Educação para trânsito pode se tornar lei na capital
Foi protocolado, na Câmara de Curitiba, projeto de lei que institui a Política Municipal de Educação para o Trânsito – PMET (005.00402.2013). A proposição, de autoria do poder Executivo, prevê que a PMET seja elaborada e gerida pela Secretaria Municipal de Trânsito, a SETRAN.
Segundo o texto, a política de trânsito deve estabelecer diretrizes gerais e específicas de educação para o trânsito, bem como ações e os públicos a atingir, voltadas ao exercício da cidadania no trânsito. “A qualidade de vida do cidadão de Curitiba, indiscutivelmente, passa por melhores condições de trânsito e mobilidade urbana e tais questões são desafios para o Poder Público e para a sociedade”, diz a matéria.
De acordo com a mensagem do prefeito, a aplicação dessa política pode ser considerada um marco definitivo de um novo momento para a educação no trânsito de Curitiba. ”O Projeto de Lei em pauta consagra todos os atores do trânsito, todas as instituições e todos os segmentos, pois não há como nenhum deles se furtar ao compromisso de colaborar para a paz no trânsito”.
O projeto surgiu a partir de consultas públicas realizadas pela SETRAN nos meses de agosto e setembro de 2013, e contou com a participação da sociedade.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba