproximar a Câmara Municipal da comunidade, exercendo seu papel de educação cidadã.”

>> Saiba mais sobre o programa de visitação e as ações de educação política da Escola do Legislativo.

** Fotos internas: Claudio Sehnem/CMC e Jean Lucredi/CMC