Educação política: ações da Escola do Legislativo são tema do Você na CMC

por Nicole Thessing*, especial para a CMC | Revisão: Brunno Abati* — publicado 26/06/2024 07h05, última modificação 27/06/2024 08h47
Visitas guiadas à Câmara de Curitiba, aproximação da comunidade e parcerias e convênios foram alguns dos temas deste Você na CMC.
Educação política: ações da Escola do Legislativo são tema do Você na CMC

Apresentador Brunno Abati, a gestora da Escola do Legislativo Débora Leal e os servidores Karina Bialli e Marco Aurélio Fernandes. (Foto: Maicon Soares/CMC)

Você gostaria de saber mais sobre a política e sobre a atuação dos vereadores, mas não sabe como? A Escola do Legislativo Maria Olympia Mochel pode te ajudar nesse processo de educação política e cidadania, pois oferece cursos de capacitação ao público interno e externo à Câmara Municipal de Curitiba, além da realização de visitas guiadas ao Palácio Rio Branco e parcerias com outras instituições para aproximar o cidadão do Legislativo. E esse é o tema do segundo episódio do Você na CMC, um dos programas do CMC Podcasts.

A gestora da Escola do Legislativo Débora Reis Leal e os servidores Karina Plaça Bialli e Marco Aurélio Fernandes foram os convidados para falar sobre as ações institucionais do órgão da CMC, com mediação do apresentador Brunno Abati. A importância da educação política e da participação da comunidade abriu essa conversa. “A gente vê que a participação na política pode melhorar e ela deve melhorar, porque se a gente não se interessar, a gente acaba sendo governado por quem se interessa. Nem todo mundo vai querer estar aqui efetivamente, por exemplo, como um político, mas a gente vota. E se a gente se interessar pela política, a gente consegue votar um pouco melhor”, pontuou a servidora Karina Bialli.

A participação, continuou, “anda de mão dada com a cidadania e é isso que a gente quer mostrar. Exercer o seu direito de ser cidadão, de votar, mas também de entender o que é decidido aqui e também saber o que eu posso trazer para que eles decidam lá”. “A gente sabe que é complexo, que o Legislativo tem uma linguagem complexa, que o processo legislativo, às vezes, pode afastar as pessoas”, complementou Débora Leal. “A nossa intenção maior é desmistificar tudo o que acontece aqui, colocar em termos mais acessíveis para a população, para que a gente tenha um debate cada vez mais qualificado e que alcance cada vez mais pessoas”, completou a gestora.

“Um outro braço diz muito sobre como a Escola e a Câmara lidam com a comunidade, que também é muito importante que a gente comunique o que a Câmara faz de uma maneira acessível e educativa. Nesse sentido, tende a capacitar o cidadão na cidadania global, democracia, lembrar sempre da importância de uma sociedade democrática, justa, fazemos reflexões políticas, que são importantes para o entendimento da nossa sociedade”, destacou Leal. 

Visitas guiadas à Câmara de Curitiba é um dos braços fortes da Escola

A principal atividade rotineira da Escola são as visitas guiadas ao Palácio Rio Branco, sede do Legislativo municipal, e a outros setores da Câmara. Neste primeiro semestre, a CMC já recebeu a visita de mais de 1500 pessoas. A ideia desse projeto é “aproximar a comunidade da CMC, fornecendo aos visitantes informações sobre a história, a organização e o funcionamento da Câmara”, explicou a gestora da Escola, Débora Leal. A servidora Karina Bialli explicou que as visitas são adaptadas ao público que irá receber, “para as crianças é algo mais lúdico, fazer com que desperte nos jovens esse interesse pela política”. Para os adolescentes, “usam mais memes e, aos adultos, uma linguagem mais acadêmica”.

