Educação Financeira pode virar disciplina obrigatória

por Assessoria Comunicação publicado 16/09/2013 12h35, última modificação 20/09/2021 07h54

Tramita na Câmara Municipal um projeto de lei do vereador Dirceu Moreira que inclui a disciplina de Educação Financeira na grade curricular do ensino fundamental das escolas municipais. O objetivo da disciplina é criar uma cultura de conscientização e aplicação racional da renda pessoal desde a infância (005.00362.2013).
    
Se os vereadores aprovarem a medida, a disciplina de Educação Financeira deverá ser incluída na grade curricular a partir do 6º ano do ensino fundamental. A carga horária seria determinada pela Secretaria Municipal de Educação. “É necessário que crianças e jovens aprendam desde cedo a educação financeira. A escola é o ambiente mais completo e propício para educá-las financeiramente, visando a construção de uma sociedade mais consciente sobre o uso do dinheiro”, justifica Dirceu Moreira.
    
Outro projeto do parlamentar que propõe temas para debate dentro da rede municipal de ensino é a obrigatoriedade, nas escolas públicas e privadas, de “palestras e oficinas de prevenção às drogas, entorpecentes e doenças sexualmente transmissíveis” (005.00321.2013).
    
Segundo Moreira, o projeto tem finalidade preventiva, educativa e de promoção do desenvolvimento psicossocial do jovem. “Visamos a prevenção do consumo de entorpecentes através da prestação de informações e de um trabalho conjunto com a comunidade, pedagogicamente orientado, com grande alcance social”, destaca Moreira.