Educação libera 2 projetos para plenário; Dia do Rally da Inclusão é um deles

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 09/12/2024 17h55, última modificação 10/12/2024 09h18
O colegiado se reuniu nesta segunda-feira (9) após a sessão plenária.
Educação libera 2 projetos para plenário; Dia do Rally da Inclusão é um deles

As reuniões desta comissão acontecem a cada 15 dias. (Foto: Jean Lucredi/CMC)

Dois projetos de lei encerraram sua tramitação pelas comissões permanentes da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) e agora estão prontos para a votação em plenário. Nesta segunda-feira (9), as iniciativas foram aprovadas pelo colegiado de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer. É o caso, por exemplo, da matéria que institui no calendário oficial de eventos da cidade o Dia do Rally da Inclusão. 

A ideia da proposta é que a data seja oficializada na semana do dia 21 de setembro. No texto de justificativa de sua proposição, o autor, Marcelo Fachinello (Pode), esclarece que o evento é “uma aventura ‘off road’, que já acontece em Curitiba há anos, e conta com a participação dos jipeiros do Jeep Clube de Curitiba, pessoas com deficiência, familiares e voluntários que se reúnem para comemorar e acompanhar este evento” (005.00142.2024).

O vereador explica que as pessoas com deficiência comparecem acompanhadas por seus responsáveis e a atividade é coordenada por jipeiros profissionais. Todos os envolvidos portam os equipamentos de segurança necessários para que “possam desfrutar o momento e se divertir tranquilamente, colhendo a emoção que esse esporte automotivo 4x4 promove”, complementa a justificativa. Na Comissão de Educação, o parecer favorável foi elaborado por Sidnei Toaldo (PRD). 

Curitiba: Capital do Turismo Ferroviário

Outra iniciativa liberada para dois turnos de votação na ordem do dia é o projeto de Osias Moraes (PRTB) que reconhece Curitiba como a Capital do Turismo Ferroviário (005.00019.2024, com substitutivo geral 031.00045.2024). A proposta define o turismo ferroviário como aquele que “compreende todas as atividades turísticas que envolvam viagens de trem, visitas a estações ferroviárias históricas, passeios em locomotivas antigas, entre outras experiências relacionadas ao transporte ferroviário”. Caso a norma seja aprovada, o dia 30 de abril será a data de comemoração da Capital do Turismo Ferroviário. O voto pelo trâmite regimental também foi de Toaldo e a matéria agora aguarda parecer de Serviço Público.

O mesmo parlamentar foi o relator do parecer que aprovou a denominação de logradouro público de Antonio Nicheli (009.00014.2024), proposta por Tito Zeglin (MDB). A homenagem póstuma visa destacar a trajetória do empresário, que nasceu no bairro Umbará e fixou residência na fase adulta no Caximba, onde era conhecido como “Seu Tunin”. Ele faleceu em 2001 vítima de um Linfoma Não Hodgkin. O projeto de lei já pode ser incluído na ordem do dia.  

O que faz a Comissão de Educação?

A comissão vota matérias e propõe debates atinentes à educação em geral, desenvolvimento do turismo, cultural, inclusive patrimônio histórico, geográfico, arqueológico, artístico e científico, diversões e espetáculos públicos, práticas esportivas e de lazer, datas comemorativas, homenagens cívicas e denominações de logradouros públicos. São membros do grupo Sidnei Toaldo, presidente; Professora Josete (PT), vice-presidente; Amália Tortato (Novo), Marcos Vieira(PDT) e Nori Seto (PP). As reuniões ordinárias são quinzenais, às segundas-feiras, às 14h.