“O jovem chega mais desacreditado, no sentido de que ‘isso aqui não adianta’. E o nosso trabalho é desconstruir essa ideia do ‘isso não me pertence’ ou ‘o meu voto não resolve’. E esse é o trabalho mais difícil, porque eles já chegam com uma mentalidade, com um pensamento pronto, e a gente tem que reverter isso”, pontuou Leal. “O desafio sempre é não fazer igual, mas de acordo com aquilo que eles têm necessidade em receber”, complementou Marco Aurélio Fernandes. 

>> Leia também:
Eleições 2024 marcam capacitações em maio na Câmara de Curitiba.

Jogo da EleiçãoE as novidades deste ano para aproximar o jovem da política foram o Jogo da Eleição e o jogo Escolhas e Acasos, criados pelo Instituto Mais Cidadania. As capacitações dos servidores da CMC para aplicar as dinâmicas foram ministradas pelo professor Roosevelt Arraes, voluntário do Mais Cidadania e um dos idealizadores dos jogos, com a coordenação da Escola do Legislativo. 

O Jogo da Eleição, explicou Leal, “busca mostrar um pouquinho das regras eleitorais e o contexto em que se desenrola uma eleição. Os alunos se filiam a partidos fictícios; eles têm caixa de campanha”. E, enquanto candidato, continuou, “cada um opta pela sua melhor estratégia política com o objetivo de chegar lá no final”. Já o Escolhas e Acasos, “vai falar sobre justiça social, democracia, políticas públicas, em que pessoas, que o jogo coloca em classes A, B, C, D e E, têm caminhos diferentes para chegar em um lugar chamado mercado de trabalho e lá todo mundo está junto. Salve-se quem puder. Traz conceitos muito importantes de justiça social”, acentuou a gestora. 

Convênios e parcerias com outras instituições

Exposição "Muitas casas, uma história"Os servidores também falaram sobre as parcerias e os convênios com outras entidades para oferecer cursos e seminários, como a que foi realizada com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para estudar e entender sobre políticas públicas. Outra atividade que foi realizada junto com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) foi a exposição “Muitas casas, uma história”, conduzida pelos estudantes do curso de História da PUC. 

Além disso, a Escola do Legislativo também faz parte do projeto Parlamento Jovem, uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), que está na sua 6ª edição. “A Escola do Judiciário do TRE cuida da parte da campanha, do pleito eleitoral, porque esses jovens passam por uma simulação de pleito eleitoral, é feita uma votação, eles vão lá no TRE fazer uma votação na urna e a Câmara entra com o momento da posse. Então, eles tomam posse em sessão plenária, e, depois disso, a gente faz a capacitação desses vereadores, no sentido de entender a função deles, qual é a função de um vereador, como ocorre um processo legislativo”, explicou Bialli.

A Escola do Legislativo da CMC

Em 6 de março de 2023, durante a programação da CMC dedicada ao Dia Internacional da Mulher, a Escola do Legislativo foi batizada com o nome de Maria Olympia Carneiro Mochel, a primeira vereadora de Curitiba. Eleita aos 21 anos de idade, em 1947, Mochel fez parte da primeira legislatura contemporânea da Câmara Municipal. 

Você na CMC

O trabalho de educação política pela Escola do Legislativo foi o tema desse Você na CMC. Esse programa do CMC Podcasts foi feito para ilustrar o trabalho que é feito na Câmara e informar o público sobre o funcionamento das Diretorias da Casa. O CMC Podcasts conta também com outros programas produzidos pela Diretoria de Comunicação Social da Câmara de Curitiba, com episódios temáticos elaborados de acordo com as comissões permanentes da casa. Há também o Curitibou?, programa de entretenimento para falar de curiosidades e de curitibanices e o Tribuna Livre, espaço para vereadoras e vereadores de Curitiba trazerem até dois convidados para debates de assuntos relevantes. Os episódios podem ser acompanhados no YouTube ou no Spotify.

Assista ao episódio no canal da CMC no YouTube:


*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC.

Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato.
*Matéria revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati.
Supervisão do estágio: Alex Gruba.